Aprovada em 2° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Analista Ambiental - Tema 1: Proteção, Licenciamento, Monitoramento e Qualidade Ambiental - PI
Concursos Públicos“Durante a minha trajetória acadêmica, muitas vezes, não fui a melhor aluna da turma, mas aprendi que é possível alcançar qualquer objetivo, mesmo diante das limitações e dos desafios. Persevere! […]”
Confira a nossa entrevista com Vanessa Cardoso Pereira, aprovada em 2° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Analista Ambiental – Tema 1: Proteção, Licenciamento, Monitoramento e Qualidade Ambiental – PI:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Vanessa Cardoso Pereira: Sou Vanessa Cardoso, tenho 30 anos, formada em Biologia e mestra em Biodiversidade e Conservação. Natural de Teresina- Piauí.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vanessa: A estabilidade financeira é o principal atrativo, bem como melhores condições de trabalho e poder oferecer uma vida mais digna para a minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Vanessa: Trabalhava como estagiária e estudava no horário do almoço, posteriormente, com ajuda do meu esposo, pude sair do meu trabalho para me dedicar inteiramente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Vanessa: Fiz dois concursos da Prefeitura, como primeira experiência e ambos não consegui classificação. E, posteriormente, me classifiquei no concurso da EMBRAPA para vaga de Pesquisador. E tive a primeira aprovação em segundo lugar no concurso do IBAMA- Piauí. Por enquanto, não tenho pretensão de continuar estudando para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Vanessa: Com o edital aberto, deixei de sair de casa e, infelizmente, também de visitar a família, uma vez que seguia uma rotina, inclusive, aos finais de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Vanessa: Alguns, sim. Tive total apoio, mas às vezes era cobrada a minha presença nas confraternizações familiares.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Vanessa: Acredito que o meu estudo teve etapas. Para esse concurso do qual fui aprovada, estudei por 4 meses, porém, meses antes, eu já havia estudado algumas disciplinas gerais como Direito Administrativo, Informática e Português para concursos da Prefeitura da minha cidade. Este estudo anterior, possibilitou focar em disciplinas específicas quando o edital foi lançado. O rigor na rotina possibilitou que eu mantivesse a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vanessa: Utilizei, resumos próprios, PDFs e algumas vezes videoaulas. O material escrito otimizava o tempo, já as videoaulas demandava mais tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vanessa: Foi através de indicação de amigos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Vanessa: Acredito que foi o material mais completo que eu encontrei em comparação aos demais. Especialmente por se tratar de um concurso com especificidade técnica.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vanessa: Montei um ciclo de estudos, de modo a mesclar no máximo três matérias diferentes por dia, sendo uma delas somente revisão. A carga horária variava de 4 a 6 horas liquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Vanessa: Revisões semanais, todo dia uma disciplina diferente ou conteúdos que eu havia errado questões. Costumava revisar com flashcards ou resumos prontos. E resolução de questões no dia seguinte a leitura do material.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Vanessa: Foi essencial. De 30 a 40 questões diariamente e simulados completos no final de semana.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Vanessa: Costumava assistir videoaulas daqueles assuntos mais difíceis de entender.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vanessa: Intensa. Assisti todas as aulas de reta final exibidas no Youtube. Que foram importantes, inclusive, para revisar assuntos vistos meses atrás. Revisitei os meus resumos para revisá-los.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Vanessa: Sim. Uma prova extremamente técnica e realizar redações semanais foi importantíssimo. Eu fiz os temas propostos nas rodadas de redações da plataforma do Estratégia e, depois lia o modelo pronto do Estratégia para alinhar e comparar com a minha redação, aspectos que poderiam ser melhorados e acrescentados. Mas um aporte de conhecimento técnico é essencial para realização de uma discursiva do IBAMA.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vanessa: Principais erros: Deixar de realizar um cronograma mais efetivo para as revisões espaçadas.
Acertos: Focar em assuntos mais recorrentes no concurso e com maiores incidências. Além de corrigir as questões erradas e buscar entender os erros.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Vanessa: Sim, em momentos de exaustão mental e quando errava muitas questões. A minha principal motivação, era poder ajudar a minha família e construir a minha carreira na área ambiental, minha área de formação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vanessa: Durante a minha trajetória acadêmica, muitas vezes, não fui a melhor aluna da turma, mas aprendi que é possível alcançar qualquer objetivo, mesmo diante das limitações e dos desafios. Persevere! Tenha em mente que a disciplina é o que nos conduz à vitória, ao contrário da motivação, que pode ser passageira.
Ao iniciar os estudos para concursos, comece focando na aprovação desde o início. No entanto, caso isso não aconteça nas primeiras tentativas, não desanime. É errando que se aprende — e é justamente por meio dos erros, que aprimoramos os nossos estudos e identificamos onde podemos melhorar.