
“Não desista! Se você não desistir, a sua aprovação e nomeação vão acontecer. Faça muitos concursos com editais parecidos para treinar.”
Confira a nossa entrevista com Thaís Machado Alencar, aprovada em 1° lugar no concurso TRT10 para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para quenossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formaçãoe cidade natal?
Thaís Machado Alencar: O meu nome é Thaís Alencar, tenho 31 anos, sou formada em Administração pela Universidade de Brasília – UnB e sou de Brasília/DF.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Thaís: Durante a graduação, eu tive a oportunidade de experimentar os dois mundos: o lado privado, pois trabalhei em uma consultoria empresarial e o lado do serviço público, pois fiz estágio no Tribunal de Contas do DF. Durante o estágio, eu decidi que queria fazer concurso, depois que eu me formasse.
Além disso, eu tinha a experiência dentro de casa, o meu pai era da iniciativa privada e minha mãe era servidora pública e eu queria poder desfrutar dos mesmos benefícios que a minha mãe tinha. Eu tive primos servidores que também sempre me incentivavam para estudar para concursos.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Thaís: Após eu me formar, eu comecei a pesquisar sobre as carreiras no Youtube e os vídeos do Estratégia apareceram para mim, comecei a ver muitos vídeos, o que me fez adquirir o pacote do Estratégia, que à época, era específico para cada curso, pois ainda não existia a assinatura, bem como a Assinatura Vitalícia. Comprei o pacote do STM em 2018 e, desde então, ia adquirindo a assinatura e depois consegui a Vitalícia.
Tornei-me aluna do Estratégia, principalmente pela referência dos professores.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Thaís: No início, eu me dedicava 100% aos estudos. Tinha a meta de cumprir 7 horas líquidas durante a semana e aos sábados, eu fazia simulado. Eu tinha um agenda, na qual eu dava check nos dias que eu conseguia bater a minha meta. Quando eu via a semana ou o mês todo verdinho de check, isso me motivava a continuar estudando.
Em um segundo momento, eu alcancei algumas nomeações e comecei a trabalhar. Nessa fase, eu conciliava o estudo com o trabalho. Que período cansativo! Eu tinha a meta de estudar 3 horas líquidas (dia sem academia) e 4 horas (dia com academia) durante a semana. Aos sábados, a meta era estudar 6 horas líquidas e, aos domingos, eu estava fazendo algum concurso ou simulado.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou emsua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Thaís: Eu utilizei o PDF para algumas matérias como: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Administração Geral, Gestão de Pessoas, entre outras. Depois de algum tempo, por ver tantas vezes a mesma matéria, eu comecei a ver as videosaulas dessas matérias para mudar o estímulo.
Já nas matérias que eu tinha mais dificuldade, eu estudava por videoaula, tais como: Raciocínio Lógico, Informática e Estatística.
Eu assistia todos os vídeos da Hora da Verdade na semana anterior as provas, bem como a Revisão de Véspera.
Fazia todos os simulados que o Estratégia disponibilizava também.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Thaís: Como eu sempre foquei na área administrativa de Tribunais, eu não estudei especificamente para este concurso, eu consegui aproveitar o meu estudo das provas anteriores, que tinham o edital muito parecido, principalmente a prova do STJ que foi a anterior que eu fiz.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thaís: Eu tinha muita dificuldade em Raciocínio Lógico e Informática. Adaptei o estudo para videoaula, distribuí mais tempo no meu ciclo de estudos para essas matérias, assim como estudava logo no início do dia elas, pois estava descansada e fiz muitas questões.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final ?
Thaís: Eu assistia a Hora da Verdade, a Revisão de Véspera, revia os meus mapas mentais até o último minuto antes de entrar na prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Thaís: Eu tinha muita dificuldade com a discursiva no início. Cheguei a ser reprovada em algumas provas, por causa da nota. Diante disso, eu comecei a fazer redação todo sábado e de temas variados.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Thaís: A minha família sempre me apoio muito nos estudos, eu tive muita sorte nisso. Foi graças a eles que eu consegui me dedicar 100% aos estudos no início. Além disso, eles me levaram para todas as provas que e fazia e olha que foram 38 provas!
O meu namorado também sempre me apoiou. Ele entendia que não podíamos sair aos finais de semana, porque no dia seguinte, eu tinha uma meta a cumprir e/ou simulados e provas para fazer. Foi um período que acabamos ficando muito caseiros.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Thaís: Foi o melhor presente que eu poderia esperar. É como se fosse uma formatura de medicina para os concurseiros. Todo concurseiro conhece o Baile. Eu sempre sonhei com o Baile dos Primeiros, mas eu nunca acreditei que seria possível ir, pois precisaria ficar em primeiro lugar. Com certeza, com esse Baile, eu vou fechar com chave de ouro esse ciclo da minha vida de concurseira.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thaís: O meu erro foi não ter focado nas revisões. Revisão semanal e mensal eu nunca consegui ajustar.
O principal acerto foi ter feito muitas provas. Só em 2024, eu fiz 11 provas, desde conselho regional até tribunal, pois tinham o edital parecido. Isso me fez saber o que eu estava errando e precisava focar e ajustar nos meus estudos, traçar a minha estratégia de prova e ter correções de discursiva que era a minha maior dificuldade. Com tantos concursos, eu consegui ser NOMEADA em vários (STJ, TRT 10, TJGO, MPGO, CAPES, CODEVASF 2 vezes, Funpresp-Jud, Sedes, SLU, Codhab, CRESS-DF, CFT) e ter a oportunidade de escolher onde eu vou ficar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Thaís: Nunca pensei em desistir, mas isso faz parte do meu perfil. Quando eu estabeleço um objetivo, eu não desisto até alcançá-lo.
Eu falaria para a Thaís de 5 anos atrás, que ela fez a escolha certa em ter escolhi o esse caminho dos concursos. É um caminho muito difícil e cansativo, mas ao final, vale muito a pena!
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Thaís: Não desista! Se você não desistir, a sua aprovação e nomeação vão acontecer. Faça muitos concursos com editais parecidos para treinar.