Aprovada em 1° lugar no concurso TRT 10 para o cargo de Técnico Judiciário - Área Administrativa - DF (PCD):
Concursos Públicos
“Em primeiro lugar, imagine onde você gostaria de estar daqui há alguns anos, imagine-se proporcionando o melhor pra sua família. Entenda que para que esse sonho se realize você deve estabelecer uma meta, leve os estudos com responsabilidade, fique longe das distrações […]”
Confira nossa entrevista com Charmila Alves de Souza, aprovada em 1° lugar no concurso TRT 10 para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa – DF (PCD):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Charmila Alves de Souza: Sou natural de Maceió – AL, graduada em Administração Pública pela Universidade Estadual de Alagoas. Casada, tenho um filho de 10 anos. Sou servidora pública no Município de Marechal Deodoro onde atuo como Diretora Administrativa da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Charmila: Ingressei no serviço público aos meus 20 anos, fiz carreira, mas sempre atuei em Cargos Comissionados. Já fui servidora estadual, municipal, todavia desde muito cedo eu tenho como meta de vida, ser servidora pública federal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Charmila: Sempre conciliei estudos e trabalhos, assim como a vida de ser mãe, não é uma batalha fácil, deve haver muita persistência, disciplina e fé para seguir com o processo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação?
Charmila: Codevasf – 18º – AMPLA – ADMINISTRADOR
Ibama – 18º – AMPLA – ANALISTA
TRT 10 – 1º PCD – 220º AMPLA – TÉCNICO
TRT 12 – 13º PCD ANALISTA
TRT 21 – 3º PCD ANALISTA
TRT 6 – AGUARDANDO RESULTADO
Pretendo continuar estudando sim.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Charmila: Vida social um pouco limitada, muitas vezes até sem rede social, dedicação de 90% do meu tempo livre aos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Charmila: Minha família super apoia, porque sabe que é minha meta de vida, já os amigos e familiares que estão um pouco distante de mim não entendem o processo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Charmila: Entre 2 e 3 anos.
Para manter a disciplina tem que eliminar as distrações, tem que ter muito claro em mente o que se almeja, levar isso com muita responsabilidade, se imaginar no cargo dos sonhos, procurar corrigir os erros, procurar novas ferramentas de estudos e plataformas sérias de aprendizado, não existe método milagroso, é preciso muita dedicação, deve-se revisar sempre e ter fé que nossa prova vai chegar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Charmila: PDFs
Estratégia Cast
Livros
Flash cards (post it)
Anki
Videoaula (apenas para entender determinados assuntos).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Charmila: Lá no comecinho de 2019 quando eu estava estudando em cursinhos presenciais que tomavam meu tempo de forma significativa.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Charmila: Já adquiri material do Gran, mas não me adaptei, me identifico mais com a didática do Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Charmila: Passei uma semana com esse material apenas e cancelei a assinatura.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Charmila: Os PDFs do Estratégia são os mais completos para quem quer se preparar para concursos com qualidade e estar no topo da lista dos aprovados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Charmila: Eu uso a plataforma ESTUDEI para montar meu plano, estudo em médias 4 horas líquidas por dia, às vezes mais. Estudo de domingo a domingo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Charmila: Minhas revisões são feitas por post its ou anki, através de um caderno de erros que montei com mais de 50 mil questões já resolvidas nos últimos anos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Charmila: Resolver questões é fundamental, porque você conhece a forma como a banca cobra, as palavras chaves, além de montar seu caderno de erros que é essencial.
Já respondi mais de 50 mil questões com certeza.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Charmila: Tenho dificuldade com RLM e Direito Processual do Trabalho, consegui superar essa dificuldade com muito prática.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Charmila: Geralmente só faço revisar na semana pré prova e ler material relativo a temas de redação.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Charmila: Aconselho o aluno gostar de ler, ter uma noção crítica social, política, filosófica e em alguns casos noção técnica do assunto, porque vai depender muito do perfil da banca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Charmila: Erro: Subestimar as revisões por muito tempo.
Acertos: Responder muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Charmila: Há um mês atrás queria desistir, o processo é doloroso, as viagens são cansativas, meu esposo (que entende a minha luta), minhas amigas (que estão no mesmo processo), são fundamentais. Além de ter estabelecido isso como meta de vida e não apenas como um sonho.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Charmila: Em primeiro lugar, imagine onde você gostaria de estar daqui há alguns anos, imagine-se proporcionando o melhor pra sua família. Entenda que para que esse sonho se realize você deve estabelecer uma meta, leve os estudos com responsabilidade, fique longe das distrações, faça amigos que tenham o mesmo propósito que você, estude, estude e estude, faça sua parte todos os dias.
Procure ferramentas que possam otimizar seus estudos, corrija seus erros, melhore seus pontos fracos, faça questões todos os dias, revise sempre.
Saiba que é um projeto a longo prazo e que coisas grandes na nossa vida realmente demoram a acontecer. É preciso respeitar o processo, vão vir muitas reprovações, dias de choro, a mão vai doer de tanto escrever, os olhos vão cansar de horas e horas de leitura, vão existir noites mal dormidas, vão existir pessoas pra te falar que você não é capaz, TRANSFORME TUDO ISSO EM MOTIVAÇÃO, acredite, pessoas comuns como eu e você podem chegar lá e eu cheguei.