“[…] Ter confiança, persistência e contar com apoio profissional nos estudos. Sem o Estratégia e a mentoria da Prof. Mirella, certamente eu não teria realizado o meu sonho.”
Confira a nossa entrevista com Andreia Léa Silva Semensato, aprovada no 44º Exame de Ordem Unificado:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Andreia Léa Silva Semensato: Tenho 46 anos, resido em Novo Horizonte SP, conclui a minha graduação em junho de 2003.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Andreia: Eu trabalhava durante o dia e estudava de noite, em média três horas.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Andreia: Não, foi a terceira vez.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Andreia: Foi maravilhoso, pois realizei um grande sonho antigo.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Andreia: Tive colegas apenas na mentoria, sei que alguns foram aprovados também. Acredito que foi determinação e persistência.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Andreia: Tive que radicalizar, fiquei isolada e tive o apoio da família e de amigos próximos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Andreia: O que melhor funcionou para mim foram as videoaulas e, na reta final de 2ª fase, as aulas ao vivo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Andreia: Conheci pelo Instagram.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Andreia: Prático, objetivo e o conteúdo focado no edital.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Andreia: Recomendo sim. O curso é excelente, todos os professores são muito bem preparados e dedicados.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Andreia: Para a 1ª fase, eu não tive muito tempo para resumos, exceto o resumo que fazia na aula de véspera. Foi um misto entre matéria e questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Andreia: Eu estava há 22 anos sem contato com o meio jurídico. O mais próximo que cheguei, foi em relações trabalhistas por ter trabalhado longos anos como gestora em uma grande Instituição financeira, sendo assim, as minhas dificuldades eram imensas. Eu não me recordava de matérias da época da faculdade. No retorno aos estudos, eu tive bastante dificuldade em Administrativo e Tributário.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Andreia: Tanto na 1ª fase como na 2ª, eu tentava seguir a risca as orientações da mentora Prof. Mirella.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Andreia: Como tinha pouco tempo para os estudos e no período da noite, eu intensifiquei em torno de 1 hora a mais nos estudos durante a semana e, no fim de semana, eu estudava mais de 6 horas. Para a minha situação, eu tive que manter um ritmo forte, mas sem exageros.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Andreia: Optei por Trabalhista. Eu tomei essa decisão por ser uma área que tenho conhecimento em vivência como gestora e ter participado de algumas audiências pelo Banco que trabalhava.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Andreia: O meu maior erro, foi ter adquirido o curso e não ter contratado a mentoria, visto que como estava muito tempo sem ter ideia das matérias, fiquei um pouco perdida no começo, com isso, foram duas tentativas frustradas. Na terceira, eu percebi a necessidade de apoio, sendo este o meu grande acerto.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Andreia: A dificuldade foi ter ritmo de estudos, cansaço após o trabalho. A minha principal motivação, foi que a aprovação na OAB era o meu grande sonho, o qual estava adormecido por quase 20 anos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Andreia: Deixo como mensagem principal: ter confiança em Deus, pois com Ele à frente dos nossos sonhos, somada a dedicação em estudar, tudo dará certo.
Ter confiança, persistência e contar com apoio profissional nos estudos. Sem o Estratégia e a mentoria da Prof. Mirella, certamente eu não teria realizado o meu sonho.