Aprovado em 1° lugar no concurso São Mateus do Sul/PR para o cargo de Advogado
Concursos Públicos“Um colega meu me disse, uma vez, que o concurso público é uma grande fila. Uma hora será a sua vez de ser chamado. Aproveite o caminho.”
Confira nossa entrevista com Nicolas Addor, aprovado em 1° lugar no concurso São Mateus do Sul/PR para o cargo de Advogado:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Há quanto tempo se formou em Direito? Qual sua idade e cidade natal?
Nicolas Addor: Sou de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Formei em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, na minha cidade natal, em 2016. No ano seguinte, em 2017, me mudei para Curitiba para fazer meu mestrado na PUCPR e estou aqui desde então. Obtive meu doutorado logo na sequência, fiz especializações, fui professor e coordenador de curso de Direito e advoguei por anos na área de Direito Civil.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Escolheu o seu curso superior já pensando em fazer concurso ou chegou a advogar?
Nicolas: Eu sempre tinha definido que começaria a fazer concurso após eu finalizar meu doutorado e assim segui com meu plano. Escolhi o curso de Direito por afinidade, não foi pensando em fazer concurso necessariamente.
Estratégia: Sempre fez concursos para carreira jurídica?
Nicolas: Os concursos foram ou para a carreira jurídica ou para a carreira militar técnica jurídica.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Nicolas: Sempre trabalhei e estudei. Tive um período curto de uns 3 meses, entre uma demissão e admissão em outra instituição. Para conciliar, tentava aproveitar ao máximo os períodos em que eu não trabalhava. Como eu tenho muita facilidade em “ouvir”, utilizava isso a meu favor e escutava as videoaulas e podcasts a todo momento. Seja correndo, na academia, no carro, cuidando da casa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Nicolas:
– CNU 2024 – Analista de Ciência e Tecnologia – MCTI – 39º lugar
– GUARAPUAVAPREV – Procurador – 1º lugar
– Prefeitura de São João do Triunfo – Procurador – 1º Lugar
– Prefeitura de São Mateus do Sul – Procurador – 1º Lugar
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Nicolas: Não tenho estudo direcionado. No entanto, posso dizer com tranquilidade que foquei nas especificidades deste concurso por volta de um mês. Como as matérias que estudo são praticamente idênticas nos concursos que eu faço, é difícil eu ter estudo direcionado a apenas um concurso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Nicolas: Videoaulas, realização de questões e leitura de súmulas e leis. A vantagem foi a adequação dos estudos com meu tempo, que era corrido, então considerava que era simples, rápido e eficiente. Não via desvantagens.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nicolas: Num concurso em especial, fui buscar alguma revisão sobre determinado tema no Youtube e achei um vídeo publicado pelo Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Nicolas: Posso dizer que o estudo e os materiais eram mais direcionados ao meu objeto de estudo, em especial os materiais escritos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Nicolas: Meu foco é estudar uma a duas disciplinas por semana. Considero a divisão semanal de estudos. Atualmente faço, em média, 3 horas líquidas de estudos, de domingo a domingo. Sem pausa.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Nicolas: Minhas revisões são por meio de provas e simulados. Uma vantagem que eu tinha era fazer bastantes concursos. Como eu tenho isenção de inscrição (por ser mesário, doador de medula, doador de sangue), sempre checava os concursos locais para minha área e áreas correlatas (procurador, advogado, analista judiciário e etc) e as fazia como forma de revisão. Em 2024, por exemplo, cheguei a fazer 14 concursos. Lembro que num mês em especial eu fiz 3 concursos. Eu pensava: “vou aproveitar para usar esses concursos como simulado. Dessa forma eu ‘simulo’ da maneira mais real possível e de quebra posso ser aprovado em alguma coisa”. Foi assim, inclusive, que fui aprovado no cargo em que eu atualmente exerço, que é de Procurador da Previdência do Município de Guarapuava.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Nicolas: Desde que eu comecei a fazer questões, na época da faculdade, há 12 anos atrás, posso dizer com tranquilidade que fiz mais de 20.000. Especificamente para este concurso, numa rotina mais focada, fiz em média 900 questões por mês, tentando sempre alcançar meu objetivo de fazer pelo menos 40 por dia.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Nicolas: Basicamente foquei numa revisão geral por meio de questões e leitura de legislações que eu considerava mais propensas a cair. Mas sempre considero definitivamente não estudar um dia antes da prova.
Estratégia: Concursos para carreira jurídica são compostos por várias fases. Como foi sua preparação para a prova discursiva? E para a prova oral?
Nicolas: No meu caso, neste concurso em específico, não houve prova discursiva, nem oral. De todo modo, quando há prova discursiva/oral, eu gosto mais de focar nas videoaulas, que me proporcionam dicas valiosas para obter uma boa nota. Nesse ponto, o conteúdo ofertado pelo Estratégia foi essencial.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Nicolas: O principal erro é não ter dado atenção suficiente, no início, na realização de questões, já que percebi que é uma das melhores maneiras de aprendizado, principalmente porque hoje temos meios para fazer questões pelo celular, o que facilita muito.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nicolas: Um colega meu me disse, uma vez, que o concurso público é uma grande fila. Uma hora será a sua vez de ser chamado. Aproveite o caminho.