Aprovada em 1° lugar (CR) no concurso EBSERH para o cargo de Analista Administrativo - Contabilidade - HUAC-UFCG - Campina Grande (PB)
Concursos Públicos
“Primeiramente, aconselho buscar conhecer-se, saber qual método de estudos funciona melhor para si, e não seguir roteiros prontos que outras pessoas apontam. A jornada é longa e árdua, reprovar é a regra, infelizmente. Porém, continue firme no propósito […]”
Confira nossa entrevista com Heloisa da Silva Demetrio, aprovada em 1° lugar (CR) no concurso EBSERH para o cargo de Analista Administrativo – Contabilidade – HUAC-UFCG – Campina Grande (PB):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Heloisa da Silva Demetrio: Tenho 32 anos, sou formada em contabilidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sou natural e residente da cidade de Campina Grande/PB.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Heloisa: A segurança financeira que o cargo público oferece.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Heloisa: Sim. Eu costumava dividir meus estudos ao longo do dia. Acordava mais cedo para dedicar algumas horas líquidas antes do trabalho, estudava, também, no intervalo do almoço e de noite ao chegar do trabalho. Nos finais de semana, intensificava a carga horária, dedicando mais tempo aos estudos. Outra coisa que eu fiz muito foi escutar aulas enquanto dirigia, fazia os serviços de casa e trabalhava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Heloisa: PCRN 2020 – ESCRIVÃO – 61º LUGAR (AC) – CLASSIFICADA 1ª ETAPA
EBSERH 2023 – ANALISTA EM CONTABILIDADE – (HUJB-UFCG) – 1º LUGAR (AC)
EBSERH 2023 – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – (HUAC-UFCG) – 5º LUGAR (AC)
EBSERH 2024 – ANALISTA EM CONTABILIDADE – (HUAC-UFCG)- 1º LUGAR (AC)
TRE/PB (TSE UNIFICADO 2024)– ANALISTA EM CONTABILIDADE – 13º LUGAR (AC)
CAGEPA 2024 – CONTADOR- 20º LUGAR (GERAL)
UFCG 2024 – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – 8º LUGAR (AC)
UFPB 2024 – TÉCNICO EM CONTABILIDADE – 6º LUGAR (GERAL)
Pretendo continuar estudando, tendo como foco final o cargo de auditor de contas
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Heloisa: Eu nunca fui uma pessoa de sair muito, então esse fato me ajudou na dedicação aos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Heloisa: Minha família foi o alicerce fundamental nessa trajetória. Enquanto eu duvidava do meu potencial, eles mantiveram uma fé inabalável em mim. Ofereceram-me não apenas apoio emocional nos momentos de desânimo, mas também assumiram responsabilidades cotidianas para que eu pudesse dedicar-me aos estudos. Quanto aos amigos, os verdadeiros permaneceram ao meu lado, compreendendo as exigências dessa fase e respeitando minhas limitações de tempo sem reservas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Heloisa: Francamente, não estudei especificamente para o último concurso. Minha trajetória tem sido focada, em parte, nos concursos da área fiscal e, mais recentemente, na carreira de controle. Sempre que possível, fiz provas que abarcavam boa parte das matérias que eu estudava, pois julgo ser importante prestar concursos, mesmo que não sejam para o cargo dos seus sonhos, a fim de treinar gestão de tempo, controle emocional e testar o desempenho. Logo, quando surgiu essa oportunidade, decidi aproveitá-la, mas confesso que sem grandes expectativas de aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Heloisa: Sempre utilizei cursos online, pois eram os que melhor se adequavam à minha rotina. Dei preferência, principalmente, às videoaulas — especialmente nas disciplinas em que eu tinha mais dificuldade —, além de fazer uso de resumos prontos do Estratégia, mapas mentais e resolução de questões.
Aponto como principal desvantagem das videoaulas, o fato de demandarem mais tempo. No entanto, ressalto que cada pessoa precisa se conhecer bem e identificar qual tipo de material funciona melhor para si.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Heloisa: Quando decidi estudar para concursos, fiz uma pesquisa e identifiquei que o estratégia estava dentre as melhores do mercado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Heloisa: Reconheço o Estratégia como um curso completo, cujos materiais – especialmente PDFs simplificados, resumos prontos e mapas mentais – foram essenciais para otimizar meus estudos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Heloisa: Minha rotina de estudos incluía 3-4 horas diárias (2-3 matérias) durante a semana, ampliando para 5-6 horas (4+ matérias) nos finais de semana, quando tinha mais disponibilidade.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Heloisa: Eu costumava revisar por meio da resolução de questões. Montava cadernos de questões separados por assuntos, lia os comentários, não só das questões que eu errava, mas também daquelas que eu acertava e sentia alguma dificuldade/insegurança.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Heloisa: Considero essa prática essencial tanto para a retenção do conhecimento quanto para familiarizar-se com o perfil da banca examinadora.
Quanto ao número de questões resolvidas, verifiquei o registro para precisar o dado: foram 56.867 ao todo. No entanto, também costumava resolver as questões disponíveis ao final dos materiais em PDF, cujo quantitativo não foi contabilizado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Heloisa: Estatística e TI. Resolvendo muitas questões para identificar em quais pontos tinha mais dificuldade e, assim, voltava para teoria se necessário.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Heloisa: Eu foquei nas revisões de reta final que o estratégia disponibiliza.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Heloisa: Eu sempre tirava um dia da semana para treinar a discursiva. Acredito que a prática leva à excelência.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Heloisa: Como erros, eu pontuo a questão da ansiedade exacerbada e me deixar, muitas vezes, paralisar devido a pensamentos negativos em relação à minha capacidade de ser aprovada. E como acerto, eu aponto a resolução de questões, inclusive, era esse meio que eu mais usava para revisar os assuntos estudados. Como sou uma pessoa que me distraio com facilidade, eu gostava de resolver questões, pois era uma forma de estudo mais ativo. E dava para fazer isso em vários lugares e momentos, por exemplo: enquanto esperava uma consulta médica.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Heloisa: Sim, muitas vezes. O que não me fez desistir foi pensar em dar mais conforto à minha família e na realização de sonhos que os estudos me proporcionaram.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Heloisa: Primeiramente, aconselho buscar conhecer-se, saber qual método de estudos funciona melhor para si, e não seguir roteiros prontos que outras pessoas apontam. A jornada é longa e árdua, reprovar é a regra, infelizmente. Porém, continue firme no propósito, tenha disciplina, em meio a uma reprovação, mapeie seus pontos fracos e busque melhorar neles, refaça a rota, se necessário for. Outra coisa: não compare sua rotina e trajetória com a de ninguém, cada pessoa tem sua própria realidade, limitações e desafios a enfrentar. Para aqueles, como eu, precisam trabalhar: mesmo que tenha pouco tempo disponível no dia para estudar, aproveite. Crie tempo de estudos, mesmo que seja um estudo passivo (exemplo: escutar aulas enquanto se desloca para o trabalho, enquanto faz os serviços domésticos etc.), não aguarde as circunstâncias “perfeitas” para iniciar os estudos. Uma hora, inevitavelmente, seus esforços serão recompensados. Sei que cada pessoa tem sua crença e religião, porém atribuo minhas vitórias a DEUS. Nos momentos de angústia e dúvidas, a minha fé NELE revigorou minhas forças.