Aprovada em 1° lugar no concurso TRF 4 para o cargo de Analista Judiciário
Concursos Públicos
“Bom, gostaria de dizer para todos que não desistam dos seus sonhos. Se estudar para concurso faz sentido para você, para sua vida, e para seus planos futuros, persista […]”
Confira nossa entrevista com Nathalia Rapacki Knaack, aprovada em 1° lugar no concurso TRF 4 para o cargo de Analista Judiciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Nathalia Rapacki Knaack: Olá, tenho 28 anos e sou formada em Direito desde 2024. Atualmente moro em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Nathalia: A minha trajetória no mundo dos concursos iniciou, de forma oficial, em maio de 2024. Nesse ano, eu e meu marido fomos morar juntos, e menos de uma semana após a mudança, ocorreu a enchente terrível no RS. Nessa época eu trabalhava com representação comercial, e minha realidade financeira foi afetada de maneira drástica, pois o estado parou. Diante desse cenário, decidi mudar de vida e utilizei toda a minha “insatisfação” e insegurança como combustível para ir em busca da estabilidade que o concurso traz.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Nathalia: Eu já conhecia o Estratégia há muitos anos, tenho amigos e pessoas na família que hoje ocupam cargos de alto nível graças ao curso. Quando chegou minha vez de escolher um curso preparatório, não tive dúvidas de que o melhor seria o Estratégia.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Nathalia: Tudo depende se o edital já está aberto ou não. Quando já tinha a data da prova e os conteúdos, utilizei como base o cronograma de estudos criado pelo próprio Estratégia, pensado especificamente para o meu concurso. Além disso, fiz ajustes nesse material considerando meus pontos fortes e fracos, o que era preciso rever ou não. Eu não tinha um número de horas líquidas como meta, mas com o edital aberto eu estudava o máximo que eu podia, estudava enquanto a mente ainda estava ativa.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Nathalia: Sim, eu trabalhava e estudava. Porém, trabalho com representação comercial, o que faz com que as demandas sejam resolvidas majoritariamente de forma online, então eu dispunha de muitas horas livres para focar nos estudos. Com certeza é uma realidade que poucos têm, e sou grata por isso, pois foi algo que acelerou muito o meu caminho até a aprovação.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Nathalia: Eu utilizei diversas ferramentas do Estratégia, cada uma em um momento diferente. Porém posso dizer que os pilares da minha aprovação foram os PDF’s resumidos, o sistema de questões, o passo estratégico para revisão perto da prova e as aulas ao vivo durante a noite “para relaxar” kkk.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Nathalia: Meu estudo direcionado ao TRF 4 durou aproximadamente 5 meses. No entanto eu já havia prestado o concurso do TSE anteriormente, então a minha caminhada no mundo dos concursos durou aproximadamente um ano. O que me motivava e me fazia manter a disciplina era a minha insatisfação profissional e o apoio dos meus familiares, com certeza sem eles eu não teria persistido no caminho.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Nathalia: Eu acredito que várias matérias têm suas dificuldades, mas nessa última prova com certeza Direito Tributário era uma preocupação. Para ultrapassar essa barreira tive que ler muito a letra de lei e assistir as videoaulas dos professores para entender de fato a matéria.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Nathalia: Na reta final eu fiz o máximo de questões que eu pude, li muito a letra da lei e fiz todos os simulados que eram disponibilizados, eu os imprimia e cronometrava o tempo como se realmente estivesse em prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Nathalia: Geralmente aos sábados eu reservava um período para o estudo da discursiva, estudava tanto a estrutura quanto os assuntos possíveis de serem questionados. Além disso, eu estudava com mais atenção e profundidade as matérias de maior relevância para essa etapa.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Nathalia: Sim, sou casada, porém não tenho filhos. Posso dizer que o apoio da minha família, em especial ao do meu marido e dos meus pais, foi extremamente importante. Só quem estuda para concurso sabe a dificuldade que é, o quanto nos cobramos, o quanto nos sentimos falhos e incapazes, parece que a aprovação é algo muito distante, quase inalcançável. Portanto, o apoio de alguém especial é aquilo que vai te motivar todos os dias e fazer todo o esforço valer a pena.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Nathalia: A sensação é indescritível! É a recompensa de todo o esforço! Te faz sentir realmente especial! Eu em inúmeras vezes me imaginava dando entrevista ao Estratégia, contando a minha trajetória e me vislumbrava ao lado dos professores no Baile dos Primeiros! Com certeza é o sonho de toda coruja!
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Nathalia: Sim! Em 2024 durante a preparação para o TSE, eu assisti uma aula da maravilhosa Dri e ela comentou sobre isso, na hora eu pensei: – “meu deus, imagina se um dia eu chego lá, que sonho”! E agora aqui estou eu, prestes a viver essa experiência!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Nathalia: Eu fiz apenas dois concursos nessa jornada. Eu creio que meus principais erros aconteceram no início da minha caminhada, mais especificamente no concurso do TSE. Eu não costumava cronometrar os simulados que eu fazia em casa, e isso foi algo que me prejudicou muito nessa prova, pois eu acabei me perdendo no tempo e não consegui acabar as questões. Por outro lado, acredito que meu maior acerto foi ter “olhado para trás”, ter refletido sobre o que faltava em mim e ter refinado as principais dificuldades.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Nathalia: Sim, já pensei em desistir. O mundo dos concursos é muito difícil e por vezes solitário, então é comum pensar em desistir. Se eu pudesse falar com minha versão de cinco anos atrás, diria para confiar no processo. Mesmo nos momentos em que o caminho parece confuso, difícil ou distante daquilo que eu imaginava, ele ainda assim estaria me conduzindo ao meu maior objetivo.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Nathalia: Bom, gostaria de dizer para todos que não desistam dos seus sonhos. Se estudar para concurso faz sentido para você, para sua vida, e para seus planos futuros, persista! Por mais que o caminho seja difícil, saiba que é normal duvidar das suas escolhas e de achar que essa fase nunca vai ter fim, mas tem! Então não desista! Acredite em você, confie na sua rede de apoio, cuide da sua saúde mental e tenha disciplina! Com constância, resiliência e planejamento você atingirá os seus objetivos!