Aprovada em 2° lugar no concurso SEEC-RN para o cargo de Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração - Parnamirim (RN)
Concursos Públicos
“[…] Escolham um material no formato que melhor se adeque a sua forma de aprender e não desistam na primeira reprovação. O esforço e a renúncia são temporários, mas o cargo público é para sempre.”
Confira nossa entrevista com Ana Alice Lima dos Santos, aprovada em 2° lugar no concurso SEEC-RN para o cargo de Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração – Parnamirim (RN):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ana Alice Lima dos Santos: Sou de Natal/RN, tenho 34 anos, graduada em Geografia e Administração pública (UFRN) e atualmente estou concluindo doutorado em Administração (UFRN).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana Alice: Eu já sou servidora pública há 13 anos do cargo de Auxiliar em Administração no IFRN e resolvi voltar a estudar para concurso em busca de um cargo mais adequado à minha qualificação, pois quando ingressei no serviço público eu só tinha ensino médio e agora já sou quase doutora.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ana Alice: Eu trabalhava, estudava para o doutorado e estudava para concursos, então tive que adequar a minha rotina para conciliar todas essas áreas. Como o meu trabalho são 6 horas diárias, consegui deixar o turno noturno inteiro apenas para estudo para concursos e os finais de semana para a minha pesquisa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ana Alice: Neste ano de 2025 eu fiz 3 concursos na área da educação e estou aprovada em 2 deles. Fui aprovada em 2º lugar para professora de Administração da 2ª DIREC da SEEC/RN (vagas imediatas); Administrador UFRN em 2º lugar cotas-negro (cadastro reserva) e estou aguardando o resultado de professora de Administração do IFRN.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ana Alice: Minha vida social ficou bastante limitada neste período, pois os editais foram muito próximos, então não dava para perder muitas horas de estudo. Também desativei minhas redes sociais, o que me fez não sentir tanta falta do que estava acontecendo no mundo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ana Alice: Sim, eles entenderam a minha necessidade de ficar mais reclusa por um tempo, até porque muitos dos meus amigos também são concurseiros, então também tiveram os seus momentos assim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ana Alice: Para os 3 concursos foi basicamente 1 ano de estudos. Como foram concursos na mesma área, consegui construir uma base sólida prévia para complementar quando os editais foram publicados.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ana Alice: Eu usei prioritariamente as videoaulas, pois aprendo melhor ouvindo do que lendo, mas li também os PDFs, principalmente os Resumos Estratégicos na reta final. O Estratégia Cast também me ajudou bastante a revisar enquanto estava dirigindo ou na academia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana Alice: Conheci o Estratégia em 2021 quando abriu edital para o ITEP-RN para o cargo de perito criminal – área meio ambiente. Pesquisei sobre os cursos disponíveis online e só o Estratégia tinha um curso para as disciplinas específicas, então fiz minha primeira aquisição. Também estudei para o teste Anpad no mesmo ano com o material, sendo aprovada para o doutorado em Administração. Quando decidi retomar os estudos para concurso uns 2 anos depois, adquiri a Assinatura Vitalícia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ana Alice: Eu estudava de forma livre anteriormente, com materiais gratuitos disponíveis na internet, então foi uma grande diferença estudar com um material direcionado para banca do concurso. Além disso, o Estratégia disponibiliza os materiais em vários formatos, o que facilita na escolha do material mais adequado à sua preferência de estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ana Alice: Meus estudos eram organizados em uma plataforma, onde eu estudava o conteúdo de 2 disciplinas, revisão e fazia questões. Algo em torno de 3 horas líquidas nos dias de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ana Alice: Minhas revisões foram pelo próprio Resumo Estratégico contido nos PDFs. Pra mim foram suficientes.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ana Alice: Os exercícios são muito importantes para saber quais são os assuntos mais cobrados pela banca e como a banca costuma cobrá-los. É muito importante entender o raciocínio da banca.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ana Alice: Eu tive mais dificuldade nas disciplinas que estavam no edital, mas que não são comuns em concurso, como marketing, terceiro setor, administração financeira. Busquei outros materiais online para complementação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ana Alice: Eu costumo deixar meu cérebro ligado o máximo possível, então na semana anterior eu repassei os resumos de todas as disciplinas e resolvi muitas questões. No dia pré-prova eu assisti a aula de véspera do Estratégia no youtube.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ana Alice: Para escrever bem é necessário não só conhecer as técnicas, mas também treinar. Então, eu assisti as aulas teóricas disponíveis no curso e treinei vários temas possíveis de cair na prova. Usei inteligência artificial para corrigir nos parâmetros indicados no edital. A correção de uma redação é subjetiva muitas vezes, mas dá para ter uma ideia se está no caminho certo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ana Alice: Meu principal erro foi demorar a entender que é preciso ter método para estudar para concurso e encontrar o que melhor se adequava a mim. Meu acerto foi investir em um material bom e ter constância nos estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ana Alice: Eu coloquei uma meta na minha vida de estudar apenas 1 ano de forma focada para concurso, então não pensei em desistir nesse período.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana Alice: O meu conselho é que tenham constância nos estudos. No início é bem difícil estar todo dia naquele horário estudando, mas vale a pena. Escolham um material no formato que melhor se adeque a sua forma de aprender e não desistam na primeira reprovação. O esforço e a renúncia são temporários, mas o cargo público é para sempre.