
“Ter paciência e colocar um tijolo por dia. Muitas vezes pensamos que nosso esforço está sendo inútil, e realmente é muito difícil manter a perseverança e a fé. Mas todo esforço é recompensado na medida em que é plantado […]”
Confira nossa entrevista com Larisse Amâncio, aprovada em 2º lugar na prefeitura de Beberibe-CE:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Larisse Amâncio: Sou de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Me formei em 2021, no meio da pandemia, em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará. Tenho 28 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Larisse: Quando saí da faculdade e me deparei com a realidade do mercado de trabalho da odontologia, percebi que a qualidade do trabalho que gostaria de exercer poderia ser prejudicada pela mercantilização da profissão. Por isso, após 2 anos de formada decidi iniciar meus estudos para concursos na minha área.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Larisse: Desde que comecei a estudar para concursos só atendi em consultório particular quando havia pacientes, então consegui conciliar de forma mais tranquila os meus horários.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Larisse: Prefeitura de Beberibe/Ceará, cargo de cirurgião-dentista, em 2º lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Larisse: Durante a preparação tive que me restringir mais aos momentos com os amigos, quando não estava atendendo estava estudando. E aos finais de semana tirava alguns momentos de folga com meu namorado.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Larisse: Sim, como minha irmã é servidora pública federal, sempre na minha família tivemos a visão da importância dos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Larisse: Já vinha focada especificamente nessa banca desde o início do ano, pois ela tem dominado os concursos do meu estado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Larisse: Percebi que me dou melhor com videoaulas, logo em seguida reviso os slides disponibilizados e realizo questões, sempre corrigindo e indo pesquisar tópicos em que percebo que tenho lacunas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Larisse: Através da minha irmã, que também é concursada e usou a plataforma durante sua preparação.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Larisse: Curso regular. No grupo as professoras são muito presentes e atuantes, sempre à disposição dos alunos, tirando dúvidas e oferecendo revisões de pré-prova. Achei o acesso muito facilitado!
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Larisse: Sim. O acesso a materiais novos (videoaulas, principalmente). Além de não ter suporte fácil aos professores.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovada?
Larisse: Sim. Fiquei apenas em cadastro de reserva.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Larisse: Com o Estratégia me senti mais confiante no domínio de muitos assuntos. As aulas são completas e sinto um melhor direcionamento em qual direção seguir.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Larisse: Estudo 3 matérias por dia, com 2h de duração em cada.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Larisse: Reviso por flashcards (Anki) e questões, e releio slides quando estou com alguma dúvida mais pertinente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Larisse: Com o aumento no número de exercícios vi uma diferença enorme na consolidação do conteúdo. Na resolução de questões sinto que vou preenchendo lacunas, como um quebra-cabeça, e o conteúdo fica mais completo na minha mente.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Larisse: Português. Assistindo o curso completo, realizando muitas questões e estudando por uma gramática física.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Larisse: Na semana pré-prova resolvi questões de assuntos mais cobrados, como materiais dentários e farmacologia. E no dia pré-prova descansei um pouco mais e fiz uma atividade que gosto, como ir comer em uma padaria gostosa.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Larisse: ACERTOS: Rastrear a banca, fiz uma tabela com os índices de assuntos que mais caíam nas provas anteriores. Resolução de questões e revisar flashcards.
ERROS: Rede social. Infelizmente ainda me sinto presa à ficar perdendo tempo nas redes sociais. Então na semana pré-prova eu também deleto os aplicativos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Larisse: Sim. Mas sempre que eu pensava isso ia tomar um banho e dormir, para no outro dia acordar mais tranquila e lembrar que o meu propósito só iria demorar mais se eu desistisse, mesmo que somente por um tempo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Larisse: Ter paciência e colocar um tijolo por dia. Muitas vezes pensamos que nosso esforço está sendo inútil, e realmente é muito difícil manter a perseverança e a fé. Mas todo esforço é recompensado na medida em que é plantado. Me sinto apenas no início de uma jornada que irá me render bons frutos para o futuro.