Aprovada em 5° lugar no concurso EBSERH para o cargo de Nutrição - Feira de Santana (BA)
Concursos Públicos
Confira nossa entrevista com Marta Andrade, aprovada em 5° lugar no concurso EBSERH para o cargo de Nutrição – Feira de Santana (BA):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Marta Andrade: Sou Marta Andrade, tenho 35 anos, nutricionista formada em 2018, com formação anterior em Design Gráfico.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Marta: Assim como ocorre na maioria dos casos, eu trabalhava numa empresa do setor privado, onde não estava profissionalmente satisfeita. Nessa empresa eu atuava na área de design gráfico, que é minha outra formação. Foi quando surgiu uma oportunidade de estudar Nutrição com uma bolsa de estudos, e em 2018 me formei. O plano sempre foi seguir para a área acadêmica ou prestar concursos públicos. Mas só tive a coragem de pedir meu desligamento da empresa há 1 ano atrás. Foi o momento do tudo ou nada! E com plena certeza e condições, comecei desde então a estudar para conquistar um cargo público estável e bem remunerado.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Marta: Como falei, eu pedi desligamento da empresa para estudar. Sei que a maioria das pessoas não tem essa oportunidade, mas meus pais, minha irmã e meu cunhado me cercaram de apoio para que eu pudesse estudar integralmente para concursos. Ainda tenho um filho de 9 anos, que requer a minha atenção, mas estava (e estou) tão decidida, que concilio tudo e faço dar certo. Esse é o segredo: decisão e constância. A aprovação vem.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Marta: Meu primeiro concurso foi em outubro de 2010, apenas 4 meses após eu começar a estudar para concurso. E é aí que contar com o Estratégia Concursos foi decisivo para ficar em quinta colocação em tão pouco tempo de preparação. Para terem uma ideia, eu não tive tempo sequer de treinar questões. Fui para a prova unicamente com a teoria do Estratégia! Alguns meses depois veio a terceira colocação na Ebserh, sendo segunda colocação na prova objetiva. Foi emocionante. A família vibrou junto. Já começamos a jornada com tudo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Marta: Minha vida social sempre foi um pouco agitada. Isso me fez não sentir tanto quando comecei a estudar e abrir mão ainda mais de saídas e momentos de lazer. Claro que tive alguns momentos, aniversários, cinemas, até para reabastecer as forças para os estudos. Mas o fato é que a gente renuncia MUITO as distrações para um bem muito maior, que é uma estabilidade profissional definitiva.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Marta: Falar da minha família nesse processo já me emociona. Em especial meu pai, minha mãe, meu filho, minha irmã e meu cunhado. Todos esses, de muitas formas, fazem minha aprovação acontecer. Seria possível sem eles? Seria! Mas com esse suporte que recebi, o processo árduo se tornou, dia a dia, mais leve.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Marta: Especificamente para a Ebserh eu só tive 3 meses. Sei que parece impossível. Mas é essa a mensagem que eu quero deixar para quem nos lê: Se você tiver determinação, coragem, contar com um time de professores MARAVILHOSOS como os do Estratégia, você tem tudo. Eu estudei durante esses 3 meses da manhã até o final da tarde, INCLUSIVE nos finais de semana. Se eu estivesse trabalhando, talvez eu precisaria apenas de mais tempo para ser aprovada, mas as ferramentas seriam essas mesmas. É surreal hoje ver que deu certo! E me deu ainda mais certeza de que estou no caminho certo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marta: Depende da disciplina. Por exemplo, Português, onde eu era mais fraca, tive que ir para as videoaulas detalhadas da excelente professora Adriana Figueiredo. Não tem no Brasil professor de Português no nível de excelência dela. Já em Nutrição, apesar de ter à disposição as aulas incríveis da Professora Amanda Menon, eu tive pouco tempo até a data da prova e fui para seus excelentes PDFs. Minha dica é essa: naquilo que você tem mais facilidade, use livros e PDFs. E se precisar de mais ajuda, recorra às videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marta: Pelo Google.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Marta: Minha irmã e meu cunhado me deram de presente a assinatura que permite 3 matrículas, e sempre pego o pacote específico do concurso que faço.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Marta: Como estudo com o Estratégia desde que comecei a estudar, não sei como é estudar sem ela. E nem pretendo saber! rsrsrs
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marta: Meu plano de estudo foi uma matéria a cada 2 dias. Em horas líquidas eu estudava de 5 a 7 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marta: Sempre resumos e mapas mentais no caderno.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marta: Posso dizer que 70% da minha aprovação teve a ver com o quanto de parte teórica eu estudei para a Ebserh, e 30% foi graças à solução de questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marta: Português, sem sombra de dúvidas. E quem me tirou dessa lama foi a grande Adriana Figueiredo, tornando o difícil muito fácil, óbvio, lógico e até apaixonante. Quem diria? Eu hoje amo Português!
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marta: Silêncio, paz e boas horas de sono. Na última semana, revisões rápidas e mais certas de estarem na prova. E 2 dias antes, já não estudava mais. Coloquei os neurônios para descansar e chegar na prova com total energia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marta: Meu maior acerto: disciplina, foco e constância. Meu maior erro: alguns dias que enrolei os estudos. Quando vejo uma questão na prova que eu não sabia a resposta, me lembro desses momentos. Mas é só corrigir rotas erradas, e, na vida, acho que sou especialista nisso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marta: Sim, tive um momento marcante de querer desistir, apesar de toda determinação. Nessa hora, é importante ter família ou amigos que não te deixem desistir. Nessa crise que passei, a pessoa quem me levantou foi minha irmã. Ela é minha pessoa. Todo concurseiro precisa disso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marta: Sei que sou alguém que tem o tempo ao meu favor, a liberdade e a oportunidade de estudar com dedicação total. Mas eu quero dizer a quem está longe de condições ideais: é muito mais sobre constância, decisão e disciplina do que sobre condições perfeitas. E tanto para mim, quanto para quem trabalha e tem filhos, conte com um curso como o Estratégia Concursos. Se começar com eles é difícil, começar sem eles é muito pior.