Aprovada em 1° lugar (PPP) no concurso ICMBio para o cargo de Analista Ambiental/Região Centro-Oeste
Concursos Públicos
“[…] O importante é persistir e não desistir. Estabelecer de forma clara seus objetivos de vida e não deixar de lado sua saúde física e mental. […]”
Confira nossa entrevista com Isabelle Rondon, aprovada em 1° lugar (PPP) no concurso ICMBio para o cargo de Analista Ambiental/Região Centro-Oeste:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Isabelle Rondon: Me chamo Isabelle Rondon, natural de Cuiabá – Mato Grosso, possuo 27 anos, sou graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), possuo mestrado em Recursos Hídricos pela UFMT, e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Sevilha na Espanha. Trabalho na área de licenciamento ambiental e elaboração de projetos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Isabelle: Estabilidade para mim e minha família, além de poder atuar em órgãos que eu possa fazer a diferença para o meio ambiente e a sociedade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Isabelle: Trabalhava em período integral em uma empresa privada em regime CLT, trabalhava fazendo projetos para complementar a renda, fazia mestrado e estudava.
Era bem complicado conciliar, mas eu usava todo o meu tempo livre para os estudos: durante o almoço, lavando louça, no deslocamento casa/trabalho, fila de banco/salão, além de todas as noites após o trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Isabelle: Já fui aprovada em alguns concursos, segue:
Corpo de Bombeiros de Mato Grosso – fui chamada, mas não assumi, não fazia parte dos meus planos quando fui convocada;
Prefeitura de Campo Verde 2023 – 1° lugar. Era Cadastro Reserva. Não foi realizada convocação;
Prefeitura de Primavera do Leste 2023 – 6° lugar. Era Cadastro Reserva. Não foi realizada convocação;
Secretaria do Estado de Saúde de Mato Grosso 2024 – 8° lugar. Cadastro Reserva. Já está convocando;
Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) 2024 – 6° lugar. Já está convocando;
Agência Nacional de Mineração (ANM) 2025 – 1° PPP no Cadastro Reserva;
Prefeitura de Sinop 2025 – 1° lugar de 2 vagas;
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) 2025 – 1°PPP e 11° ampla. Convocada, irei tomar posse inicio de setembro/2025;
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) 2025 -2° PPP do Cadastro Reserva.
Também fui aprovada em alguns processos seletivos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Isabelle: Era mais restrita, claro, mas eu moderava. Me permitia sair aos finais de semana por algumas horas com minha família e noivo. Infelizmente os amigos ficaram um pouco a parte, mas sempre que possível eu conversava e saía com eles.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Isabelle: Totalmente! Eu digo que sem meus pais, minha irmã e meu noivo, teria sido impossível minha aprovação. Eles me deram apoio moral, físico e por vezes até financeiro. Me incentivavam e me auxiliavam desde o básico (buscar um copo de água, preparar um lanche) até viajar comigo para outra cidade/estado para fazer a prova.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Isabelle: Eu já vinha em uma pegada de estudos constante, mas acredito que foram cerca de 6 meses estudando focada para o ICMBio e IBAMA.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Isabelle: Já havia testado estudar pela “receita de bolo”: ler PDF, assistir videoaula e fazer questões, nessa sequência. Mas isso não funcionou para mim, pois mesmo fazendo isso, sentia meu rendimento baixo e não fui aprovada nem para o cadastro reserva dos concursos que estudei dessa forma.
Foi só depois da reprovação no concurso do Ministério do Meio Ambiente e da Agência Nacional de Águas que decidi mudar meus métodos de estudo. Comecei a assistir videoaulas e fazer questões, apenas esses dois métodos. Acredito que não me adaptei ao PDF, pois é uma quantidade de conteúdo extensa e aprofundada, e com o edital, além de eu ser uma pessoa mais visual, as videoaulas me atendiam melhor.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Isabelle: Pelo YouTube. Já faz anos que conheço, nem me lembro quando foi a primeira vez que ouvi falar.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Isabelle: Bizu Estratégico auxiliava muito. A maioria dos professores tem uma didática incrível, são raros os que não me adaptei.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Isabelle: Todos os dias estudava conhecimentos específicos, pois era a matéria que mais me atraía. Então revezava entre as matérias de conhecimentos básicos. No começo havia montado um plano de estudos “perfeito”, mas percebi que isso não se adaptava a minha rotina, então montei um plano de estudos REAL, no qual eu colocava o tempo que eu tinha certeza que iria conseguir cumprir. Se era 30 minutos, 1h ou 5h por dia, não importava, o importante era estudar um pouco todos os dias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Isabelle: Usava o Anki e meus resumos feitos a mão. Simulados fazia cerca de 2x no mês.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Isabelle: Para mim é extremamente importante. Fundamental. Digo que o que me direcionou e me fez entender a banca e como cobrava as disciplinas foram as questões. Fiz muitas, inúmeras.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Isabelle: Direito Administrativo e Direito Constitucional. Comecei a assistir videoaulas com professores que me faziam entender da melhor forma. A Nelma é fantástica.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Isabelle: Assistia muito Reta Final e as Revisões de Véspera do Estratégia, além de revisar meus resumos. Não estudava conteúdo novo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Isabelle: Eu sempre tive facilidade com a redação de textos, então, para mim, é a parte mais fácil (pasmem). Eu sei a estrutura que um texto dissertativo argumentativo precisava ter, então era estudar a parte especifica para saber como discorrer, mas foi tranquilo, tanto que eu nem utilizava o rascunho nas provas, fazia a redação direto na folha oficial. A redação que mais demorei foi a do IBAMA, mas também porque o tema foi mais complicado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Isabelle: Acredito que o erro foi ter abdicado do meu sono e dos exercícios físicos, pois isso deixou minha saúde fragilizada.
De acerto foi ter identificado o melhor método de aprendizado para mim e ter persistido.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Isabelle: Não, pois sempre tive claro meu objetivo, então mesmo quando era reprovada não pensava em desistir, pelo contrário, tentava identificar o que eu havia feito de errado no processo e aprender com aquilo para melhorar para a próxima prova.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Isabelle: Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura! O importante é persistir e não desistir. Estabelecer de forma clara seus objetivos de vida e não deixar de lado sua saúde física e mental.
Se tiver apoio da família, esposo (a), filhos, amigos, se apegue a eles, pois isso irá fazer uma diferença enorme nos dias difíceis.
E, por fim, não romantize 12horas de estudo em detrimento de você. Apenas faça o seu melhor nas melhores condições que você tem.