
“[…] saiba o que você quer, não desista e persista por mais que a vida te diga ao contrário. As pessoas vão te questionar, até duvidar, mais só você sabe o que passa no seu coração. Não é fácil, mas é possível.”
Confira nossa entrevista com Caroline Gonçalves, aprovada no Corpo de Saúde da Marinha:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Caroline Gonçalves: Olá, meu nome é Caroline, sou natural de Uberaba-MG e graduada em odontologia pela universidade de Uberaba, UNIUBE. E lá eu fiz minha pós-graduação e mestrado em ortodontia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Caroline: O que me levou a tomar a decisão de começar a estudar para concurso militar foi quando eu vi uma propaganda de televisão sobre as forças armadas. Lá tinha as fotos de DENTISTAS fazendo missões, olhei e pensei: “poxa, que lindo! Quero fazer parte disso”.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caroline: Sim, sempre trabalhei e estudei. Conciliava com dificuldade, mas com foco no meu sonho, então todo tempo que eu tinha eu estudava: no intervalo entre os atendimentos, durante a noite, final de semana e assim foi indo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Caroline: Eu fiz muitas provas, desde 2021. Eu ficava classificada em 5º e 6º lugar, mas aprovada mesmo foi apenas nesse concurso do Corpo de Saúde da Marinha. E, sim, pretendo continuar estudando. Quero fazer outra pós-graduação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Caroline: Eu sempre fui mais reclusa, mas quando decidi fazer um concurso desse nível, de apenas 1 vaga, eu não saía para nada! Apenas ia para o trabalho e para casa.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Caroline: Sim, entenderam e me apoiaram não me chamando para sair. E quando eu falava não, alguns entendiam.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Caroline: Foram 5 anos de estudos. Fiz a última prova do Corpo da Saúde da Marinha, em 2021. Desde então não abriu mais vagas para a minha área.
Durante esse tempo eu aproveite o conteúdo de estudo que tinha e fiz provas do Exército Brasileiro e da Força Aérea. Fiquei classificada nesses, cheguei a fazer as etapas pós prova.
Estudava todos os dias, mesmo sem edital aberto e sem vontade, até que o estudo virou um hábito.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Caroline: Usei PDFs do Estratégia, videoaula de questões e livros em PDF.
A principal vantagem dos pdfs do Estratégia é a questão de ser exatamente o que está escrito no livro.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caroline: Conheci pela Professora Mirela. Já acompanhava o trabalho dela e quando ela foi para o Estratégia fiz o mesmo. Fui atrás de saber sobre o curso que ela estava dando, que sabia que seria bom.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Caroline: Adquiri o curso específico do Corpo de Saúde da Marinha.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Caroline: Meu plano de estudos era o seguinte: estudava uma matéria por dia, com divisão de um dia clinico geral e um dia ortodontia (especialidade). Fazia resumos, revisões e relia o livro para complementar.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Caroline: As revisões eram após 24 horas e 7 dias. As questões sempre quando acabava o assunto ou quando eu ia começar uma matéria para direcionar os estudos nos tópicos mais cobrados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caroline: A importância está relacionada a fixação da matéria e no direcionamento dos estudos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caroline: Tinha dificuldade em matérias dentários e radiologia, por isso estudava mais esses conteúdos e começa por eles.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caroline: Eu tirei férias 10 dias antes da prova e revisava de manhã clinico geral, a tarde ortodontia e a noite questões gerais. No pré- prova eu vi a revisão do Estratégia e foquei em decorar o que eu não sabia das revisões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Caroline: Teve uma redação. Fiz redações semanais e me preparei com repertório sócio cultural nos sites oficias da Marinha do Brasil.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caroline: Principal erro foi deixar para última hora alguns assuntos e querer fazer todos os concursos possíveis.
O acerto foi ter foco no meu objetivo e nunca desistir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caroline: Sim, principalmente após as reprovações. Eu via todo mundo conseguindo e na minha cabeça eu estava ficando para trás e minha vida parada.
Minha principal motivação foi pensar na minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caroline: Você que está iniciando seus estudos, entenda uma coisa: saiba o que você quer, não desista e persista por mais que a vida te diga ao contrário. As pessoas vão te questionar, até duvidar, mais só você sabe o que passa no seu coração. Não é fácil, mas é possível.