
“Não desista, persista, corrija seus erros, construa sua caminhada que com certeza você vai conseguir […]”
Confira nossa entrevista com Thays Brucio, aprovada no 44º Exame de Ordem Unificado:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Thays Brucio: Eu tenho 30 anos, sou natural de Manaus – Amazonas, sim concluí minha graduação em 2018.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Thays: Decidi me dedicar somente aos estudos.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Thays: Não.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Thays: É uma sensação única, aqueles poucos segundos na leitura da lista parece que o coração vai explodir.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação?
Thays: Elas não conseguiram ainda a aprovação, meu diferencial foi revisão e prática dos exercícios.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Thays: Muito ativa. No começo, sim: não fui a aniversários, despedidas, casamentos, jantares. Porém, no meu caso, eu aprendi a ter o comprometimento necessário — o exagero também é prejudicial. No exame em que fui aprovada, abri algumas exceções.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame?
Thays: Eu usei videoaulas, PFDs, para mim foi o que funcionava melhor, por que quando não entendia muito bem o assunto podia voltar os vídeos até entender.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Thays: Através da internet.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thays: Eu lembro de quando estava pesquisando o curso de 2ª fase de Tributário e vi um vídeo do professor Rodrigo Martins dizendo que, modéstia à parte, seus alunos acertavam todas as teses da peça. Foi ali que decidi comprar o material e, de fato, pude comprovar que era verdade, pois não só acertei todas as teses da peça, como também acertei todas as questões. Minha nota de aprovação foi 9,3.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Thays: Sim, com certeza foi o método que me aprovou na segunda fase.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo?
Thays: Segui religiosamente o cronograma fornecido pelo curso do estratégia, porque assim pude ver todos os assuntos, e meu plus foi revisar muito.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina?
Thays: Na segunda fase tem assuntos mais técnicos e revisar quantas vezes forem necessários até entender
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Thays: Como eu já fazia minhas revisões semanais, na reta final eu priorizei revisão de tudo mais a prática dos exercícios
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Thays: Eu acredito que o comprometimento é realmente necessário, porém todo o conteúdo já foi estudado, a última semana é praticar. Mas nada de exagero, o cérebro precisa descansar para reter memória a longo prazo.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Thays: Eu já havia reprovado em uma matéria anterior em 2 fase, porque eu havia escolhido por indicação, decidi mudar e escolher tributário por ter mais afinidade com a matéria e a aprovação chegou.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Thays: Meu erro foi não seguir da maneira correta o cronograma do curso da primeira vez, o maior acerto foi corrigir isso.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Thays: O mais difícil é reprovar, minha motivação para não desistir foi minha fé em Deus.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thays: Não desista, persista, corrija seus erros, construa sua caminhada que com certeza você vai conseguir.