Aprovada em 9° lugar no concurso PF para o cargo de Perito Criminal Federal - Área 1 - Contábil-Financeira
Concursos Públicos
“O caminho é longo, cansativo e até um pouco solitário, mas pensar na aprovação e no que isso pode nos proporcionar em longo prazo, faz todo o esforço valer a pena.”
Confira a nossa entrevista com Emyle Osa Sofiati, aprovada em 9° lugar no concurso PF para o cargo de Perito Criminal Federal – Área 1 – Contábil-Financeira:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Emyle Osa Sofiati: Sou formada em Ciências Contábeis, tenho 27 anos e sou natural de Linhares – ES.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Emyle: Estava insatisfeita com o meu emprego no setor privado e buscando novos desafios e oportunidades.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Emyle: Quando ainda trabalhava, me preparei financeiramente para ficar cerca de 1 ano desempregada e estudar para concursos nesse período.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Emyle: 1º lugar – Contadora – Câmara de São Mateus ES;
2º lugar – Analista de Gestão Pública – Contador – Prefeitura Municipal de Vitória ES;
9º lugar – Perita Criminal Federal – Área Contábil-financeira – Polícia Federal;
12º lugar – Auditora de Controle Interno – Ciências Contábeis – Prefeitura Municipal de Vitória ES;
12º lugar – Contadora – CEASA/ES;
22º lugar – Analista Judiciário – Contabilidade – TRE/ES.
Pretendo continuar estudando com foco nas áreas de Controle e Fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Emyle: Como tenho um tempo maior durante o dia para estudar, não precisei me isolar tanto. Acredito que, ao assumir algum cargo, provavelmente, terei que me privar um pouco mais para continuar estudando para outros cargos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Emyle: Sim, com palavras de incentivo, ajuda nos afazeres do dia a dia, compreensão nos momentos de ausência…
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Emyle: Foram cerca de 1 ano e 4 meses de estudo, até então. O que me fez manter a disciplina, foi o desejo de ser concursada e efetiva em um cargo com bom retorno financeiro, estabilidade, plano de carreira, reconhecimento, crescimento por mérito, dentre outros fatores.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Emyle: Gosto muito dos PDFs simplificados e Sistema de Questões, também acompanhei muitas aulas ao vivo pelo YouTube do Estratégia no início e videoaulas gravadas na plataforma, mas hoje, com mais conhecimento acumulado, priorizo material teórico e questões para ganhar tempo. Utilizo também o Passo Estratégico, principalmente as análises de incidência de cada tema por disciplina, para focar no que a banca tem cobrado mais recentemente. Especificamente para a prova de Perito Contábil da PF na última semana, optei por assistir as aulas de Hora da Verdade e Revisão de véspera, disponibilizados no Youtube do Estratégia, no sábado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Emyle: Através do Instagram.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Emyle: Já iniciei os estudos direto com o Estratégia, e, sem dúvidas, fez muita diferença na minha preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Emyle: Estudava cerca de 2 matérias por dia, totalizando, em média, 6 horas líquidas ao dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Emyle: Sempre revisava por meio dos resumos que ia fazendo ao longo do tempo e, principalmente, por meio de questões e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Emyle: Acredito que a resolução de exercícios, seja primordial para uma aprovação mais rápida. Até o momento, contabilizei cerca de 20 mil questões resolvidas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Emyle: No início, a minha principal dificuldade, era com a Língua portuguesa e as matérias de direito (Administrativo, Constitucional, principalmente). As aulas ao vivo da Prof. Adriana Figueiredo me ajudaram muito a compreender e lembrar das regras na hora da prova, já as matérias de Direito, optei por estudar mais pelos PDFs e livros. Tecnologia da Informação também é um desafio, mas a partir da resolução de muitas questões, eu fui conseguindo aprender e internalizar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Emyle: Especificamente para a prova de Perito Contábil da PF na última semana, optei por assistir as aulas de Hora da Verdade e Revisão de véspera no sábado.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Emyle: Confesso que tenho negligenciado um pouco os estudos para prova discursiva, mas consegui me sair razoavelmente bem na prova, porque o tema era relacionado a minha área de formação e atuei por 5 anos na área (setor privado), então, eu consegui desenrolar o assunto com mais facilidade, apesar de não recomendar que deixem de treinar para a discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Emyle: O meu principal erro, no início, foi escrever longos resumos e não revisar de forma eficiente. Quando percebi que estava perdendo muito tempo e esquecendo algumas coisas que já havia estudado, mudei a estratégia de estudos. O meu principal acerto, foi não ter perdido tempo tentando estudar por conta própria e já ter assinado a plataforma desde o início.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Emyle: Quando fiz a primeira prova e fui reprovada (TRF 2 região) pensei em desistir, porém, logo deixou de ser uma opção, pois estava desempregada e não queria voltar para a mesma situação de antes. Daí, começaram a vir algumas aprovações e a motivação foi sendo restaurada. Hoje, tenho em mente, que só vou parar de estudar, quando conquistar o cargo que almejo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Emyle: O caminho é longo, cansativo e até um pouco solitário, mas pensar na aprovação e no que isso pode nos proporcionar em longo prazo, faz todo o esforço valer a pena.