Aprovada em 2° lugar no concurso da Câmara Municipal de Brusque/SC para o cargo de Analista Legislativo
Concursos Públicos“[…] Não perca tempo comparando a sua vida de estudos com a das outras pessoas, cada pessoa tem sua realidade e é assim mesmo, enquanto você se lamenta por não ter mais tempo de estudos, alguém está estudando por você […]”
Confira nossa entrevista com Thatiana Trindade, aprovada em 2° lugar no concurso da Câmara Municipal de Brusque/SC para o cargo de Analista Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thatiana Trindade: Minha formação é em Direito, tenho 43 anos e nasci nos pampas gaúcho, no interior do RS, na cidade de Rosário do Sul.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thatiana: Na época eu trabalhava numa multinacional e conheci meu marido que já era militar. Conversando com ele percebi algumas vantagens de ser servidor público (como conseguir se programar para comprar o que deseja, sem ficar preocupada se seria demitida. Ou então poder tirar 30 dias de férias seguidas, o que na iniciativa privada era praticamente impossível pra mim).
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thatiana: Bem no começo sim, mas logo pedi demissão, pois o deslocamento da minha casa até o trabalho me tomava muito tempo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thatiana: Brinco que minha história no mundo dos concursos parece até uma novela, quando eu iniciei no mundo dos concursos tinha uma visão bem diferente da que tenho hoje. Fiz concursos que não eram correlatos com o que eu queria, mas pelo que me lembre fiz um TRE (não lembro a colocação, mas lembro que fui aprovada), teve também um concurso que fiz para oficial de justiça do TJRS, lembro que no gabarito preliminar eu estava na posição 90 e poucos (estava dentro no número de vagas), só que nesse concurso foram anuladas mais de 10 questões, todas eu havia acertado, o que ocasionou minha saída das vagas, lembro que quando aconteceu isso fiquei sem chão. Qual o concurseiro que não tem histórias assim né, batemos na trave e dá vontade de desistir. Depois fiz oficial escrevente do TJRS (esse que acho que fiquei em 400 e pouco), fui nomeada e assumi o cargo (em 2012) por quase 7 anos. Fiquei bons anos sem estudar, pois quis me dedicar à faculdade de Direito, me casei e alguns anos depois, dando um salto no tempo, em 2023, após retornar aos estudos (agora já sendo mãe) e tendo pedido exoneração do cargo do TJ, eu escolhi um concurso super difícil para fazer (CGE/SC) eu sabia que precisava de um pontapé, me desafiei e estudava quando minha filha ainda era bebê, não gostava de pensar que era difícil pois se assim fosse eu iria desistir, eu só pensava que eu tinha que fazer o meu melhor (e mesmo com uns 2 meses de estudos fiquei com uma média maior do que 7.0) depois fiz para ISS Canela/RS (se não me engano fiquei em 16º), também fiz ISS Itapema (esse acho que fiquei em 80 e poucos) e depois fiz para Analista Legislativo da Câmara de Brusque (fiquei em 2º lugar) e 8º lugar para Controlador Interno da Câmara de Pomerode. Já fui chamada na Câmara de Brusque e como sou apaixonada por SC estou curtindo essa fase inicial dessa nova jornada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thatiana: Eu sempre fui mais caseira, então eu priorizava estudar, mas não deixava de comer um churrasco aos domingos e ir em aniversário de familiares mais próximos ou de assistir a programas de documentário animal (meu lazer favorito).
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Thatiana: Minha mãe e meus irmãos no começo não aceitaram muito bem quando pedi demissão da multinacional (exceto meu pai), mas o fato de querer ser concursada sempre foi tranquilo de aceitarem.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thatiana: O da Câmara de Brusque eu estudei no pós-edital, acho que deu uns 50 dias (não lembro ao certo). A disciplina era mantida pela garra de vencer, eu queria muito um concurso que eu pudesse exercer a minha formação, além disso todos os dias eu me lembrava dos motivos, dos meus propósitos que me faziam querer vencer a batalha. Eu sabia que no fundo era eu comigo mesma.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thatiana: Eu voltei aos estudos quando minha filha ainda era bebê, então eu gostava de desopilar assistindo a videoaulas, enquanto ela dormia, tirava a soneca eu colocava na velocidade mais rápida e ia. Não me cobrava tanto, pois entendi que naquele momento meu foco maior estava em cuidar de um recém-nascido, alguém que dependia totalmente de mim.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thatiana: Foi por indicação, colegas de trabalho falavam da qualidade das aulas e dos professores.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Thatiana: Logo no início eu ia em aulas presenciais, na cidade de Porto Alegre, o que mais me chateava era a dispersão, pois a turma era gigantesca (acho que tinham umas 200 pessoas ali), então a aula ficava muito enrolada, isso me chateava muito.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovada?
Thatiana: Sim, na época eu fui aprovada para escrevente do TJRS.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thatiana: Os materiais do Estratégia nos levam a níveis maiores, mais profundos do conhecimento, isso é fato. Eu utilizo tanto as videosaulas como os PDFs, acho sensacional o Passo Estratégico, os mapas mentais e algumas vezes eu mesma faço meu resumo apenas dando print em mini resumos que os professores colocam no Passo ou dentro do próprio PDF.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thatiana: Montei baseado num protocolo que eu mesma fiz pra mim, analisei a quantidade de matérias, meu nível de conhecimento nelas, o peso na prova e baseado nisso fiz meu ciclo de estudos. Estudava no máximo umas 4h líquidas, umas 3 matérias por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thatiana: Eu sempre fui fã daquela revisão de 24h, mas é só uma olhada sabe, num mapa mental, num resumo. Depois eu revisava mesmo fazendo questões na próxima rodada que aquela matéria entrava no meu ciclo. Simulados não fiz, mas acho que eles ajudam, eu não fiz porque quem tem filho sabe que as matérias embolam, então dava prioridade pra colocar em dia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thatiana: A importância é gigantesca, pra essa prova eu não sei ao certo quantas questões fiz, mas como a banca era uma banca mais conhecida aqui em SC eu imprimi muitas provas dela e fui resolvendo primeiro as provas que tinham cargo de formação em Direito, depois as restantes.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thatiana: AFO, direito do trabalho, tributário. Quando eu achava muito difícil ia para as videosaulas, buscava o ponto específico e depois voltava para a leitura de lei.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thatiana: Olha, a semana da prova dá vontade de cair na armadilha e querer ler tudo de novo, mas eu me segurei. Continuei com meus resumos (eu costumo colocar numa pasta e nas semanas finais releio) e acabei vendo algumas coisas da legislação municipal.
O dia anterior da prova, no sábado, foi bem difícil para mim, pois a minha prova era a uns 500km da minha casa, seria um bate e volta, só iria lá para fazer a prova e voltaria, então meu marido foi comigo e minha filha ficou na casa da minha sogra, eu chorei muito ao dar tchau pra ela, pois foi a primeira vez que ela ia ficar longe dos pais. Lembro como se fosse hoje. Mas logo que saí da casa da minha sogra eu me centrei novamente e sabia que o que estava fazendo era o melhor pra ela e que seu continuasse triste isso afetaria meu resultado na prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thatiana: De erro acho que é a gente sempre achar que não vai dar, que nunca estamos preparados o suficiente pra conquistar a vaga, isso nos destrói.
E acertos é não desistir, ir se conhecendo, amadurecendo no meio desse caminho, entendo que errar faz parte e que fracassos só servem pra uma coisa: nos fazer aprender.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thatiana: Muitas vezes pensei em desistir, mas depois me vinha a sensação de que se em algum momento eu decidi ser concursada esse desejo não foi plantado em vão. Eu queria muito poder colocar meu curso de Direto em prática e não queria advogar, então sabia que meu caminho era os concursos. A minha motivação maior era minha família, minha filha. Quando nós mudamos de vida de forma digna e através dos concursos temos a possibilidade de modificar, de certa forma, a vida de todos que estão ao nosso redor. Eu sempre acreditei no poder da decisão e de que se fomos capazes de em algum momento querer algo é porque isso tem algum sentido. A vontade de desistir até apareceu em alguns momentos, mas eu jamais deixei ela criar raízes, acabei fazendo com que meus sonhos ocupassem esse lugar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thatiana: Nossa, eu cometi diversos erros no começo, por isso hoje eu sem dúvida diria para a pessoa escolher uma área (não ficar pipocando entre policial, tribunal, fisco, etc) montar sua base em determinadas matérias e seguir afiando o machado. Não perca tempo comparando a sua vida de estudos com a das outras pessoas, cada pessoa tem sua realidade e é assim mesmo, enquanto você se lamenta por não ter mais tempo de estudos, alguém está estudando por você. Não se vitimize, muito pelo contrário, se dê valor, saiba que você só saberá o quanto é realmente forte quando se der a oportunidade de ir além do que acha que pode. Não se apequene, faça sua base, revise, cuide da sua mente, afie seu machado e tenha certeza de que se fizer isso a tua hora inevitavelmente vai chegar.