“Foque em um concurso e tenha disciplina. Estude sempre quando puder, mesmo que seja por pouco tempo, mas não pode perder o ritmo.”
Confira a nossa entrevista com Luciana Rameiro, aprovada em 1° lugar no concurso CORREIOS para o cargo de Arquiteto – Pará:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luciana Rameiro: Nasci em Teresina, tenho 42 anos e sou formada em Arquitetura, desde 2009. Fiz o curso de Letras também, entre 2016 e 2023.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luciana: Resolvi mudar a minha vida. Já fazia muito tempo que eu estava desempregada, apenas realizando atividades na área de Letras. Dava aulas de Português para estrangeiros falantes de língua francesa de forma voluntária. Era bolsista na Ufpa e também participei de projetos de pesquisa na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Eu tinha abandonado a área de Arquitetura, fazia concursos na área, mas sem foco, pois achava impossível uma aprovação na área de Arquitetura, pois os concursos ofereciam poucas vagas na área.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luciana: No início, eu estudava e trabalhava, mas não tinha sucesso e nunca tinha pago cursinho específico. Eu passei muito tempo errando, pois misturava os estudos de concursos. Eu estudava para concursos da área administrativa e deixava os concursos de arquitetura em segundo plano. Eu fazia concursos de arquitetura e administrativos ao mesmo tempo, desse jeito não tinha foco. Passei mais de 5 anos fazendo isso e não tive sucesso em concurso algum.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luciana: Em setembro de 2024, fiz a prova da Secretaria de Obras do Estado do Pará e fiquei em 3º lugar com a prova objetiva e redação, mas caí para 9ª lugar na prova de títulos. Com esse resultado, percebi que o foco numa área estava começando a dar certo. Em outubro, passei em 4º lugar para o cargo de Arquiteto na Prefeitura de Bragança, no Estado do Pará, cargo que estou atualmente. Eram 4 vagas. Neste concurso, consegui acertar todas as específicas e isso possibilitou a minha aprovação. Continuei com foco em uma área e em dezembro, fiz a prova dos Correios e consegui ficar em 1º lugar. Continuei estudando e fiquei em 2º lugar na prova do Tribunal de Justiça do Pará, com notas das provas objetivas e discursivas, sem os títulos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luciana: Nesse período de 1 ano, eu tinha deixado de fazer tudo para ficar só estudando, mas não deixei de sair com familiares. Lembro que teve apenas 1 encontro familiar que eu não fui, pois estava perto da prova. Mas, eu lembro que em todo lugar que eu ia, eu levava o meu caderno de resumos e erros que eu costumava anotar, após fazer as questões dos PDFs e da plataforma do Estratégia. Eu lia o caderno sempre, esperando consultas médicas, viajando, antes de deitar. Era como se fosse um livro de cabeceira que se lê o tempo todo, até fixar os pontos mais cobrados. Eu mesma elaborei este caderno de revisão, após os estudos e resolução de questões na plataforma do Estratégia.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Luciana: Sim, sempre me ajudaram. Alguns duvidavam, até achavam que eu não fazia nada. Tinha vergonha dessa situação, mas transformei esse fato em força de vontade para seguir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luciana: Após 4 meses estudando com foco, eu consegui a primeira aprovação. Para sair do meio que não favorecia, eu procurava uma biblioteca ou um curso de língua estrangeira que tinha uma biblioteca e frequentava esses lugares pra sair de casa. Para manter a disciplina, a minha estratégia foi focar em concursos só da área específica de Arquitetura. Os pontos nas específicas me ajudaram bastante. No concurso do TJ, eu estava trabalhando na prefeitura pela manhã e, à tarde, eu sempre reservava um tempo pra estudar, mesmo que fosse pouco tempo, pois eu estava com outras demandas como cuidar de casa e um início de gravidez de risco.
Uma coisa que fiz diferente também, foi treinar redação. Encontrei um professor que fazia correções individuais e elaborei um modelo de redação ideal para usar em quase qualquer tema. Eu lia e fazia cópias das redações propostas nas apostilas discursivas do Estratégia.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luciana: Eu usei todas as formas de preparação. Eu escolhia a que cabia no momento. Quando estava cansada, eu escutava videoaulas, quando estava bem disposta fazia exercícios na plataforma de questões do Estratégia. Muitas vezes, eu fazia trabalhos domésticos ou cozinhava escutando videoaulas, mesmo em assuntos mais complexos. Resolvia as questões comentadas dos PDFs também.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luciana: Por propaganda no Youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Luciana: Nunca tinha pago cursinho. O primeiro foi o Estratégia e foi o suficiente.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luciana: São direcionados para as provas. Dizem o que as bancas cobram.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luciana: Estudava, em média, 1 hora por dia. Nos tempos livres, lia meu caderno de anotações.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luciana: Fazia muitos resumos, durante os estudos e leitura deles em tempos livres. Resolvia questões de provas anteriores da banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luciana: Muitas, não me lembro números, mas sempre que me sentia disposta, fazia questões dos PDFs e depois na plataforma.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luciana: Matemática e Português. Tentei superar com questões e videoaulas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luciana: Fazia revisão, baseada no edital. Lia o edital e a revisão era baseada nos assuntos do edital do concurso. Fazia revisão com o meu caderno de revisão e anotações. Escutava videoaulas, em momentos de cansaço.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luciana: Encontrei um professor que fazia correções individuais. Comprei um pacote e fiz umas 5 ou 4 redações por mês. 1 por semana. Fazia cópias das redações existentes nas apostilas do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luciana: Fazia todo concurso que aparecia ou de qualquer área ou de ensino médio e de arquitetura também, esse foi o erro. O acerto foi focar somente numa área. O meu caso foi em concursos específicos para a área de arquitetura.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luciana: Sim. O medo do desemprego era maior.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luciana: Foque em um concurso e tenha disciplina. Estude sempre quando puder, mesmo que seja por pouco tempo, mas não perca o ritmo.