Aprovada em 1° lugar no concurso MPCE para o cargo de Analista Ministerial
Concursos Públicos“Mantenha a constância e a fé. Há tempo de plantar e tempo de colher — siga firme, porque sua colheita vai chegar.”
Confira nossa entrevista com Brennda Bezerra Braga, aprovada em 1° lugar no concurso MPCE para o cargo de Analista Ministerial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Brennda Bezerra Braga: Olá, meu nome é Brennda. Sou bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo IFCE. Tenho 31 anos e sou natural de Fortaleza – Ceará.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Brennda: Eu tinha acabado de voltar de uma temporada no exterior. Eu estava morando na Alemanha e resolvi voltar para o Brasil, pois meu esposo já era servidor público federal. E eu estava grávida de 4 meses, sabia que as portas do mercado privado estariam fechadas para mim por conta disso.
Ademais, também devido a futura nova fase como mãe, eu gostaria de ter uma certa segurança na área profissional também e concluí que apenas o serviço público poderia me oferecer essa estabilidade.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Brennda: Eu conheci o Estratégia através do Instagram. O algoritmo entendeu que eu iria iniciar meus estudos para concurso e me mostrou o perfil do Estratégia. Depois eu pesquisei sobre a plataforma na internet e só encontrei feedbacks positivos. Além disso, alguns colegas concurseiros tinham me indicando a empresa.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Brennda: Eu seguia à risca as Trilhas Estratégicas, onde eu tentava fazer de 3 a 4 tarefas por dia, devido as 4/5 horas de estudo que eu tinha disponível. Nos finais de semana eu conseguia estudar um pouco mais e com isso conseguia finalizar a Trilha semanal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Brennda: Sim, entre o início dos estudos, que foi por volta de dez/23, até fevereiro de 2024, eu conciliei os estudos para concursos com a finalização do meu doutorado. Depois eu tive o meu bebê, em março de 2024, então eu só conseguia estudar nas horas em que ela estava dormindo, que não eram muitas.
Já em junho ou julho de 2024, eu fui trabalhar como Pesquisadora na Universidade Federal do Ceará. E essa fase foi a mais difícil, pois agora eu tinha que conciliar a vida como mãe, como profissional e como concurseira. Então, era uma loucura! Parando para lembrar, eu não sei explicar como eu conseguia dar conta de tudo. Eu tive muita ajuda com meu filho, tanto de profissionais, como da minha família. Mas eu lembro que enquanto amamentava ou botava o neném para dormir, eu assistia alguma aula. Já quando ele dormia eu ia ler os pdfs e resolver questões.
No trabalho (que era de 13 às 17h), se eu tivesse algum tempo livre, também estudava algum material. E assim, na correria, deu certo.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Brennda: Eu estudava apenas com o material do Estratégia. Eu não sentia a necessidade de consultar outras bibliográficas, pois o material do Estratégia é bem completo e direcionado. Eu focava muito no PDF simplificado. Se fosse uma matéria ou assunto mais complexo, eu assistia as videoaulas. Com isso eu conseguia otimizar bastante o meu tempo de estudo.
A Trilha Estratégica, por exemplo, foi fundamental para que eu conseguisse estudar mais matérias (e não focar apenas em algumas matérias específicas e não estudar outras). Além disso, a divisão da Trilha em aula teórica, aula de revisão e aula de exercício também foi fundamental para que o conteúdo fosse fixado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Brennda: Eu não estudei apenas para o concurso do MPCE. Eu já vinha estudando para concursos como o CNU. E na época da prova do MPCE foi um trimestre que tiveram muitos concursos para área ambiental, como ICMBIO, EMBRAPA e IBAMA. Então, não houve esse estudo direcionado apenas para esse concurso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Brennda: Português e Informática. Como eu tinha dificuldade em alguns tópicos dentro dessas matérias, eu assistia videoaulas e resolvia bastante questões.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Brennda: Na semana e dia anteriores aprova eu não estudava nada novo, apenas revisava (com os resumos do Estratégia e minhas observações), assistia as aulas de revisão e aulões de véspera do Estratégia e no dia anterior eu apenas resolvia o simulado final.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Brennda: No concurso do MPCE teve prova discursiva. E eu foquei bastante nos modelos de discursiva disponibilizados pelo Estratégia. Eu sempre transcrevia os modelos que eram disponibilizados, para fixar a estrutura da escrita de redação. E caso, tivesse tempo, escrevia uma nova redação com o tema disposto no simulados.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Brennda: Minha família me apoiou muito. Meu esposo é servidor público, então além de entender, ele também já tinha passado por todo esse processo. Minha mãe também foi essencial, pois ela que ajudava nas tarefas da casa e com o bebê. Eles foram peças fundamentais para que eu lograsse aprovação.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Brennda: O convite para o Baile dos Primeiros me trouxe muita alegria e orgulho. Foram muitos meses de dedicação e de renúncia. Muitos finais de semana em casa e muitas noites mal dormidas. Então, receber aquele convite foi um o fechamento mais especial que eu podia ter dessa fase que enfrentei. Foi literalmente o pote de ouro no final do arco-íris.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Brennda: Sim. Era um desejo muito particular meu, de ser convidada para o baile. E no final esse convite acabou chegando.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Brennda: Meu principal ACERTO, sem dúvidas, foi ter escolhido o Estratégia. Eu consegui lograr êxito em pouco tempo a partir do início dos estudos junto a plataforma.
Diria que o maior ERRO foi me deixar abalar quando tinha algum resultado negativo. No CNU, por exemplo, eu não tive um bom resultado na discursiva. Com isso eu me deixava abalar e ficava alguns dias com a produtividade de estudos comprometida.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Brennda: Sim, minha principal motivação para continuar estudando foi meu filho bebê. Eu sabia que seria muito difícil conseguir um emprego que me daria uma boa remuneração, flexibilidade e estabilidade. Então, ele foi, sem duvidas, minha maior motivação.
Para meu de 5 anos atrás eu diria para aproveitar as oportunidades e tempo livre para iniciar os estudos logo.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Brennda: Mantenha a constância e a fé. Há tempo de plantar e tempo de colher — siga firme, porque sua colheita vai chegar.