Aprovada em 9° lugar no concurso SEME Vitória para o cargo de Professor de Educação Básica III - Educação Especial - Deficiência Intelectual
Concursos Públicos
“Penso que a preparação para concursos vai muito além de dedicação. A apropriação das técnicas corretas e o material escolhido são determinantes.”
Confira a nossa entrevista com Lilian Menezes Subtil, aprovada em 9° lugar no concurso SEME Vitória para o cargo de Professor de Educação Básica III – Educação Especial – Deficiência Intelectual:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lilian Menezes Subtil: Sou professora efetiva da rede estadual do estado do Espírito Santo. Sou formada em Ciências Biológicas e tenho 41 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lilian: Após o meu filho mais novo completar 8 anos, decidi voltar a dar aulas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lilian: No ano de 2022, fui aprovada no concurso da SEDU-ES e tenho trabalhado desde então. Decidi estudar para o concurso da PMV quando o edital foi publicado. Dediquei cerca de 2h diárias durante a semana e 8 horas no final de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lilian: Já fui aprovada como professora em concursos das Prefeituras da grande Vitória (Serra, Cariacica, Vitória e Vila Velha) e na SEDU. No momento, não penso em continuar estudando, mas não descarto a possibilidade.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lilian: Abdiquei dos finais de semana com os meus filhos, amigos e família. Durante a semana, foi necessário abdicar até mesmo do acompanhamento educacional dos filhos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Lilian: Sim, perfeitamente. O meu esposo me deu todo o suporte. Supriu a minha falta nas atividades diárias, me apoiou emocionalmente e financeiramente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lilian: Estudei desde a publicação do edital. Como eu já fui aluna do programa de coaching do Estratégia, eu elaborei uma planilha para acompanhamento dos meus estudos. Penso que a disciplina vem da necessidade e da aplicação de técnicas de estudo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lilian: Utilizei o pacote completo para o concurso e também adquiri o pacote de redação com correção, que foi fundamental para a minha aprovação e boa colocação. Tenho preferência por material em PDF, recorrendo às videoaulas apenas no caso de dúvida. O fórum de dúvidas é um importante recurso e fiz bastante uso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lilian: Há 8 anos, eu conheci o Estratégia por meio de uma amiga que estudava para concursos e que foi aprovada no TJDFT.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Lilian: No concurso para a SEDU, eu precisei recorrer a outra empresa, pois o Estratégia não disponibilizou material específico. O curso me ajudou, mas observei uma diferença gigantesca na qualidade do material. Sempre procuro o material do Estratégia Concursos, pois acredito que seja o melhor.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Lilian: Fiz somente o curso que mencionei e fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lilian: O material do Estratégia é muito completo, promovendo uma preparação de alto nível. Ele cobre todas as possibilidades e foca na banca organizadora, proporcionando uma preparação bastante eficiente. O programa de coach é excepcional. Também é necessário falar sobre o curso de redação com correção, que é espetacular. Por causa do curso, eu tirei nota máxima na redação, o que me surpreendeu, pois a Banca (FGV) é bastante criteriosa.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lilian: Elaborei uma planilha, com duas matérias diárias. Ao todo, eu estudava 4 matérias por vez. Duas horas líquidas durante a semana e oito horas durante o final de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lilian: Eu elaborei resumos durante os estudos e fazia a revisão do que foi estudado da seguinte forma:
No dia seguinte, 15 minutos de revisão para cada matéria estudada no dia anterior. Os finais de semana, eram somente para revisão e resolução de exercícios.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lilian: Resolver exercícios foi de extrema importância, uma vez que, dessa forma, conheci a forma como a banca cobra os conteúdos e elabora as questões. Resolvi todos os exercícios propostos no material do curso e também provas de concursos anteriores da área realizado pela banca FGV.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lilian: As minhas maiores dificuldades, concentraram-se em Língua Portuguesa e na Redação. De fato, não consegui superar a dificuldade na Língua Portuguesa, mas a redação, com treino e material adequado, foi superada.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lilian: Estudei normalmente na semana que antecedeu a prova, salvo no dia anterior à prova, que dediquei ao descanso e ao convívio em família.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lilian: O curso foi completo, suprindo todas as minhas falhas e dúvidas. Produzi muitas redações e enviei algumas para correção.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lilian: O material escolhido foi muito importante. O meu maior erro foi dedicar horas insuficientes ao estudo da Língua Portuguesa.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lilian: De forma alguma.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lilian: Penso que a preparação para concursos vai muito além de dedicação. A apropriação das técnicas corretas e o material escolhido são determinantes.