Aprovada em 1° lugar no concurso IMBEL para o cargo de Engenheiro - Engenheiro de Segurança do Trabalho - Magé/RJ
Concursos Públicos
“[…] o segredo é persistência, direcionar o foco para saber onde quer chegar e não parar por nada […]”
Confira nossa entrevista com Camilla de Siqueira Assumpção, aprovada em 1° lugar no concurso IMBEL para o cargo de Engenheiro – Engenheiro de Segurança do Trabalho – Magé/RJ – Fábrica da Estrela:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Camilla de Siqueira Assumpção: Boa tarde, me chamo Camilla e sou graduada em Engenharia de Produção e pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho. Tenho 32 anos e nasci no Rio de Janeiro. Passei em 1º lugar para o concurso para Engenheiro de Segurança do Trabalho da IMBEL para Cadastro de Reserva e ainda estou no aguardo da convocação.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Camilla: Meus pais são concursados e desde pequena me incentivaram a estudar para concurso devido a uma maior estabilidade que no mercado privado.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Camilla: Sim, eu trabalhava por período integral e estudava à noite e aos finais de semana. Demanda bastante disciplina e renúncia, mas com certeza vale a pena.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Camilla: Fui aprovada em 3º lugar para uma autarquia de construção civil de um município do Rio de Janeiro; e em 2º lugar para a Petrobrás, porém fiz como PCD e estou aguardando.
Eu fiz o plano vitalício do Estratégia, então continuo estudando e pretendo nunca parar. Conhecimento é poder também.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Camilla: Como havia dito, requer renúncias. Deixava de sair com amigos e com minha família, porém também me permitia em alguns momentos ter esse lazer, pois é muito importante ter o descanso também
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Camilla: Apoiaram, na minha vida meus pais são meus maiores incentivadores e apoiadores me dando espaço para estudar, preparando comida e me dando suporte financeiro. Também é primordial ter um acompanhamento psicológico.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Camilla: O tempo exato não sei dizer, mas há uns 8 anos eu estudo para concursos, então o segredo é persistência, direcionar o foco para saber onde quer chegar e não parar por nada, mesmo que não renda tanto num dia, mas sempre dar o máximo possível.
O que me fez manter a disciplina foi o desejo em almejar a realidade que eu queria
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Camilla: Utilizei bastante videoaulas e materiais em pdf. Acho que vídeo é bem dinâmico, você consegue ter mais informações detalhadas; já o pdf é sucinto e enxuto, o que facilita no entendimento.
Para mim, essas duas ferramentas foram essenciais. Aulas presenciais são maravilhosas para tirar dúvidas na hora, pois em videoaula você precisa esperar que o professor veja a pergunta e responda, o que causa um delay na informação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Camilla: Eu estava procurando cursos para concursos. Inclusive fiz alguns outros, porém vi que o Estratégia estava no topo entre os cursos e decidi dar uma chance.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Camilla: Cheguei sim, eu achava muito bom, porém percebi que a dinâmica do Estratégia no preparo dos materiais, como pdfs simplificados e mapas mentais, contribui muito para a fixação do conteúdo; além de que achei os professores muito capacitados
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovada?
Camilla: Sim, porém na época não tive nenhuma aprovação e ficava bem lá embaixo nas classificações, isso quando era classificada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Camilla: No preparo dos pdfs simplificados e dos mapas mentais, na qualidade e capacitação dos professores, transmissão de conhecimento por parte deles também. Com o Estratégia passei a ficar classificada entre até os 20 primeiros, dependendo do porte do concurso, e mais recentemente entre os 3.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Camilla: A princípio eu estudava uma matéria por dia até finalizá-la. Porém, conversando com meu psicólogo, tentei trocar e a cada dois dias modificava a matéria para dar mais tempo para meu cérebro assimilar o que tinha estudado.
Quanto às horas, dependia muito dos meus compromissos, entre 3 e 4 horas por dia durante a semana e aos finais de semana 8 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Camilla: Costumava fazer resumos para revisar a matéria quando a prova estivesse próxima, em média umas 2 semanas antes da prova; e fazia simulados quando finalizava a matéria para absorver mais e já tirar as dúvidas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Camilla: É super importante, pois através dessa prática conseguimos ter uma noção de como estamos evoluindo. Afinal de contas precisamos saber o perfil da banca e como ela costuma cobrar os tópicos elencados no edital para nos habituarmos para a prova. Foram muitas questões mesmo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Camilla: Possuía mais dificuldade em matemática, raciocínio lógico e legislações específicas. Quando você identifica suas dificuldades você direciona mais esforço para ela, portanto eu focava mais nessas disciplinas para entender ao invés de simplesmente decorar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Camilla: Repleta de revisões e mais ainda de simulados, sendo que no dia anterior à prova eu gosto de descansar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Camilla: Houve discursiva, era uma redação com o tema “A relevância dos museus para a nossa contínua construção social”. Aconselho a estar inteirado das notícias atuais para construir um texto que seja consistente, mostrando conhecimento, clareza e percepção crítica.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Camilla: Como eu disse, foram muitos anos de estudo para concursos, porém no início eu não estava disposta a abrir mão do meu lazer, então ficou bem difícil conciliar tudo. Acho que a maior dificuldade é pensar que você está abrindo mão das pessoas que estão ao seu redor no momento, porém não é viável também abrir mão da realidade que você deseja. Por isso é necessário ter um acompanhamento psicológico e perceber que dá para conciliar, mas sempre tem um lado que vai demandar mais esforço e foco, que no caso é o dos estudos.
Acertei buscando ajuda psicológica e focando em questões, porque assim conseguimos identificar os pontos que precisamos dar mais atenção e revisar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Camilla: Sim, é um estilo de vida, né?! Ainda mais quando você decide não parar de estudar, então vai ser um ritmo que vai te acompanhar até você se encontrar.
A minha maior motivação foi trabalhar com o que gosto recebendo um bom salário, integrando o serviço público e contribuindo para a saúde e o bem estar dos trabalhadores.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Camilla: Aconselho a ter foco e não se desviar do alvo, não ficar desmotivado com as não classificações e aprovações, pois fazem parte da vida; a estudarem bastante por questões e simulados; a fazer resumos para futuras revisões; a conciliar com o lazer e o descanso; a pensar que é algo a médio e longo prazo.