Aprovada em 1º lugar no concurso EBSERH para o cargo de Analista Administrativo - Administração Hospitalar - HU-UFJF - Juiz de Fora (MG)
Concursos Públicos“Nunca pensei em desistir. Essa é uma qualidade que tenho, sou muito persistente em minhas metas.”
Confira nossa entrevista com Deusalinda Cordeiro, aprovada em 1º lugar (CR) no concurso EBSERH para o cargo de Analista Administrativo – Administração Hospitalar – HU-UFJF – Juiz de Fora (MG):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Deusalinda Santos Cordeiro: Sou graduada em Administração Hospitalar e Pedagogia, pós graduada em Gestão Pública e Gerência de Cidades, Gestão de Pessoas com ênfase em Gestão por Competências, Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Minha cidade natal é Matogrosso do Sul-Aquidauana. Tenho 58 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Deusalinda: O desejo de me realizar profissionalmente e conquistar minha independência financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Deusalinda: Inicialmente não, meu ex-esposo me deu muito suporte, mas em pouco tempo eu fui aprovada no meu primeiro concurso (municipal), então tive que conciliar o trabalho com os estudos. Aproveitava até os momentos de descanso no trabalho para revisar algum conteúdo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Deusalinda: Minha primeira aprovação foi para Administrador Hospitalar em um município da Bahia, só tinha uma vaga e eu passei em 1º lugar. A 2º foi na área de Pedagogia para professor de Feira de Santana, também na Bahia. E agora Deus me presenteou com essa benção na aprovação para o EBSERH, dentro de uma das minhas áreas (Administrador Hospitalar) e estou muito feliz.
Tive várias aprovações ficando na lista de espera, como na própria EBSERH, CONAB para Administrador, MP da Bahia, MP da União para Administrador, Fio Cruz, TRT…
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Deusalinda: Restringi muito. Quando saía já ficava preocupada com o tempo e com os estudos, só queria falar de concursos e quando encontrava alguém com o mesmo objetivo me realizava. Alguns amigos e parentes me parabenizavam pelo comprometimento e outros diziam que eu ia ficar doida de tanto estudar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Deusalinda: Como eu disse antes, alguns davam forças e outros eram indiferentes.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Deusalinda: Não tem como falar de tempo, por que meu processo de estudo é contínuo. Já tenho muitos conhecimentos adquiridos no decorrer do meu processo de estudos para concursos.
Para esse concurso da EBSERH eu foquei mais em exercícios da banca FGV, priorizando questões de concursos anteriores. Faltando poucos dias para a prova eu dei uma revisada geral na parte de legislação para relembrar, é importante o foco nas principais leis nesse final.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Deusalinda: Já participei de muitos cursos online e presenciais, mas hoje eu prefiro conteúdos teóricos como as apostilas que o Estratégia elabora e disponibiliza para aquisição, menos extensos. Aprendi que quantidade não significa qualidade. Conteúdos extensos, quando você chega no final já nem recorda o que estudou no início e além disso, fica muito cansativo. Já as leis não têm como resumir, sempre estudei a letra da lei, até mais de duas vezes quando tinha tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Deusalinda: Conheci o Estratégia através de comentários nas redes sociais
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Deusalinda: Sim, o que mais me incomodava era o tempo perdido por estar de posse de material pobre em conteúdos cobrados pela banca. As vezes estudava e parecia que estava perdendo tempo, não aprendia nada e quando ia fazer a prova, aparecia um monte de questões de conteúdos que não tinha visto.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Deusalinda: Sim, com classificação bem distante. Quase impossível de ser chamada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Deusalinda: Essa descoberta foi uma benção. Quando comecei a estudar os conteúdos elaborados pelos professores, senti uma facilidade enorme de compreensão, linguagem clara com um excelente alinhamento de todo conteúdo solicitado pela banca, recheado de questões e um resumo maravilhoso para revisão no final da apostila.
Eu sempre imprimi todas as apostilas do Estratégia para estudar, grifava tópicos importantes e fazia meus próprios resumos. Eu absorvo melhor os conteúdos quando estudo e escrevo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Deusalinda: Estudava em torno de seis horas por dia, quando ainda não estava trabalhando. Depois que comecei a trabalhar, já tinha absorvido muito conteúdo, estava em uma fase de revisão constante. Costumava estudar quatro matérias por semana, duas pela manhã e duas pela tarde.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Deusalinda: Resumos
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Deusalinda: É muito importante para fixar todo conteúdo estudado e para conhecer a forma com a banca cobra, conhecer a banca.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Deusalinda: Matemática, tento superar realizando o máximo de questões
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Deusalinda: Só revisão, com foco nos conteúdos de português e legislação.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Deusalinda: Treinar provas discursivas com foco nos conteúdos específicos solicitados pela banca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Deusalinda: Eu atribuo meus erros ao processo de ansiedade que eu desenvolvi. No início eu me iludi, achava que se me dedicasse seria aprovada logo, o que não aconteceu, e nem sempre acontece. Hoje eu estou consciente que quando alguém que acabou de ingressar nos estudos para concursos obtém logo êxito, é exceção a regra.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Deusalinda: Nunca pensei em desistir. Essa é uma qualidade que tenho, sou muito persistente em minhas metas.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Deusalinda: É muito importante escolher o material adequado, não perder tempo com conteúdos que não agregam, aqui eu super indico os conteúdos do Estratégia. Deixar o comodismo de lado e pesquisar, afinal realizar o sonho de ser aprovado depende da qualidade do seu estudo.
Aconselho praticar o máximo de questões da banca, priorizando questões do concurso para o qual se inscreveu; manter-se motivado e focado no objetivo de ser aprovado, ser perseverante, independente do êxito obtido de imediato, pois o maior êxito está bem mais perto do que se espera. “Não estudamos para passar, mas até passarmos”.
De posse de todo comprometimento e com Deus e a fé no coração, a vitória com certeza virá.