Aprovada em 3° lugar no concurso CGM Vitória/ES para o cargo de Analista em Gestão Pública - Contador
Concursos Públicos
“Eu ainda sigo estudando, pois ainda não alcancei o cargo que desejo. O que posso dizer é: não desistam e não deixem de fazer provas.“
Confira nossa entrevista com Cláudia Danielly de Sousa, aprovada em 3° lugar no concurso CGM Vitória/ES para o cargo de Analista em Gestão Pública – Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Cláudia Danielly de Sousa: Sou formada em Ciências contábeis, tenho 25 anos e sou natural de Afonso Cláudio, interior do Espírito Santo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Cláudia: Desde os 15 anos minha mãe me obrigava a prestar provas de concursos nos municípios vizinhos, na época eu nem sabia ao certo o que era um cargo público e fui aprovada em alguns… eram cargos de nível médio que pagavam cerca de um salário-mínimo. Após concluir o ensino médio, assumi um desses cargos no início de 2017, esse foi o meu primeiro contato com o serviço público. Depois de pesquisar um pouco sobre as possibilidades comecei a estudar para técnico judiciário de TRT’s, mas acabei desistindo no meio do caminho. Um tempo depois iniciei a graduação em Ciências Contábeis visando prestar concursos no futuro. Comecei então a estudar para a área fiscal, até que conheci a área de controle e resolvi migrar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Cláudia: Sim, quase sempre conciliei trabalho e estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Cláudia:
- EMBRAPA – Analista de Orçamento e Finanças/Contabilidade – 3º lugar (cotas PPP)
- Prefeitura de Vitória – Analista em Gestão Pública/Contador – 1º PPP/3ºAC (Cargo que exerço atualmente)
- Também fui aprovada no CR em outros cargos na área contábil: EBSERH (HUCAM/UFES – 1º AC), Prefeitura de Serra/ES (1º PPP – auditor; 5º PPP – contador), Prefeitura de Santa Leopoldina/ES (1º AC – auditor; 1º AC – contador).
Continuo estudando, meu objetivo é ser Auditora de Controle Externo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Cláudia: Mesmo antes de começar a estudar para concursos eu não tinha vida social pois nunca gostei de sair de casa, então meu lazer sempre foi matar o tempo com hobbies.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Cláudia: Infelizmente não.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Cláudia: Comecei a estudar para a área de controle no ano de 2023, direcionado para a prefeitura de Vitória foram cerca de 3 meses, após sair o edital; já para a EMBRAPA eu não foquei no edital, apenas fiz a prova para pegar ritmo e por “sorte” consegui ficar nas vagas imediatas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Cláudia: Usei principalmente PDFs e videoaulas de forma pontual para maiores dificuldades.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cláudia: Através do Youtube, vendo um “webnário” quando comecei a estudar para TRTs.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Cláudia: Não usei, comecei pelo Estratégia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Cláudia: No início eu fazia quadro de horários, mas não deu muito certo então adotei o ciclo de estudos, pois assim eu conseguia passar por todas as matérias mais de uma vez na semana. Estudo 4 a 5 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Cláudia: Montei alguns resumos à medida que ia estudando o assunto, mas não usava eles para revisão e sim para consultas pontuais. Para revisar gostava mais de fazer baterias de questões por assunto.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Cláudia: No sistema de questões que usei, foram mais de 22mil questões resolvidas, fora as questões dos PDFs que eu não contabilizo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Cláudia: Tive bastante dificuldade em AFO, pois é uma matéria com muitos detalhes, por isso dediquei maior tempo a ela e usei também algumas videoaulas de outro professor.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Cláudia: Eu fico extremamente ansiosa na reta final e não consigo estudar muita coisa nos dias que antecedem a prova, então leio meus resumos próprios e refaço as questões que errei nos últimos dias. Na véspera da prova eu não estudo, apenas descanso.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Cláudia: Teve redação na Prefeitura de Vitória, confesso que negligenciei bastante pois tinha vários assuntos no edital que eu ainda não havia estudado. Não me preocupei muito pois eu não tinha grandes dificuldades para escrever, no fim das contas deu certo, tirei 37,8 de 40,0.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Cláudia: Meu maior erro sem dúvidas foi ter desistido uma vez. Após retornar, errei em acreditar que precisava saber tudo sobre todas as matérias para começar a fazer provas, o que me travou bastante por um tempo, pois eu gastava tempo demais com assuntos que talvez nem fossem cair na prova. Já o meu acerto foi ter feito uma grande quantidade de questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Cláudia: Eu desisti uma vez, mas retornei aos estudos para concursos por ver no serviço público melhores oportunidades. Depois que retomei os estudos, desistir não é mais uma opção.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cláudia: Eu ainda sigo estudando, pois ainda não alcancei o cargo que desejo. O que posso dizer é: não desistam e não deixem de fazer provas.