Aprovada em 1° lugar (CR) no concurso EBSERH para o cargo de Analista Administrativo - Administração - Goiânia (GO)
Concursos Públicos
“Não olhe o tempo, as circunstâncias, a grama do vizinho que parece mais verde. Olhe para você, suas dificuldades, seus limites, veja o que é melhor para o seu momento, sua rotina […]”
Confira nossa entrevista com Luciene da Silva Oliveira Castro, aprovada em 1° lugar (CR) no concurso EBSERH para o cargo de Analista Administrativo – Administração – Goiânia (GO):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luciene da Silva Oliveira Castro: Sou formada em Administração de empresas, tenho 42 anos e sou de Aparecida de Goiânia – Go.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luciene: Estabilidade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Luciene: Sou mãe de duas crianças e não trabalho fora, porém tenho todas as rotinas diárias de uma casa e cuidado com os filhos com atividades escolares e extracurriculares que demandam tempo e atenção. Procuro organizar minha rotina de maneira que durante a semana eu possa estudar por pelo menos 2h diariamente e aos finais de semana consigo um tempo livre maior.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação?
Luciene: Fui aprovada no crea-go em 7º lugar e agora na Ebserh em 1º lugar. Sim pretendo continuar estudando até ser nomeada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Luciene: Conciliava bem estudos e vida social até mesmo porque tenho duas crianças e sempre tiro tempo para passear com elas. Acho essencial o tempo para o lazer pois a rotina de estudos é estressante.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Luciene: Sim, sempre respeitaram quando digo que não posso participar de algo, épocas de provas se disponibilizam para ficar com meus filhos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Luciene: Eu estava estudando para o MPU quando saiu o concurso Ebserh e resolvi fazer pois era a mesma banca e as disciplinas básicas as mesmas, estudei com edital aberto as específicas. Para manter a disciplina coloco o foco que a aprovação vai chegar caso eu não desista.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luciene: No início dos meus estudos estudei muito por pdfs e recentemente migrei para videoaulas e foi onde comecei a render muito mais, assisto videoaulas e resolvo muitas questões diariamente. Acredito que o método certo é aquele que se adequa a cada perfil, é preciso se descobrir nesse processo e ver o que rende melhor. Vantagens das videoaulas é a rapidez com a qual os conteúdos são repassados, a desvantagens é que demanda um pouco mais de tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luciene: Pela internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Luciene: O diferencial do Estratégia sem dúvidas são os quadros de professores, extremamente profissionais e dedicados ao ensino.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luciene: Meu plano é baseado nas disciplinas básicas e específicas, um tempo maior dedicado às específicas e reavaliado a cada semana com simulados para ajustar onde precisa de mais tempo. Durante a semana estudo de 2 a 3h diárias e finais de semana entre 4 e 6h com tempo livre aos domingos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luciene: Minhas revisões faço somente por caderno de erros e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Luciene: Fiz milhares de questões, tiveram dias em que fazia mais de 300 questões. É o ponto fundamental dos estudos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luciene: Para esse concurso foi a legislação do sus por ser completamente nova e não ter nada com o que havia estudado. Intensifiquei a resolução de questões para superar as dificuldades.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luciene: Na semana que antecedeu a prova resolvi simulados diários e estudei de 6 a 8h por dia, pré-prova revisei algumas aulas mais relevantes e descansei.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luciene: Sim, teve discursiva. A discursiva é um preparo juntamente com as outras disciplinas, é preciso dedicação e muito treino para alcançar as melhores pontuações.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luciene: Erros foi insistir em material que não estava dando certo para mim. Acerto com certeza foi perder o medo de mudar para videoaulas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luciene: Várias vezes pensei em desistir, ainda bem que durava pouco rsrs. Minha maior motivação, meus filhos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luciene: Não olhe o tempo, as circunstâncias, a grama do vizinho que parece mais verde. Olhe para você, suas dificuldades, seus limites, veja o que é melhor para o seu momento, sua rotina. Não existe método perfeito, existe material adequado e o método que melhor se adequa a sua realidade. Faça muitas questões desde o primeiro dia e não desista pois a aprovação só não chega para quem desiste.