
“[…] Persistência e disciplina irão te levar ao seu objetivo. Apenas os que persistem alcançam êxito.”
Confira nossa entrevista com Manoela Oliveira, aprovada no concurso EBSERH para o cargo de Endodontia UNB-DF:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Quando se formou, idade e cidade natal?
Manoela Oliveira: Sou formada em Odontologia desde 2019, pós-graduada em Endodontia, tenho 30 anos. Sou de Teresina-PI, mas resido atualmente em Brasília-DF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Manoela: Comecei a estudar para concurso em 2022, quando mudei de estado, diante de um cenário desafiador, ao precisar entrar novamente no mercado de trabalho. Foi quando abriu o edital do concurso da SES-DF. Diante de tantas incertezas, vi no concurso público uma alternativa que me traria segurança, estabilidade, qualidade de trabalho e de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Manoela: Desde quando decidi que queria estudar e ser aprovada em um concurso público optei por reduzir minha jornada de trabalho, para ter mais tempo disponível para estudar. No momento, consigo conciliar durante a semana o trabalho com os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Manoela: Ebserh (Endodontia UNB-DF), 1º lugar na prova objetiva. SES-DF (Odontologia), 114ª posição do CR. Prefeitura Municipal de Formosa-GO (Odontologia) – 3º lugar. Continuarei estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Manoela: Minha vida social era bem limitada, principalmente quando abriu o edital. Priorizava tirar um tempo de qualidade no final de semana para fazer alguma programação com a família, esposo e amigos, já que durante a semana eu tinha uma certa disponibilidade de tempo para estudar e cumprir o cronograma de estudo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Manoela: Sim, apoiaram e entenderam, pois estávamos alinhados, e sabiam que seria somente por um tempo determinado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Manoela: Direcionado, estudei desde a abertura do edital à véspera da prova, praticamente 3 meses. Tinha em mente que manter a disciplina e a constância não seria fácil, mas era necessário para obter êxito. Não tinha outra forma, nem atalho.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Manoela: Estudei pela plataforma do Estratégia. Por já ter um certo conhecimento nas disciplinas de Odontologia e Português, fazia estudo reverso, através das questões da banca. Nas questões dos assuntos que estava com mais dificuldade, voltava na teoria do PDF ou videoaula. Já nos conteúdos específicos do concurso, como legislações do órgão, assistia videoaula e respondia questões na sequência. Fazia revisões semanais dos conteúdos já estudados através de resumos e das questões comentadas que possuem ao final dos PDFs. A principal vantagem é a facilidade de acesso, praticidade e já ter todo material do Estratégia direcionado para o perfil da banca.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Manoela: Conheci o Estratégia através das redes sociais e por indicação de amigos.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Manoela: Adquiri a assinatura básica, que já me atendia bem e me dava acesso a tudo que precisava. O contato com os professores foi ótimo, não deixaram a desejar em nada. Sempre dispostos a ajudar, desde o inicio, durante as revisões de véspera e no pós-prova no que coubesse.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Manoela: Procurei montar um plano de estudo que se adequasse à minha realidade e que fosse atingível de acordo com minha disponibilidade de tempo em cada dia, pois assim conseguia cumprir o cronograma e não me frustrava nos dias que tinha pouco tempo.
Nos dias que sabia que estaria mais cansada, selecionava no cronograma as disciplinas mais fáceis, que não exigiam tanta concentração, e estudava no máximo 2 disciplinas. Nos dias que tinha mais disponibilidade estudava de 3 a 4 disciplinas, começando pelas de maior dificuldade. Demandava mais tempo e frequência na semana para aquelas que tinham maior peso e volume de conteúdo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Manoela: Revisava pelos resumos e questões comentadas que possuem ao final dos PDFs. O que considero um grande diferencial, pois nas questões que tinha dúvida, já conseguia acessar a teoria diretamente nos comentários, e não perdia tempo tendo que procurar no material completo. Sem falar nas Revisões de Véspera, que são sempre assertivas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Manoela: Não lembro quantas, mas o máximo que conseguia. No pré-edital, questões multibancas. No pós-edital, principalmente as da banca. A resolução de questões é fundamental para fixação do conteúdo e ter uma ideia de como geralmente é cobrado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Manoela: Português era uma das disciplinas que mais tinha dificuldade no início. Na área da Odontologia, posso considerar Patologia e Prótese. Todas as disciplinas são importantes, e 1 ponto às vezes pode fazer uma grande diferença e ser o suficiente para lhe colocar em uma posição decisória. Aprendi a dar a devida importância e encarar, não pular etapas, se necessário, assistir videoaula mais de 1 vez, ler, reler, revisar, até superar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Manoela: Na semana da prova só revisei e respondi questões da banca. No dia anterior ao da prova assisti a Revisão de Véspera.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Manoela: Principais erros, foi falhar em alguns dias mais cansativos, porém, faz parte. Principais acertos, estudar de forma direcionada e seguindo um cronograma.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Manoela: Sim. Frustrações no caminho sempre vão existir, o desânimo, o cansaço da rotina, mas é preciso persistir, no final sempre vale a pena. Saber onde você quer chegar é muito importante para relembrar todos os dias os motivos que me fizeram escolher o caminho do concurso público.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Manoela: Respeitar o processo, conhecer seus limites, saber a hora de descansar e a hora de acelerar. Fazer um plano de estudo compatível com sua realidade. Persistência e disciplina irão te levar ao seu objetivo. Apenas os que persistem alcançam êxito.