
“Ser aprovado em um concurso não é sobre ser melhor que os outros, é sobre não desistir de si mesmo. Houve dias difíceis, dúvidas e cansaço, mas a constância vence o talento […]”
Confira nossa entrevista com Bruna Flores de Menezes Fernandes, aprovada em 1° lugar no concurso TJ RR para o cargo de Analista Judiciário – Gestão e Governança de Tecnologia da Informação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Bruna Flores de Menezes Fernandes: Atualmente possuo 35 anos, sou formada na área de tecnologia da informação e natural de Boa Vista, Roraima.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Bruna: Inicialmente buscava um cargo que pudesse me dar estabilidade e segurança, após ingressar no serviço público pela primeira vez, vi a oportunidade de auxiliar a população prestando um serviço de qualidade.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Bruna: Conheci ao pesquisar cursos para as carreiras que me interessava, decidi pelo Estratégia após perceber que ele possuía os cursos mais completos abordando todos os tópicos mais importantes dos editais.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Bruna: Costumava estudar de segunda a sexta com um cronograma fechado que priorizasse as matérias principais com uma maior carga horária. Em reta final incluía estudo aos sábado e simulados aos domingos. Fazia em média de 4h horas líquidas por dia e mais próximo à prova chegava a 7/8h.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Bruna: Sim, sempre trabalhei e estudei. Conseguia conciliar estudando no horário oposto ao expediente e aos finais de semana. Quando ocorria algum imprevisto, buscava acordar mais cedo para estudar antes do trabalho.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Bruna: Estudava lendo os PDFs e acompanhando com as videoaulas sempre que podia. Os PDFs são bem completos e com muitas questões que eu utilizava como revisão.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Bruna: Estudei durante um ano considerando o período pré-edital e pós-edital. Consegui manter a disciplina, pois me abstive de todas as distrações externas durante esse período. Sempre fui muito disciplinada, porém nos momentos mais cansativos busquei me apegar em Deus para que pudesse me manter constante e forte.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Bruna: Sempre tive muita dificuldade em português, criei uma estratégia em que estudaria todo o conteúdo de português de maneira constante até finalizá-lo. Todos os dias estudava impreterivelmente 2h de português divididas em 1h para conteúdo e 1h de questões, após 3 meses de dedicação intensa consegui concluir todo o conteúdo e esta disciplina acabou se tornando um diferencial positivo nas minhas provas. Após, permaneci estudando apenas pelos meus resumos para revisão e por questões.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Bruna: No período de reta final busco ter uma noção ao menos de todos os tópicos do edital. Reviso os resumos que fiz até então e as questões que errei (como se fosse um caderno de erros).
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Bruna: Realizei um estudo do conteúdo exigido no meu edital e busquei entender o perfil do profissional solicitado, com base nisso escolhi assuntos que me pareceram ter a maior probabilidade de serem cobrados na discursiva e os estudei profundamente, felizmente uma das minhas apostas estava certa e consegui fechar a prova discursiva com a nota máxima.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Bruna: Não sou casada e não possuo filhos. Minha família e amigos me auxiliaram, pois foram muito compreensivos nesse momento, foi difícil me ausentar por tanto tempo e por tantas vezes, porém com o apoio e suporte que recebi este fardo se tornou mais leve.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Bruna: Fiquei extremamente emocionada, foi a realização de um sonho, o Estratégia me acompanha há muitos anos nas minhas preparações, ao receber o convite me senti muito reconhecida como aluna desta instituição.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Bruna: Sim, era um sonho participar deste baile, sempre gostei de mentalizar este momento para que um dia se tornasse realidade, após as minhas aprovações continuei na esperança de que poderia acontecer e enfim posso viver esse momento.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Bruna: Já errei muito no início dos estudos por ser muito perfeccionista, me apeguei em detalhes e conteúdos sem relevância, com o tempo fui aprendendo a filtrar, pois quase nunca vamos conseguir executar nosso planejamento da maneira que idealizamos. Dentro dos acertos acredito que aprendi a montar boas estratégias para escolher os concursos aos quais deveria me dedicar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Bruna: Muitas vezes, porém não conseguia pensar em abrir mão do futuro que eu almejava, é muito difícil permanecer se esforçando por algo que não temos a certeza de quando ocorrerá, e nesses momentos eu me apegava a minha fé que consiste em acreditar naquilo que não se vê.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Bruna: Ser aprovado em um concurso não é sobre ser melhor que os outros, é sobre não desistir de si mesmo. Houve dias difíceis, dúvidas e cansaço, mas a constância vence o talento. Comece com o que você tem hoje, avance um passo por vez e confie no processo. Se eu cheguei até aqui, você também pode, persistência transforma sonhos em resultados.