Aprovada em 3° lugar no concurso PP-GO para o cargo de Policial Penal - Feminino - 2ª Regional Prisional - Itaberaí
Concursos Públicos
“Após tomar a decisão de estudar, tente entender qual o método de estudos que você melhor assimila/entende o conteúdo, escreva a sua rotina em um papel/excel, coloque a meta de horas que irá estudar todos os dias, compre um material de qualidade […]”
Confira nossa a entrevista com Jessica Borges Barros Oliveira Fernandes, aprovada em 3° lugar no concurso PP-GO para o cargo de Policial Penal – Feminino – 2ª Regional Prisional – Itaberaí:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jessica Borges Barros Oliveira Fernandes: O meu nome é Jéssica Borges, sou casada, tenho 2 filhas, sou formada em Direito, tenho 32 anos e nasci e moro em Goiânia – GO.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jessica: Estava difícil conciliar trabalho e maternidade. A minha filha ficava muito doente por frequentar berçário e ainda meu esposo e eu estávamos planejando ter outro filho, então, eu decidi parar de trabalhar e ficar em casa com a minha filha e, neste meio tempo, eu estudaria para concursos pra que futuramente, quando elas estivessem maiores, eu pudesse retornar ao trabalho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jessica: Eu conciliava a vida de dona de casa e mãe com os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jessica: Eu fiz alguns concursos, mas não obtive êxito. Esse foi o primeiro concurso que fui aprovada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jessica: Quando eu comecei a estudar para concursos, eu tinha uma filha e, logo em seguida, engravidei, então, não dava pra focar totalmente só no concurso sendo mãe. Dessa forma, eu estudava o máximo que conseguia durante a semana, para que, aos finais de semana, eu ficasse com elas e meu esposo. O máximo que estudava aos finais de semana, era no sábado pela manhã.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Jessica: Sim! Quando eu saí do serviço para me dedicar ao lar e aos estudos, o meu esposo que assumiu todas as contas e me deu total apoio para estudar. Sempre que eu precisava me ausentar para estudar, ele me ajudava com as crianças e com a casa.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jessica: Comecei a estudar em janeiro de 2023. O que me ajudou a manter a disciplina, foi a vontade de retornar ao mercado de trabalho, não como celetista, mas como concursada. Eu era advogada em uma empresa e retornar ao mercado de trabalho nessa área, depois de tanto tempo parada, seria muito difícil e provavelmente começaria ganhando um valor muito baixo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jessica: Eu utilizei cursos em videoaulas e PDFs. No início, eu percebi que com as videoaulas eu demorava mais pra finalizar os conteúdos, e aí, eu comecei a estudar somente por PDFs e pela plataforma de questões do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jessica: Eu estudei para a OAB pelo material do Estratégia. Como eu já conhecia a dinâmica do Estratégia, eu sabia que o material era de qualidade, assim que comecei a estudar para concursos, eu adquiri o material de vocês.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Jessica: O que me incomodava em outros materiais é que eles não eram tão completos quanto o material do Estratégia. Eu fazia questões e via que não tinha passado pelo conteúdo. Às vezes, eu assistia as videoaulas e quando tinha alguma dúvida procurava os PDFs, só que ou o cursinho não tinha PDF ou o material era muito incompleto.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovada?
Jessica: Fiz e não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jessica: Sim, o material era mais completo. As dúvidas que eu tinha, eram respondidas com rapidez no fórum. Eu utilizava bastante a plataforma de questões. Tudo isso me ajudou a obter êxito.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jessica: Eu montei um cronograma de estudos, então, durante a semana, eu passava por todas as matérias do meu edital e, no sábado, eu focava em fazer redações. Exemplificando, eu estudava 4 horas líquidas por dia, então, via basicamente de 3 a 4 disciplinas por dia. O edital tinha 12 disciplinas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jessica: No início, eu fazia resumos e depois comecei a grifar os PDFs que lia. Então, eu esgotava todo o conteúdo da disciplina e depois só revisava lendo os meus resumos/grifos do material. Eu comecei a fazer simulados somente quando o edital foi publicado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jessica: A resolução de questões te aproxima da realidade do dia da prova, então, quando eu comecei a fazer a prova, eu já estava habituada com aquele linguajar da banca uma vez que eu fiz todas as questões da banca na plataforma do Estratégia. A única matéria que não consegui fazer todas as questões da banca foi Português. Então, eu já conhecia o modo como a banca cobrava as disciplinas.
Quantas questões exatamente eu fiz durante o preparo, eu não me lembro, mas eu tinha uma meta de resolver 40 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jessica: Eu tinha mais dificuldade em Português. Então, eu vi várias videoaulas e, quando estas acabavam, eu fui estudar pelo PDF. E, por fim, eu fazia muitas questões. Além disso, dentro do meu cronograma de estudos, eu coloquei Português como a matéria que eu mais via durante a semana.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jessica: Ao longo do período de estudos, eu fazia 4 horas líquidas diárias de estudos. Depois que o edital saiu, eu aumentei para 6 horas líquidas e, na semana da prova, eu fiz 10 horas líquidas de estudos. No dia anterior à prova, fiz resoluções de questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jessica: Eu vi várias videoaulas de redação e fiz muitas redações. O que aconselho é focar bastante nas aulas de Português, conhecer o modo como a banca cobra o conteúdo e treinar muito.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jessica: Erros: Um erro que acho que cometi foi não ter lido PDFs antes, acho que isso acelerou bastante o meu processo de aprendizado.
Acertos: Eu sempre via vídeos de aprovados no canal de Youtube do Estratégia, então, eu sempre pegava dicas de estudos e isso me ajudou demais. E sobre a disciplina, acho que eu estava bastante obstinada a passar, então, isso me ajudou muito. Mesmo cansada e estressada, eu sentava e estudava.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jessica: Eu decidi que não pararia de estudar até passar! Na minha área de atuação, infelizmente, não há o pagamento adequando aos profissionais, a não ser que você tenha um escritório e empreenda nessa área. Como esse não era meu perfil, eu vi o cargo público como a minha única saída. Me apeguei a isso e foquei!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jessica: Após tomar a decisão de estudar, tente entender qual é o método de estudos que você melhor assimila/entende o conteúdo, escreva a sua rotina em um papel/excel, coloque a meta de horas que irá estudar todos os dias, compre um material de qualidade, faça muitas questões e, por fim, não volte atrás na sua decisão.