“[…] É mão na massa, é ler, fazer questões, marcar o Vade. O desgaste de agora é o choro de alegria lá na frente […]”
Confira nossa entrevista com Janini Maria Miranda, aprovada 44º Exame de Ordem Unificado:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Janini Maria Miranda: 22 anos. Recife-PE.
Não, estou no 9° período. Concluo em 2026.1
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Janini: Trabalhava (CLT), fazia faculdade e estudava para a OAB.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Janini: Sim, a primeira vez.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Janini: Alegria imensa, gratidão, sentimento de vitória.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação?
Janini: Nem todos, mas alguns sim! Para mim, o diferencial foi ter um método de estudo real e direcionado, bem como aprender controlar o nervosismo e tensão de realizar a prova.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação?
Janini: Eu desativei minhas redes sociais e evitei sair mais de casa no meu tempo livre para me dedicar aos estudos. Entendo que foi necessário haver um período de “desequilíbrio no lazer”, de abrir mão de certos momentos, para poder ter essa vitória.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame?
Janini: Curso do Estratégia, Vade Mecum de Direito Administrativo (minha matéria na segunda fase), fazer simulados com as provas antigas para entender a linguagem da banca. O que mais funcionou para mim foi revisão rápida com muita prática (questões objetivas para a primeira fase e questões discursivas para a segunda fase)
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Janini: Através das revisões de vídeos no YouTube. Inclusive, excelentes!
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Janini: Simulados próprios sem repetir questões que já caíram na prova da OAB, o formato do LDI intercalando resumo com videoaulas rápidas para não ficar cansativo, a organização do material e do cronograma de estudos, um suporte rápido e preciso da equipe.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Janini: Sim! Já recomendo.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo?
Janini: Videoaulas em 2,5x; acordar mais cedo e dormir mais tarde para estudar; separar prioridades.
Não fazia resumos, mas lia os LDIs do Estratégia. Meu cronograma foi criado na plataforma do Estratégia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina?
Janini: Sim, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.
Estudei o que pude, sem me pressionar tanto para não me aperrear na reta final da primeira fase. A mesma lógica segui para alguns assuntos da segunda fase em Direito Administrativo.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Janini: Intensifiquei muito a minha rotina de estudos. De manhã, à tarde, à noite, quando eu podia, estava revisando algo ou resolvendo questões.
Deixei de ir à faculdade nas 2 semanas que antecederam as provas.
Na segunda fase, em especial, foquei muito em resumos escritos, concisos, na identificação das peças, decorar as estruturas de cada peça e em resolver questões com meu Vade Mecum todo mapeado.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. O que você aconselha?
Janini: Eu preferi acelerar muito nas duas últimas semanas, contudo, nos dois dias que antecederam as provas, aproveitei para ficar com minha família, espairecer, passear, para poder fazer a prova de certa forma, mais calma.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito?
Janini: Escolhi Direito Administrativo na segunda fase. É o que eu mais vejo no meu trabalho, é uma matéria que gostei quando vi na graduação, fiz monitoria nela, então além de gostar, senti essa proximidade e não tive como escolher outra disciplina que me desse mais segurança que não fosse Direito Administrativo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Janini: Quanto aos erros, não seguir fielmente o cronograma de estudos, também querer estudar tudo de uma vez porque acha que tem muitos assuntos e não dará tempo. Aprendi que isso é prejudicial. Estudar muitas matérias em um dia e querer estudar todo o conteúdo de uma disciplina em 2 dias, mais atrapalha do que ajuda.
Sobre acertos, destaco estudar e não menosprezar as disciplinas com menos questões na primeira fase, como eleitoral, internacional, financeiro… elas também pontuam e fazem diferença na aprovação.
Também destaco a importância de fazer simulados de verdade, sem distrações, como se estivesse na prova. Quando chega no dia do exame, a impressão é que se está fazendo mais um simulado, pois se está acostumado com a linguagem da banca.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Janini: Segurar a ansiedade de esgotar a matéria correndo riscos de atropelar os assuntos; Também controlar o medo de reprovar.
Outra dificuldade, foi ter meu bichinho de estimação doente ao longo da primeira fase e a piora dele enquanto me preparava para a segunda fase. Poucos dias antes de sair o resultado da OAB ele faleceu.
Lidar com OAB, TCC, trabalho e com a perda dele, foi realmente um momento difícil.
Minha principal motivação era fazer valer a pena esse processo, essa caminhada que foi árdua, dar orgulho a minha família e dedicar a vitória à minha falecida mãe. Pensar que passar na OAB não era impossível e que Deus está comigo, sem dúvidas me dava força diariamente, mesmo quando eu não conseguia mais caminhar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Janini: Eu diria que entregar a Deus esse momento faz toda a diferença. Que quando a ansiedade vier perturbar, orar e louvar ajudam a acalmar. Lembrar que Ele pode tudo e estará junto na caminhada e na prova é importante.
Digo também que deve se doar nos estudos nesse momento. É mão na massa, é ler, fazer questões, marcar o Vade. O desgaste de agora é o choro de alegria lá na frente.
Digo que vale a pena deixar as redes sociais, deixar de frequentar um lugar, deixar de fazer o que quer neste momento para colher uma aprovação lá na frente. É hora de estudar mesmo sem vontade.
Digo ainda que outras pessoas conseguiram porque não desistiram, porque estudaram e cuidaram do psicológico também. Se não desistir, se estudar e se cuidar da parte física, mental e espiritual, também consegue!