Aprovada em 1° lugar no concurso STM para o cargo de Técnico Judiciário - Área Administrativa - Especialidade Agente da Polícia Judicial
Legislativo“Acreditem no processo e não desistam de vocês. O caminho até a aprovação não é fácil, nem rápido, e é solitário. Haverá dias de cansaço, de dúvidas, de choro e de vontade de abandonar tudo […]”
Confira nossa entrevista com Daiane Farias da Silva, aprovada em 1° lugar no concurso STM para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Agente da Polícia Judicial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Daiane Farias da Silva: Tenho 34 anos, formada em farmácia, cidade natal João Pessoa/PB.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Daiane: Passei no meu primeiro concurso em 2019 para o cargo de técnica em farmácia na EBSERH, porém minha dedicação maior para concursos começou em 2022. Na época do concurso da EBSERH, fiz apenas com meus conhecimentos prévios da Universidade.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Daiane: Conheci o Estratégia através da internet e o que me levou a me tornar aluna foram os depoimentos dos alunos. Ver que eles, mesmo com as dificuldades do dia a dia, conseguiram a aprovação através da metodologia de ensino do Estratégia.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Daiane: Por ser mãe de uma criança de 6 anos e trabalhar das 8h às 17h, minha rotina de estudo sempre foi flexível de acordo com o meu dia a dia. Durante a semana estudava à noite, após chegar do trabalho e organizar minha filha, e aos finais de semana e feriados me dedicava mais tempo.
Nunca marquei horas líquidas justamente por não poder me dedicar somente aos estudos, então sempre dava o meu máximo no tempo que eu tinha. Buscava sempre fazer as atividades de casa ouvindo alguma aula de alguma disciplina mais leve ou ouvindo aulas de resolução de questões. Sempre otimizava meu tempo dentro da minha realidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Daiane: Sim, estudava em qualquer momento que tivesse disponível. Horário de almoço, à noite, durante as atividades de casa. Sempre buscava estar em contato com algum assunto, tendo em vista que meu tempo era mais limitado para estudo exclusivo.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Daiane: Para matérias que eu tinha mais facilidade, estudava pelos PDFs pelo fato de conseguir otimizar meu tempo comparado a assistir uma videoaula. Porém, em matérias que eram meu primeiro contato ou aquelas que eu tinha maiores dificuldades, preferia assistir as aulas em vídeo, já que são mais dinâmicas e combina elementos visuais e auditivos, o que aumentava meu aprendizado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Daiane: Estudo para o cargo de agente da polícia judicial desde 2022, porém voltado especificamente para o STM, apenas pós edital. Como o cargo possui muitas disciplinas em comum com os outros órgãos do judiciário que eu fiz (TRF5, TRT5, TSE), já tinha uma boa bagagem.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Daiane: Português sempre foi uma dificuldade, sempre me mantinha com cerca de 70-80% nas provas. Para esse concurso, minha meta era acertar pelo menos 90%, mas para minha alegria, consegui fechar as 18 questões de português do CEBRASPE. Para isso, assisti muitas aulas e resolvia provas de português da banca todos os dias. Adriana Figueiredo tem uma enorme parcela nesse processo.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Daiane: Por já ter um caminho percorrido no cargo, eu já tinha um material de resumo pronto. Então minha reta final era ler meus resumos, ler todas as leis secas que iriam cair no concurso, fazer questões todos os dias (de acordo com meu cronograma diário de estudos) e fazer simulados todos os domingos.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Daiane: Sou casada, tenho uma filha de 6 anos. Meu marido já é servidor público, então ele foi meu maior suporte para que eu pudesse alcançar minha aprovação. Durante a preparação, principalmente na reta final, ele abraçou todas as responsabilidades da casa e da nossa filha, para que no meu tempo livre do trabalho eu pudesse me dedicar 100% ao concurso.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Daiane: Fiquei muito feliz em saber que todos esses anos de esforço, agora, estão sendo recompensados. Participar o baile é a materialização do meu sucesso nessa longa trajetória.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Daiane: Sempre tive vontade de participar do Baile dos Primeiros, todos os anos eu acompanhava pelas redes sociais e falava que um dia iria estar lá, mas acho que no fundo a gente nunca espera ser o 1º lugar. Na verdade, nesse processo, passar já é bom o suficiente. Então por mais que eu acompanhasse, sabia que era uma vontade distante da minha realidade.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Daiane: No início da minha preparação alguns pontos eu negligenciava, principalmente por falta de conhecimento, dentre eles fazer revisão tardia ou não revisar, fazer poucas questões da banca, focar só na teoria.
O maior acerto foi não desistir, pois mesmo difícil, se você não desistir, consegue o resultado almejado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Daiane: Sim, pensei em desistir. Vai ter dias em que você vai achar que está demorando demais, mas cada hora de estudo já está valendo a pena, mesmo quando parece impossível. Você ainda não sabe, mas vai conseguir. E quando conseguir, vai olhar para trás com muito orgulho de não ter parado.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Daiane: Acreditem no processo e não desistam de vocês. O caminho até a aprovação não é fácil, nem rápido, e é solitário. Haverá dias de cansaço, de dúvidas, de choro e de vontade de abandonar tudo. Porém o que diferencia quem chega lá é a constância. Cada minuto na preparação importa. Respeite seu ritmo e aprendam com os erros. Evite se comparar com a trajetória dos outros, pois cada percurso é único. Persistam. Com disciplina, paciência e fé em si mesmo, a aprovação se torna real.