
Confira a nossa entrevista com Graziela Vieira, aprovada em 1º lugar no concurso dos Correios para o cargo de Analista – Arquiteto:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Graziele Bispo Vieira: Eu sou Arquiteta e Urbanista, tenho 29 anos e sou de Salvador/BA.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Graziele: Até 2023, eu trabalhava na iniciativa privada e não tinha interesse algum em estudar para concurso público. Até que surgiu uma oportunidade de participar do Processo Seletivo para o IBGE. Fiz o PSS, passei, comecei a trabalhar e conviver com concurseiros, o que me motivou a seguir pelo mesmo caminho.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Graziele: Conheci o Estratégia quando me preparava para o PSS do IBGE. O meu marido me falou sobre um simulado e uma Revisão de Véspera. Naquele momento, ainda era tudo muito novo para mim no mundo dos concursos. Fiz o simulado, depois a revisão e assim decidi me tornar aluna do Estratégia. Foi muito simples escolher o Estratégia pelo fato de ser o melhor curso preparatório para concursos, por ter aulas e PDFs altamente completos e professores de excelente qualidade.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos
Graziele: Eu montei um ciclo de estudos, estudando três matérias por dia. A princípio, eu tinha um quadro com as disciplinas do dia, mas quando não conseguia cumprí-lo, acabava bagunçando a semana. Até que assisti a um vídeo de um aprovado no concurso da PF, Marcus Toloza, aluno do Estratégia, que falava sobre estudar por ciclo. Achei interessante e adaptei à minha rotina. Inicialmente, eu concluía um assunto utilizando 100% das videoaulas, depois lia os resumos disponibilizados pelo curso e, em seguida, resolvia questões.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Graziele: Apesar de trabalhar, o meu emprego atual possui uma escala bastante flexível, o que me permitiu estudar em média de 8 a 9 horas por dia.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Graziele: Eu amo videoaulas, sem dúvidas, esse foi o principal material que utilizei. A didática dos professores e a resolução de questões durante as aulas foram pontos cruciais para o estudo. Utilizo os PDFs apenas para revisar os assuntos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Graziele: Foram seis meses intensos! Estudei cerca de 8 a 9 horas por dia durante esse período. Não tive um segredo para manter a disciplina, apenas um grande desejo de ser efetivada em um cargo público. Como o concurso que prestei tinha apenas uma vaga, eu precisei focar ainda mais e aproveitei cada minuto ao meu dispor.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Graziele: As disciplinas específicas do concurso, pois estava afastada da área e precisei revisar e aprender algumas coisas que não havia visto na graduação. A princípio, pensei em usar os meus materiais da faculdade, mas não foi suficiente. O material do Estratégia é muito bem elaborado e completo. As aulas com os professores Guilherme, Andressa e Núbia foram fundamentais para a minha aprovação. Para as disciplinas específicas, ao contrário das matérias de conhecimento geral, utilizei mais os PDFs: diria que 70% videoaulas e 30% PDFs.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Graziele: Revisei todos os assuntos do edital através das minhas anotações e dos resumos dos PDFs, continuei respondendo muitas questões e fiz um simulado na semana que antecedeu à prova. Assisti toda a Revisão de Véspera do Estratégia, o que também foi muito importante.
Estratégia:No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Graziele: A discursiva sempre foi um ponto fraco para mim, mas eu consegui melhorar com as técnicas ensinadas. Acredito que o segredo seja a prática! Separava um dia da semana apenas para treinar a discursiva, o que era desafiador. Por ser um ponto fraco, eu tinha resistência em estudá-la, mas assisti às aulas, aprendi técnicas e comecei a treinar. Pedia para meu marido ler as minhas redações e dar feedback, foi assim que desenvolvi um bom texto dissertativo.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Graziele: Sou casada e não tenho filho. Como sou muito reservada, quase ninguém sabia que eu estava me preparando para o concurso dos Correios.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Graziele: Indescritível, emocionante. A princípio, a ficha não tinha caído, mas a cada mensagem de um colaborador do Estratégia, cada confirmação relacionada a viagem, deixava-me mais feliz e empolgada.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Graziele: Eu assistia aos vídeos dos Bailes anteriores e achava que aquilo nunca seria real para mim. Foi uma honra ter recebido esse convite, que acredito ser a cereja do bolo na aprovação de um concursado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Graziele: Acredito que o meu principal erro, foi a falta de confiança em mim mesma, a autossabotagem misturada com ansiedade. O meu maior acerto, foi entregar este concurso nas mãos de Deus e permitir que Ele me guiasse até a aprovação. Sem sombra de dúvidas, o curso do Estratégia foi fundamental em todo o percurso, digo isso com sinceridade, vocês foram essenciais para que eu alcançasse o primeiro lugar!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Graziele: Sim, pensei em desistir quando vi o número de inscritos. A minha principal motivação foi concluir o ciclo, ouvir os conselhos do meu marido e acreditar que Deus tinha um propósito maior. Bom, a Graziele de 5 anos atrás, jamais imaginaria que seria uma concursada, muito menos que alcançaria o primeiro lugar. Diria: Acredite no resultado e viva o processo!
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Graziele: O primeiro passo é acreditar em si mesmo. É fundamental confiar no próprio potencial e deixar os medos de lado! Durante a preparação, há momentos de instabilidade: uns dias estamos muito dispostos a estudar, outros é difícil se concentrar. Mas o importante é tentar, não importa se uma ou oito horas por dia. A gente só não pode parar!