“Desistir não faz parte do meu vocabulário.”
Confira nossa entrevista com Máxima Alves, aprovada em 3º lugar no concurso da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes – PE para o cargo de Analista Políticas Sociais e Econômicas – Assistente Social:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la.
Máxima Alves: Assistente Social, 45 anos. Natural de Arez, RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Máxima: O desejo de mudar de vida, ter condições de proporcionar aos meus filhos aquilo que não tive.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Máxima: Trabalho e Estudo, sempre. Qualquer brecha é uma oportunidade rica para estudar um pouco.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Máxima: Vários: PCPE, Agente Penitenciária PB, em 2008. Várias prefeituras. Tanto como Assistente Social, como Técnica de Enfermagem. E recentemente também passei em 16° lugar em Agente de Saúde da prefeitura municipal de JP, neste concurso havia 28 vagas.
Passei em 1°, 2°, 3°, 4°, 5° lugar em diversas prefeituras: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Mamanguape, Itamaracá, Itambé, Lagoa de Itaenga, Santa Rita, No início passava em colocações mais distantes. No Último concurso da EBSERH (2025), passei em 2° lugar, porém foi em um período em que turbulento, com relação a saúde de uma pessoa muito importante para mim, então perdi um pouco o foco e acabei perdendo o prazo para enviar meus títulos, então ao invés de ter ficado em 1° lugar, fui para o 5°, mas, o importante é que essa pessoa está se recuperando bem, para honra e glória de Senhor Jesus. Não há nada mais importante que isso para mim.
Pretendo continuar estudando. Estou apenas começando, meu foco agora, é o FEDERAL.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para
concursos? Você saía com amigos e família?
Máxima: Nunca fui de estar em festas, então para mim, isso é supérfluo. Amigos: Minha Família. Externamente, poucos, porém valorosos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Máxima: Sim, minha família é minha base, minha força. Meu esposo: Meu porto seguro, meu pilar em todos os aspectos. Sem ele, não teria conquistado nada. Ele sempre me apoia em tudo que faço, está sempre ao meu lado e até quando penso que não sou capaz, ele me olha e diz que só não posso o impossível, porque nesse caso, só com jesus.
Meus filhos: meus tesouros. Minha mãe: minha Rainha, sempre me entregando em suas orações. Quando gestei pela primeira vez, ela morou comigo por seis incríveis anos. Era meus pés e minhas mãos. TE AMO MÃE.
Minhas irmãs: minha inspiração para que eu continue lutando, com a certeza de que estou no caminho certo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Máxima: Faz 4 anos que estudo com foco. Isso me dá condições de testar meus conhecimentos.
Mantenho a disciplina quando penso no meu passado, na minha mãe. Penso no futuro dos meus filhos, na correria do meu esposo para nos dar conforto. Isso fortalece meus objetivos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Máxima: Tudo. Estudo como se estivesse em sala de aula, no modelo antigo ainda. Fazendo minhas anotações e quando não tenho tempo de sentar para isso, fico ouvindo os vídeos. São maravilhosos. O Estratégia tem estratégias para todos os gostos e necessidades.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Máxima: Pesquisando fontes de estudos direcionados para concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Máxima: Sim. Sim. Mas, o Estratégia é bem mais completo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Máxima: Sim. Sempre fui muito dedicada aos estudos, só não tive oportunidades melhores. Conhecer o Estratégia foi fundamental para alavancar meu desempenho como concurseira.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Máxima: Uma diferença significativa. Os professores são altamente qualificados. Amo todos. Minha satisfação foi tanta que iniciei com o investimento em alguns pacotes e hoje sou VITALÍCIA.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Máxima: Sou Mãe, Esposa, Dona de casa, Servidora Pública, Filha e Estudante, não há como montar um plano de estudos, o ESTUDO já é o plano. Para mim, qualquer oportunidade é o momento certo (lavando louça, tomando banho, arrumando a casa, no trabalho, enquanto não chega alguém para eu atender….)
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Máxima: Gosto de ouvir as aulas que já havia estudado de forma mais concentrada.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Máxima: Essencial para se autoconhecer e aprimorar os pontos fragilizados. Infinitas questões, tenho vários PDFs impressos com questões resolvidas. Ainda sou das antigas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Máxima: Não existe disciplina difícil, existe sua resiliência e persistência para querer aprender ou não.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Máxima: Intensa, porém com foco apenas nas revisões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Máxima: Preciso ter mais atenção com as “peguinhas” das bancas, como diz Nilza Ciciliate, kkkk. Acerto: FOCO, vontade e força para vencer.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Máxima: Nunca!!! Desistir não faz parte do meu vocabulário.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Máxima: “A vida é curta demais para deixarmos que ela passe sem que tenhamos realizado algo significativo para nós e para aqueles que confiam em nós. Temos que ser exemplo de força, de persistência, de vida. Esse será nosso maior legado.”