Aprovada em 1° lugar no concurso Banrisul para o cargo de Administração de Banco de Dados
Concursos Públicos
“Acredito que a assinatura de um programa como o Estratégia seja já um grande passo, pois ajuda, e MUITO, a direcionar os estudos. Outra dica é focar na resolução de questões, anotar os erros e ter alguém que te apoie.”
Confira nossa entrevista com Luana Machado Hilbert, aprovada em 1° lugar no concurso Banrisul para o cargo de Administração de Banco de Dados:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luana Machado Hilbert: Meu nome é Luana Hilbert, tenho 25 anos e sou de Criciúma, SC.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luana: Um amigo me enviou a publicação do Estratégia, de um concurso na minha área (TI), aí pensei “por que não?!”. Isso foi em fevereiro/2025, foi quando comecei a estudar. Antes disso eu nunca tinha pensado na possibilidade, nem sabia direito como funcionam concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luana: Sim. Abri mão da academia durante os dias de semana, para poder ter tempo para estudar.
Geralmente, ficava das 19 às 23h durante a semana e nos finais de semana no mínimo 4h ao dia (sem abrir mão do descanso e lazer).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luana: Comecei a estudar em fevereiro e fiz 4 concursos:
1. MP-RS ANALISTA DO MP – ESPECIALIDADE INFORMÁTICA. Fiquei em 33º lugar
2. STM . Não passei
3. Banrisul – ÁREA 1: ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS. Fiquei em 1º lugar
4. TRF4 – AN JUD – ÁREA APOIO ESP – ESP SUPORTE EM TI. Fiquei em 12º na classificação da minha região (Florianópolis), 10º na classificação do estado e 43º na Quarta Região.
Acredito que obtive um resultado muito satisfatório, visto que tive menos de 4 meses de estudo até a minha primeira prova. Estou atualmente estudando para o BRDE, IGP-RS e TCE-SC.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luana: Nunca abri mão de sair com amigos e família, considerando, também, que isso geralmente acontecia1x por semana, então não atrapalhava meus estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Luana: Sim, meu marido é concursado e apoiou muito desde o início, inclusive fazia sozinho todas as tarefas da casa para que eu tivesse mais tempo para estudar. Meu amigo, que me enviou a notícia do concurso, é formado em direito e me ajudou no que focar nessa parte dos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luana: Até o meu primeiro concurso, estudei pouco menos de 4 meses. Desse primeiro até o do Banrisul, que passei em 1º, foi mais 1 mês. Então, ao todo, quase 5 meses de preparação.
Como foi pouco tempo e tive muito apoio, foi fácil manter o foco.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luana: Meus materiais principais foram as Trilhas Estratégicas, os PDFs e o Sistema de Questões. Como eu tinha pouco tempo, não assisti videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luana: Meu marido é concursado e assinou o Estratégia para estudar para outro concurso, mas surgiram outras oportunidades de aperfeiçoamento no emprego dele, então a assinatura ficou sem utilização. Coincidentemente, foi nesse momento que eu quis começar a estudar, aí fiquei usando a assinatura dele.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luana: A Trilha Estratégica foi o que mais me ajudou, foi muito bom ter esse estudo direcionado. Se eu pegar o PDF de certa disciplina e começar a fazer as questões, já dá preguiça por serem muitas. Com a Trilha, eram poucas questões por vez, isso me motivava.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luana: Todos os dias, ao chegar do trabalho, eu jantava e começava a estudar. Ficava, geralmente, das 19h às 23h (às vezes mais, às vezes menos). Eu estudava seguindo a Trilha, então acabava sendo mais de uma disciplina por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luana: Não faço resumos, mas faço caderno de erros, onde toda vez que eu erro ou respondo sem saber uma questão, vou atrás e anoto aquilo que eu não sabia. Para revisar eu gosto bastante dos simulados do Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luana: Meu estudo era somente por questões, eu só ia atrás do conteúdo quando a resposta do professor (logo abaixo da questão nos PDFs) não era suficiente para que eu entendesse.
Não sei quantas questões fiz, mas acredito que não foi um número muito grande, pois eu demorava bastante anotando meus erros. Acho que no máximo 5.000.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luana: No geral, direito. Meu amigo me deu mini aulas, o que me ajudou bastante no direcionamento de no que focar, e depois eu estudava fazendo questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luana: Fui diminuindo o ritmo conforme a prova se aproximava, para não ficar muito cansada. No dia anterior, assisti ao aulão disponibilizado pelo Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luana: Coincidentemente, a questão discursiva que apareceu na minha prova do Banrisul foi quase que exatamente igual à que aparecia no primeiro PDF de discursiva do Estratégia. Como eu tinha a feito 2x, sabia bem o que escrever.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luana: Após a prova do Banrisul, estava muito cansada e acabei relaxando um pouco nos estudos, isso foi 2 semanas antes da prova do TRF4. Nessas 2 semanas eu praticamente não estudei e, mesmo assim, fiquei em 12º. Se eu tivesse mantido o ritmo de estudos, acredito que poderia ter ido um pouco melhor. E, também, quando terminou a assinatura do Estratégia (pouco depois da prova do TRF) não renovei, e estou aguardando assinar novamente na black friday, enquanto isso estou usando um concorrente e odiando.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luana: Sim, fiquei bastante cansada, mas meu marido sempre me apoiava e não me deixava desistir. Sou muito grata por ele.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luana: Acredito que a assinatura de um programa como o Estratégia seja já um grande passo, pois ajuda, e MUITO, a direcionar os estudos. Outra dica é focar na resolução de questões, anotar os erros e ter alguém que te apoie.