Aprovada em 2° lugar no concurso MP PR para o cargo de Administrador
Concursos Públicos
“Sempre fui empresária, porém os negócios demandavam muito tempo e nos últimos anos o comércio não estava muito favorável. Fechei a empresa e resolvi focar de vez nos estudos para concursos, principalmente para ter uma remuneração fixa, benefícios e estabilidade”
Confira nossa entrevista com Wandamara Berndt, aprovada em 2° lugar no concurso MP PR para o cargo de Administrador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Wandamara Berndt: Sou Administradora, natural de Jaraguá do Sul, SC e tenho 37 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Wandamara: Sempre fui empresária, porém os negócios demandavam muito tempo e nos últimos anos o comércio não estava muito favorável. Fechei a empresa e resolvi focar de vez nos estudos para concursos, principalmente para ter uma remuneração fixa, benefícios e estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Wandamara: No início, durante a pandemia, eu só estudava. Entre 2020 e 2022.
Em 2022 fui aprovada dentro das vagas para o IPREV-SC. Fui aprovada em outros CR também nesse tempo. Tomei posse em outubro de 2023, porém, a vontade de passar em outro concurso com melhor remuneração e plano de carreira me fez voltar a estudar, após um ano e meio parada. Dessa vez, estudava e trabalhava. Meu horário era muito bom, então estudava durante a manhã e à tarde trabalhava. Mas estudei muitos fins de semana também. Todos, praticamente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Wandamara: Comecei realmente com foco no TCE SC, de 2022. Estudei com o Estratégia para esse concurso. No meio do caminho fiz diversas provas e fiquei no CR do IMA SC, Samae- Jaraguá do Sul, MPSC e TJSC. Dentro das vagas passei no IPREV-SC, cargo de analista, que exerci por um ano e meio.
Em 2024 voltei a estudar, novamente com o Estratégia, e fiz 4 concursos. Passei no MP PR – Administrador, em segundo lugar. Atualmente estou exercendo esse cargo, e “aposentei a caneta” dos estudos para concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Wandamara: Durante a preparação saía para lugares calmos, como restaurantes e festas de família. Tinha uma vida social calma, porém nunca deixei de ver a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Wandamara: Com certeza, sempre apoiaram. Meus pais sempre me incentivaram, e muito!
Os amigos que tinha eram, na sua maioria, concurseiros também.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Wandamara: Especificamente para o MP PR, estudei 40 dias. Porém, é preciso lembrar que eu tinha toda a base, como dizem. Dois anos focadíssimos no TCE SC, que me deram a base para todos os concursos. Única disciplina que precisava ver do início era a legislação do MP PR, que eu li nesses 40 dias. As outras matérias foram com foco em questões da banca e revisões.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Wandamara: De início, os PDFs. Quem está começando precisa dos PDFs. Nas matérias com mais dificuldades já utilizei também videoaulas, principalmente Auditoria e parte de exatas.
O PDF te dá a vantagem de grifar os pontos que acha importante, revisar. As videoaulas ocupam mais tempo, porém se é um assunto que você tem dificuldades, indico.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wandamara: Na internet e através de amigos que estudavam também.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Wandamara: Os PDFs do Estratégia são bem elaborados e visualmente muito bons, com mapas mentais. Além do mais, professores qualificados. As questões nos PDFs com comentários ajudam muito a fixar o conteúdo. O Passo Estratégico também utilizei algumas vezes, para fins de revisão.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Wandamara: Inicialmente montava planilhas sozinha, com várias matérias por dia. Bem no início, em torno de 5 horas líquidas por dia. Depois, trabalhando, paguei uma mentoria com um professor, que além de montar o plano de estudos com base no edital, monta o caderno de questões e também indica qual PDF do Estratégia usar em cada aula. Estudava umas 3 matérias ao dia enquanto trabalhava, em torno de 3 horas por dia. Nunca cronometrei as horas exatas, o que importava era a qualidade.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Wandamara: Resumos somente de pontos muito importantes de leis. Fazia simulados, lia muito as leis e muitas questões. Caderno de questões erradas e favoritas também.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wandamara: Importantíssimo fazer questões, principalmente da banca da prova quando já está definida. Refazer as erradas e fazer as favoritas.
Fiz mais de 20 mil questões na trajetória, acredito.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Wandamara: As disciplinas de exatas (raciocínio lógico, matemática). Único jeito para superar é encarando videoaulas e fazendo exercícios, até aprender.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wandamara: A rotina na semana pré-prova foi de revisão de questões favoritas, leitura de lei seca. A prova foi no período da tarde, então de manhã eu ainda li as principais leis.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Wandamara: Tivemos 3 questões discursivas nessa prova. Aconselho a treinar desde o pré-edital, caso saiba que terá discursiva. Treinar uma vez por semana inicialmente ajuda muito. No pós, umas duas vezes por semana. Fazer algumas questões discursivas com correção dos professores é super importante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Wandamara: Erros: não ter confiado mais em mim, que eu era capaz. Não ter feito cadernos de erros e favoritas no início.
Acertos: ler muita lei seca, passar a fazer mais questões, ler os comentários das questões e perguntar o porquê de ter errado a questão.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wandamara: Pensei, sim. Meus pais me deram muita força para continuar. Principalmente após a primeira aprovação nas vagas, me deram força para continuar em busca de algo maior.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wandamara: Quem está realmente no início: foque em alguma área (Tribunais, Controle, Fiscal) com a qual tenha afinidade, com sua formação talvez. Monte seu plano de estudos sozinho, se necessário. Faça MUITAS questões da banca e estude no pré-edital.
Faça outros concursos no caminho, mesmo que o dos seus sonhos não esteja próximo. Aqueles com matérias afins, para treinar dia de prova (ansiedade, nervosismo, etc). Somente faça provas para o local onde você se vê morando, locais os quais gosta e se identifica. Irão ter matérias que não terá afinidade, estude-as já no primeiro horário do dia.