Aprovada em 1° lugar no concurso EBSERH (2024) para o cargo de Jornalista (HUOL-UFRN)
Saúde“Persista e não desista. Não deixe que os resultados anteriores moldem quem você é ou o que você acredita. Tenha fé e faça o que tem que ser feito. Na hora certa, vai acontecer.”
Confira nossa entrevista com Paulina Oliveira, aprovada em 1° lugar no concurso EBSERH (2024) para o cargo de Jornalista (HUOL-UFRN):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Paulina Oliveira: Me chamo Paulina, sou jornalista, tenho 28 anos e moro em Natal-RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Paulina: Sempre tive o desejo de ser concursada. Mas após finalizar a faculdade e observar como era o mercado de trabalho na minha área de formação, percebi que queria um emprego que pudesse sentir alguma garantia de estabilidade, sem medo de ser demitida no fim do dia e que respeitasse minha jornada de trabalho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Paulina: Sim. Trabalhava de segunda a sexta e estudava após a jornada de trabalho. Nos finais de semana, conseguia ter um horário maior de estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Paulina: Já fui aprovada em outros dois concursos da EBSERH, mas em colocações em que não fui convocada (22º e 4º). Também fui aprovada em 3º lugar na AMCEVALE, em 8º lugar no CRO-AL, em 7º lugar na CODEVASF (Maceió) e em 7º lugar na Câmara Municipal de São José de Mipibu.
Apesar desse concurso da EBSERH ter sido meu objetivo por muitos anos e já ter assumido a vaga, pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Paulina: Conseguia sair com meus amigos e família, mas sem abrir mão das minhas obrigações diárias de estudo. Quando não conseguia estudar no horário planejado ou em um dia específico, remanejava os assuntos para dias posteriores, mas não deixava atrasar conteúdo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Paulina: Sempre tive o apoio e incentivo da minha família, meu noivo e amigos. As inscrições das minhas primeiras provas foram pagas pelos meus pais, que sempre investiram no meu conhecimento. Meu noivo me incentivou a assinar o Estratégia Concursos e a não desistir, inclusive, estudou comigo para algumas provas que contemplavam nossas áreas. Já alguns dos meus amigos também são concurseiros, então compartilhávamos os editais que saíam, resolvíamos questões juntos e nos apoiávamos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Paulina: O objetivo inicial era fazer o concurso do MPU, inclusive, assinei o Estratégia antes do edital sair. Porém, quando descobri que a prova para comunicação seria realizada apenas em Brasília, não me senti preparada o suficiente devido ao alto nível dos concorrentes e os gastos decorrentes da viagem. Por isso, resolvi mudar o foco para um concurso da mesma banca, voltado para minha área de formação e com assuntos semelhantes. Na época, o da EBSERH foi o que mais se encaixou, só precisei começar a estudar algumas disciplinas que já tinha conhecimento prévio.
Para manter a disciplina, foi essencial pensar no meu sonho de ser concursada e levar a rotina de estudos como uma obrigação diária.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Paulina: Meu estudo era composto por PDF + resolução de questões. Mas, utilizei as videoaulas para o contato inicial com alguma disciplina e na disciplina de português (acho a didática da professora Adriana Figueiredo fantástica para compreender o português cobrado pela FGV).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Paulina: Através das videoaulas gratuitas no canal do youtube.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Paulina: Contei com a ajuda de uma mentora para montar meu plano de estudos, baseado no concurso em específico e no peso de cada matéria. Estudava duas matérias por dia e resolvia questões rotineiramente. Nos dias de semana, estudava cerca de 4 horas por dia. Já nos finais de semana, de 6 a 8 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Paulina: Sempre fazia um resumo do que foi estudado, resolvia muitas questões e provas anteriores da banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Paulina: Não lembro quantidade de questões, mas foram essenciais para fixar o conteúdo e ter ideia de como a banca cobra.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Paulina: Para esse concurso tive dificuldade para as disciplinas da área da saúde. Tentei fazer questões e resumos para absorver o máximo que podia.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Paulina: Resolução de questões e de provas anteriores.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Paulina: Tento ficar bem informada sobre assuntos da atualidade, acessar portais de notícias e fazer redações baseadas nos temas em alta.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Paulina: A pausa entre um edital e outro foi um dos principais erros, pois a constância faz com que a gente fique com o conhecimento fresquinho na mente. Acho que o acerto foi justamente montar um cronograma de estudos e seguir fielmente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Paulina: Sim, durante várias vezes. Mas é preciso lembrar que nós somos os únicos representantes dos nossos sonhos na face da terra. Se não nos dedicarmos, quem vai?! Pensar no que queria para o futuro foi meu grande impulso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Paulina: Persista e não desista. Não deixe que os resultados anteriores moldem quem você é ou o que você acredita. Tenha fé e faça o que tem que ser feito. Na hora certa, vai acontecer.