Aprovada em 1° lugar no concurso TRT 10 para o cargo de Técnico Judiciário
Concursos Públicos
“Coloque 100% de energia em tudo que faz e em concurso público não é diferente, leve isso como a responsabilidade de um segundo trabalho, esteja obcecado em ser aprovado […]”
Confira nossa entrevista com Charmila Alves de Souza, aprovada em 1° lugar no concurso TRT 10 para o cargo de Técnico Judiciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Charmila Alves de Souza: Tenho 41 anos, sou Administradora Pública, moro em Marechal Deodoro-AL, servidora pública há mais de 20 anos, já atuei na executivo municipal e estadual, mas sonhava em ser servidora do Judiciário.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Charmila: Iniciei meus estudos em 2021 para 2022 quando tracei uma estratégia para os próximos concursos de tribunais que estavam por vir e a melhor oportunidade seria a onda de TRTs.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Charmila: Conheci o Estratégia pelas aulas do Herbert Almeida e pelas redes sociais, senti muita segurança na linha pedagógica oferecida, o material pra mim sempre foi muito completo e direcionado.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Charmila: Eu estudava cerca de 3 a 4 matérias, cada uma delas entre 1 hora e 1 hora e meia, por dia, todos os dias da semana sem exceção. Sábado fazia redações e domingo eu fazia uma revisão mais leve, mas sempre sem falhar. Totalizavam cerca de 4 a 6 horas líquidas por dia. É claro que haverá dias menos produtivos, mas o importante é manter a constância. Também precisei montar uma base sólida de conhecimento e depois foquei em revisão espaçada e muitas e muitas questões.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Charmila: Eu trabalhava até as 14 horas, moro a 15 min do trabalho, às 14:30 já estava sentada para estudar, estudava até às 18:30, hora em que meu esposo e meu filho chegava, parava pra fazer o jantar da família, depois às 20:00 no máximo estava voltando pra estudar até às 22:00, sábado e domingo estudava o dia todo.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Charmila: PDFs, Trilha Estratégica, Estratégia Cast, questões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Charmila: Estudei por cerca de 3 anos e o que faz a gente manter a disciplina é já se imaginar do outro lado, é querer muito ser aprovado e se tornar servidor público e desfrutar de todos os benefícios como estabilidade, qualidade de vida, entre outros fatores.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Charmila: Tinha mais dificuldade em RLM, tive dificuldade em aprender processo do trabalho também, acredito que apenas estas matérias.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Charmila: Simulados para medir o desempenho e treinar duro, além de muitas revisões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Charmila: Eu pegava os temas que o Estratégia disponibilizava, lia o modelo pronto e construía minha discursiva, treinei isso por muitas e muitas vezes, além disso eu tinha uma professora de redação que me acompanhava e isso me fez evoluir muito.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Charmila: Sou casada e tenho 1 filho. Meu esposo sempre me apoiou muito, principalmente nas vezes em que eu quis desistir, ele me lembrava do quanto eu era capaz, e isso sempre me fortaleceu.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Charmila: Foi maravilhoso ver o telefone tocar e receber esse convite, coração a mil por hora, sensação de dever cumprido. Por um minuto eu disse pra mim mesma: Charmila, você conseguiu!
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Charmila: Sim, todo mundo sonha com esse momento, acredito que lá no fundo eu já tinha feito esse pedido ao universo, eu me imaginava dando entrevista e me imaginava chegando ao baile e simplesmente isso vai acontecer. Surreal demais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Charmila: O erro determinante de não revisar, não construir material de revisão.
O principal acerto foi montar meus POST-ITS que chamo de mágicos, e isso me fez ganhar tempo, construir uma revisão direcionada e 100% estratégica. A partir daí começaram as aprovações.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Charmila: Pensei sim em desistir, acho que todo mundo passa por isso, mas no meu caso principalmente quando fui diagnosticada com uma doença autoimune. Mas eu sempre digo que na vida a gente escolhe ser vítima ou viver a vida intensamente, eu prefiro a segunda opção. E se eu voltasse no tempo a 5 anos atrás eu diria, NÃO DESISTA, VAI DAR CERTO.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Charmila: Coloque 100% de energia em tudo que faz e em concurso público não é diferente, leve isso como a responsabilidade de um segundo trabalho, esteja obcecado em ser aprovado, não pare até a posse, não desvie do foco, cerque-se de pessoas que falam a mesma língua, eles vão ser as melhores pessoas quando você estiver desmotivado, apenas eles entendem o processo, elimine as distrações, cuide do seu sono e da sua saúde emocional, cuido do seu corpo e da sua alimentação. Seja estratégico, analise a carreira que você almeja, tenha o Estratégia Concursos como seu principal aliado, torne-se uma especialista em resolver questões. Não desista.