Aprovada no concurso EBSERH para o cargo de Enfermeira no HUB
Concursos Públicos
“Dê o primeiro passo e não tenha medo das batalhas que é ser um concurseiro, pois quando a vitória chega, é linda!! Dificuldades sempre irão existir! [..] “
Confira nossa entrevista com Janicleide Salustino da Silva, aprovada em 27° lugar no concurso EBSERH para o cargo de Enfermeira no HUB:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Janicleide Salustino da Silva: Sou Enfermeira, Técnica de Enfermagem e Professora do Curso Técnico de Enfermagem da Faculdade Estácio Natal, 41 anos, natural de Santo Antônio, interior do RN.
Sou de origem familiar humilde, meus pais são analfabetos, única integrante da família com nível superior e várias pós-graduações. Resido em Natal-RN desde 2016, nesse ínterim, morei um período no Ceará, época em que obtive duas aprovações em concurso público.
Me formei como Técnica de Enfermagem em 2016, comecei na graduação em Enfermagem aos 33 anos também em 2016, quando ganhei uma bolsa pelo Prouni 100%. Me formei em 2021, no período de pandemia e assim, em meio às dificuldades, venci.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Janicleide: Quando fui demitida do cargo de Técnica de enfermagem, a demissão foi o impulso e consegui várias aprovações.
Sim, desde o início meu foco sempre foi na área da minha formação (Enfermagem). Estudei para área policial por um ano e depois voltei para área assistencial.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Janicleide: Meu percurso na vida acadêmica e de concurseira sempre foi trabalhando e estudando. Conciliar trabalho e estudo não é nada fácil, mas não é impossível.
Nos meus dias de folga do trabalho intensificava os estudos, dormia tarde e acordava cedo. E nos dias de plantão, tinha comigo o meu caderno de resumos e aulas no fone de ouvido, qualquer tempinho livre estava focada no estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Janicleide: Tenho muito orgulho das minhas aprovações, fui aprovada em 8 concursos públicos, onde 6 deles foi como Técnica de enfermagem, 1 como Enfermeira e 1 como Agente de Saúde.
Ebserh 2025 HUB-UNB – 2ºlugar Técnica de enfermagem e 27ºlugar Enfermeira; Rede Sarah Fortaleza – 2º lugar Técnica de enfermagem (2ª melhor redação); Funsaúde – 131º lugar Técnica de enfermagem; Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN – 771º lugar Técnica de enfermagem; Sesap RN 127º lugar – Técnica de enfermagem; Marinha do Brasil 8º lugar – Técnica de enfermagem; Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio/RN 3º lugar – Agente de saúde.
Foi assim que comecei a escolher qual concurso iria assumir e continuo estudando para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Janicleide: Minha vida social era quase zero, quase todo o tempo livre era estudando e minhas redes sociais digitais eram fechadas quando iniciava o estudo para algum concurso. O contato com meus amigos e minha família foram reduzidos, falo em relação a festas e reuniões, depois da prova a interação voltava.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Janicleide: No início, quando comecei a me isolar para estudar, houve alguns comentários negativos, mas depois que viram o meu resultado eles compreenderam e me apoiaram, principalmente o meu namorado, Tiago, que também é concurseiro e me apoia diariamente. Costumo dizer que somos o casal concurseiro (rsrs).
Muitas pessoas até hoje não entendem como é difícil a vida de um concurseiro, mas eu sempre falo que “só vive o propósito quem suporta o processo”.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Janicleide: Meus primeiros concursos eu estudava sozinha, sem direcionamento. Nos últimos anos, com o direcionamento adequado e profissional, ganhei tempo e mais conhecimento. É possível notar pelas colocações das minhas últimas aprovações, 2º lugar.
Manter a disciplina é algo complicado, pois é muito cansativo a rotina de estudar para concurso. Eu traçava metas diárias e sempre que atingia eu me presenteava com algo que eu gostava de fazer, para diminuir a pressão e o cansaço. Todas as distrações eram ao máximo evitadas e além de tudo isso eu rezava, minha conversa com Deus me ajudava a seguir.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Janicleide: Sempre estudei de forma on-line, para quem trabalha e estuda é a melhor forma de se preparar. É muito vantajoso você poder estudar, ter seu material disponível em qualquer lugar.
Gosto de associar videoaulas, pdfs e questões, a depender do domínio da disciplina. Aquelas com maior dificuldade dou ênfase a videoaula para ouvir a explicação do professor.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Janicleide: Conheci através do meu namorado, Tiago. Ele é assinante vitalício do Estratégia Concursos e me apresentou a plataforma, que foi um ponto muito positivo na minha trajetória.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Janicleide: Adquiri o curso específico para o concurso da Ebserh, focado nas disciplinas. Os professores são muito bons, tenho que parabenizar toda a equipe, não apenas da área da saúde, têm excelente didática e a interação com o aluno é estimulante.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Janicleide: Sim, o aprofundamento do conteúdo. Os concursos hoje em dia não levam mais em consideração se o cargo é técnico ou superior, principalmente as bancas de alto nível. Alguns concursos para Técnico de Enfermagem estão se equiparando ao de Enfermeiro em grau de conhecimento, então esse aprofundamento nas disciplinas faz toda a diferença na hora da preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Janicleide: Meu plano de estudos era assim: de acordo com a quantidade de horas disponíveis por dia eu escolhia as disciplinas. Sim, estudava várias disciplinas por dia, em média 4 a 5 matérias por dia. As que eu tinha mais dificuldade começava de manhã, com a cabeça mais descansada e no decorrer do dia as que tinha mais afinidade. Horas líquidas já chegaram a 12 horas, mas variavam entre 8 e 6h.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Janicleide: Minhas revisões eram diárias, o que eu estudava no dia anterior passava o olho no outro dia no resumo. Resumia tudo, sempre gostei de escrever, fixo mais rápido. No meu caderno de resumo (levava na bolsa para todo lugar) fazia termos chaves e mapas mentais. E antes de iniciar o estudo do dia e no fim de semana fazia uma revisão geral com questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Janicleide: A resolução de questões é o X da questão, não adianta você estudar todo o conteúdo e não resolver questões. Quando você faz muita questão você aprende a fazer prova, principalmente para conhecer como a banca do seu concurso se comporta, como ela cobra determinado assunto e o que mais ela cobra. O concurseiro precisa resolver muita questão, é um diferencial.
Eu perdi as contas de quantas questões já resolvi durante minha preparação para concurso públicos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Janicleide: Eu tinha muita dificuldade em Administração em enfermagem e SUS. Minha estratégia era fazer resumo, associar palavras e fazer mnemônicos. Lembro de estar no meio da prova falando comigo mesma os mnemônicos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Janicleide: Minha rotina de estudo na semana da prova é muito intensa, eu trocava os plantões para passar alguns dias na reta final. Praticamente dormir, comer e estudar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Janicleide: No concurso da Ebserh não houve redação, mas já fiz inúmeros concursos com discursiva. Me preparava fazendo redação constantemente, escrevendo conforme o edital pedia, 30 linhas ou estudo de caso.
Aconselho treinar o cérebro para o que vai ocorrer no dia da prova, escrever sobre o assunto é muito importante, principalmente às disciplinas que você tem dificuldade. Outra coisa essencial é a ortografia e a escrita, que você pode perder pontos por isso. O segredo é treinar e treinar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Janicleide: Um dos meus primeiros erros no mundo dos concursos foi a falta de direcionamento, querer abraçar o mundo com as mãos. Os conteúdos eram muito extensos e eu acabava me frustrando por não dar conta.
Quando comecei com um direcionamento profissional e focado no que mais era cobrado em concursos, comecei a acertar e assim vieram muitas aprovações.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Janicleide: Sim, pensei em desistir. Todo concurseiro passa por essa nuvem negra, principalmente quando vêm as reprovações. Me dava um dia de luto e no outro dia levantava a cabeça e começava tudo de novo.
Minha maior motivação era olhar meu saldo bancário quando minha família precisava de ajuda.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Janicleide: Meu conselho para aqueles que pretendem iniciar os estudos é: COMECEM!
Dê o primeiro passo e não tenha medo das batalhas que é ser um concurseiro, pois quando a vitória chega, é linda!! Dificuldades sempre irão existir!
Com direcionamento correto tudo fica mais fácil, você ganha alguns passos a frente rumo a aprovação. Escolha uma equipe séria para te guiar, como o Estratégia concursos. Recomendo!