
“[…] Seu estudo vai te levar a lugares que você nunca achou que um dia ia pisar.”
Confira a nossa entrevista com Giselly Nery, aprovada em 5º lugar no concurso da EBSERH para atuar no HC-UFU (Uberlândia):
Estratégia Saúde: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Quando se formou, idade e cidade natal?
Giselly Nery: O meu nome é Giselly Nery, tenho 32 anos, sou de Recife e me formei em 2019.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Giselly: Passei no meu primeiro concurso entre 19 e 20 anos. Depois que passei, eu parei de estudar com foco e fazia alguns concursos, mas nada com objetivo. Sempre na minha área.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Giselly: Sempre trabalhei e estudei, fiz faculdade, curso de inglês… mil coisas de uma vez. Pra concursos, sempre foquei nas horas de almoço e entre um paciente e outro, quando faltavam.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Giselly: Passei em quinto lugar como Técnica na Prefeitura do Recife. Na EBSERH, fique em primeiro (cotas) para Dentista Especialista e oitavo para Técnica.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Giselly: Sempre fui de sair para comer e viajar com os meus amigos, mas para o concurso da EBSERH, eu me afastei mais dos amigos e assim fiquei uns 3 meses antes da prova. Recusava muitas saídas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Giselly: A minha família sempre me viu como concurseira e meio que virei “referência de estudo”. Os meus amigos também, mas as piadinhas sempre existiram. No começo, eu me chateava, mas hoje eu não absorvo mais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Giselly: Estudei firme por 3 meses, não tenho rede social e isso ajuda muito. Eu só tenho WhatsApp mesmo. Queria ver o meu nome na lista de aprovados e preciso de um gás para o próximo concurso que eu almejo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Giselly: Estudei muito por videoaulas e PDFs da plataforma do Estratégia. Idas e vindas para o trabalho comecei a colocar aulas no fone.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Giselly: Através de um amigo que, hoje, eu considero o meu mentor kkk. Eu assistia algumas aulas de SUS do prof. Bruno e da Prof. Lígia pelo YouTube. Mas esse meu amigo, estava estudando para prova da Depen, em 2021. Ele me mostrou um PDF do Estratégia que achei bem completo, falou sobre as Trilhas Estratégicas e eu achei bem interessante.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Giselly: Assinei a Vitalícia assim que abriu. As professoras são maravilhosas, não sei como vocês dão conta com tantas atividades externas. Mas, vocês são de uma humanidade e uma compaixão indescritível. A Prof. Mirela me ajudou muito já. Hoje, o meu foco está direcionado a Perícia e a prof. Juliana já me tirou muitas dúvidas, responde sem qualquer rodeio. Não me arrependo de jeito nenhum.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Giselly: Já usei alguns cursos online, mas eu sentia falta de ter um feedback, um retorno, um acompanhamento de perto. E, isso, eu consigo até pelo WhatsApp, através dos grupos no Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Giselly: Sim, fiz e levei ponto de corte em Português. Extremamente frustrante.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Giselly: Me sinto mais preparada, com um impulso pra estudar, mais garra, me sinto bem equipada com diversas ferrramentas que a plataforma nos oferece.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Giselly: Eu seguia a Trilha, às vezes, eu pulava algumas orientações, porque achava que não ia dar tempo de estudar tudo. Estudava em torno de 2 a 3 horas por dia na hora do almoço, dependendo do dia e revisa uns 45 minutos quando estava a caminho de trabalho pelo fone.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Giselly: Fazia e faço os simulados que o Estratégia disponibiliza e também, aos fins de semana, eu lia os meus resumos grifados no próprio PDF.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Giselly: Eu fazia questões do caderno de questões na plataforma e todas as questões do próprio PDF, provas antigas também.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Giselly: Português me humilha muito kkk, mas as aulas da prof. Adriana Figueiredo são surreais de maravilhosas. Melhorei muito. Hoje, eu comecei a focar nas áreas de Direito e vejo que a minha caminhada vai ser árdua, mas sigo firme.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Giselly: Estudei a semana normalmente e, no dia anterior, eu assisti a revisão do Estratégia no YouTube. Pedi folga no trabalho e assisti. Muitas coisas caíram na prova. A premonição nunca falhou.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Giselly: O meu erro, foi não ter começado na época da faculdade a focar em concurso, ter deixado a desejar. O meu acerto, foi perceber que nada está perdido e nem atrasado. O lema é não desistir, mesmo que tudo nos faça parecer que não vai dar certo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Giselly: Pensar em desistir, já pensei muito, porque parece que a gente nada e nada, para morrer na praia, mas a motivação é querer sair do meu degrau atual e subir cada vez mais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Giselly: O meu conselho, é acreditar na família do Estratégia. Eles são muito além de um cursinho para concursos. Eles seguram a sua mão, trabalham arduamente para que nosso nome esteja na tão sonhada lista de aprovados e foque no seu objetivo. Seu estudo vai te levar a lugares que você nunca achou que um dia ia pisar.