“Repito o conselho que ouvi em umas das mentorias do Estratégia: Não estude PARA passar, estude ATÉ passar! […]”
Confira nossa entrevista com Sthefanie de Deus, aprovada em 1° lugar (CR) no concurso MP-AM para o cargo de Agente Técnico – Especialidade: Médico:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Sthefanie Cavalcante de Deus: Me chamo Sthefanie, tenho 34 anos, natural de Manaus-AM
Sou médica formada desde 2015 e possuo especialização em Medicina do Trabalho e Perícias Médicas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sthefanie: Sempre trabalhei no Distrito Industrial, tanto em regime celetista quanto PJ e devido às oscilações do mercado de trabalho, estava em busca de estabilidade e segurança profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Sthefanie: Sim. Eu estudava em todos os tempo livres que eu tinha durante o trabalho, durante a semana à noite (após o expediente) e todos os sábados (o dia inteiro). Também sou casada e tenho 2 filhos e durante esse período precisei da compreensão de minha família.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Sthefanie: Minhas aprovações foram:
Ministério Público do Estado do Amazonas (2024) – Médico – 1º lugar
Tribunal Regional do Trabalho 11ª região (2024) – Médica do Trabalho – 1 º lugar
Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (2022) – Médica do Trabalho – 1 º lugar
Tribunal de Justiça do Amazonas – Médica do Trabalho – 5 º lugar
Não pretendo continuar estudando, pois já atingi meu objetivo de ser aprovada em concursos de final de carreira. No momento, aguardo a nomeação para TRT e MP.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Sthefanie: Sim. Durante esse período consegui conciliar os estudos com a vida social, principalmente para tentar compensar a minha ausência durante a semana com meus filhos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Sthefanie: Sim, sempre me apoiaram e incentivaram muito. Pelo fato de meus pais serem servidores públicos, tomei-os como exemplo. Além disso, a decisão de ingressar na carreira de serviço público foi tomada junto com meu marido, quando decidimos apoiar um ao outro nos estudos e prestar o primeiro concurso em 2019. Abaixo, uma foto da época que iniciamos esta jornada:
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Sthefanie: Estudei com 6 meses de antecedência para a realização da prova e para manter a disciplina, coloquei o brasão do TRT e MP-AM na tela de fundo do meu celular.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Sthefanie: Utilizei os PDFs e videoaulas pela vantagem de poder acessar o material em qualquer lugar e a qualquer tempo, principalmente durante o trajeto para o trabalho. Desta forma, consegui otimizar o conteúdo estudado, pois conseguia finalizar as matérias de maneira mais célere.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sthefanie: O curso foi indicação do meu primo, que já estudava há mais tempo para concurso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Sthefanie: Sim. Me incomodava o fato de não ter um material de estudos redigido, apenas as videoaulas extensas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Sthefanie: Senti muita diferença, pois o material em PDF é muito completo. Possui uma linguagem simples, de fácil compreensão, facilitando a memória visual, sempre incentivando a resolução de questões e sem necessidade de fazer resumos, pois já estava disponível ao término do conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Sthefanie: Eu estudava cerca de 2 a 3 matérias ao mesmo tempo. Eu tinha cerca de 2 horas e meia líquidas de segunda a sexta; 8h líquidas ao sábados.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Sthefanie: Eu fazia as revisões por meio da leitura dos resumos ao final dos PDFs e também resolvendo provas de anos anteriores.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Sthefanie: A resolução de exercícios é extremamente importante. Os exercícios foram essenciais para que pudesse entender a característica da banca e reforçar os assuntos que precisavam de mais atenção.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Sthefanie: Regimento interno. Como meu marido é da área do direito, ele sanava minhas dúvidas e sempre que possível, eu tentava assistir a videoaula 2x.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sthefanie: A rotina foi focada em resolução de questões e revisão de tópicos mais cobrados pela banca ou que eu tinha dificuldade.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Sthefanie: Para a prova do MP-AM não houve prova discursiva, mas houve prova de redação para o TRT-11. A prática da redação foi importante para relembrar a estruturação do texto e itens essenciais para fazer argumentação. Meu conselho é que a prática para a prova escrita também seja algo constante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Sthefanie: Meu acerto foi ter focado também nas matérias gerais, pois consegui pontos preciosos que fizeram subir minha colocação. Conversei com colegas que estudaram apenas para a matéria específica.
O meu erro foi não ter estudado mais para a redação, para que pudesse ter uma nota melhor e mais tranquilidade se houvesse recurso por parte dos concorrentes.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sthefanie: Sim. Cheguei a pensar em desistir devido a rotina exaustiva, mas me mantive firme na certeza de que poderia proporcionar uma qualidade de vida melhor para meus filhos e também para sair do ambiente assediador onde trabalho atualmente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sthefanie: Repito o conselho que ouvi em umas das mentorias do Estratégia: Não estude PARA passar, estude ATÉ passar! Mantenha-se firme no seu propósito e cerque-se de pessoas que te apoiam, pois elas sentirão a mesma alegria no momento da sua aprovação.