
“[…] As coisas vão ficando mais tranquilas com o tempo e quando menos se espera o resultado positivo vem, é só não desistir.”
Confira nossa entrevista com Yasmim Cristina Padilha, aprovada em 3º lugar (feminino) no Corpo de Fuzileiros Navais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Yasmim Cristina Padilha: Tenho 18 anos, possuo ensino médio-técnico completo e sou de Belém/PA.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Yasmim: Eu comecei a estudar para concursos militares, mais especificamente para a EPCAr, com o intuito de fazer o ensino médio em uma escola melhor. Entretanto depois de um tempo conheci a EsPCEx e voltei meu foco para ela, conquistando algumas aprovações desde então, dentre elas o 1° lugar do CFN 2024, 3° lugar do CFN 2025 e 4° lugar da EAM 2025.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Yasmim: Conheci o Estratégia Militares em 2020, pelo YouTube, mas só comecei a utilizar de fato posteriormente. Decidi virar aluna, principalmente, depois de ver o nível de aprofundamento dos materiais e das aulas, que era bem diferente do curso que eu utilizava anteriormente.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Yasmim: Para ser sincera, eu nunca medi as horas líquidas diárias, só estudava o máximo que eu conseguisse. Normalmente eu separava duas matérias, mas isso também variava bastante. Então, por exemplo, se eu estivesse vendo uma matéria e percebesse que não estava mais rendendo, ia para outra que fosse de uma área diferente, para equilibrar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Yasmim: Somente estudava.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Yasmim: As ferramentas que mais utilizei foram o banco de questões e o LDI. O LDI me chamou atenção principalmente por ter um equilíbrio entre aulas, texto e questões, já que um dos erros que eu mais cometia no início era o de só focar em um desses pontos. Já o banco de questões foi importante pois, por ter uma grande variedade, eu conseguia ver as várias formas que o assunto poderia ser cobrado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Yasmim: Para a prova que é o meu foco até o momento (EsPCEx), estudo direcionada há uns 2 ou 3 anos. E o que me faz manter a disciplina é saber os motivos que me levaram a começar a estudar, as metas que pretendo atingir e a ideia de poder dar orgulho a quem está me ajudando nessa caminhada.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Yasmim: Minhas maiores dificuldades são em física e o que está me auxiliando a superar isso é tentar formar uma base sólida antes de aprofundar os conteúdos.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Yasmim: Na reta final, gosto de fazer muitas questões de provas anteriores ou com um modelo parecido com o da banca, no menor tempo possível, a fim de tentar diminuir o tempo de prova. Se eu perceber que não lembrei de algum detalhe do conteúdo, volto para os resumos que escrevi e reviso.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Yasmim: Sou solteira e sem filhos, mas sempre tive um apoio muito grande de professores, familiares e amigos. Eles são os que mais me colocam para cima quando estou desanimada e também chamam minha atenção se perceberem que estou cometendo algum erro na preparação.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Yasmim: Na manhã do dia em que fui convidada, vi um post falando sobre o Baile, mas não imaginei que fosse ser chamada. Depois de algumas horas, chegou uma mensagem e eu fiquei extremamente feliz, lembro que saí pulando com a minha família pela casa. Nunca imaginei que esse dia iria chegar e está sendo muito bom ver todo o suporte que o Estratégia está dando para ter certeza que esse momento vai ser especial.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Yasmim: Eu já tinha ouvido falar sobre o Baile, mas nunca imaginei que algum dia iria participar de fato, até porque meu foco era somente ser classificada. Foi maravilhoso saber que além dessas classificações terem sido nos primeiros lugares, ainda vou ter a oportunidade de participar desse evento tão incrível que antes parecia somente um sonho distante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Yasmim: Meus principais erros no início foram principalmente não fazer tantas questões e não treinar tempo de prova em simulados. Nessa época eu tinha uma espécie de medo e demorei muito para perceber que estava me atrasando. Quanto aos acertos, creio que o maior tenha sido sempre dar grande importância para a base antes de continuar o resto do conteúdo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Yasmim: Pensei várias vezes em desistir, acredito inclusive que faça parte do processo e que todo mundo pense em algum momento, o importante é não deixar esse pensamento tomar conta e ser maior que as metas estabelecidas. Se eu encontrasse minha versão de 5 anos atrás, eu agradeceria por ela ter decidido começar tão cedo, mesmo que tenha parecido bem difícil na época, diria para ela levantar e continuar quantas vezes fossem necessárias, porque uma hora ela conseguiria ver os resultados vindo e perceberia que estava se tornando alguém que ela admiraria.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Yasmim: Quando estamos começando algo tão grande quanto estudar para concursos, muitas vezes ficamos perdidos, desanimados e parece que o conteúdo nunca vai ser aprendido de fato e que a aprovação nunca vai vir. Mas o mais importante é persistir mesmo nesses momentos. As coisas vão ficando mais tranquilas com o tempo e quando menos se espera o resultado positivo vem, é só não desistir.