Aprovada em 1° lugar no concurso MP-PI para o cargo de Analista Ministerial - Arquitetura
Concursos Públicos
“Não desistir, continuar estudando com consistência e disciplina, não se deixar abater com as reprovações do caminho, um dia dar certo. Depois que você passa em um, os outros vão ficando mais fáceis.”
Confira nossa entrevista com Débora Costa Ribeiro, aprovada em 1° lugar no concurso MP-PI para o cargo de Analista Ministerial – Arquitetura:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Débora Costa Ribeiro: Olá, me chamo Débora, sou formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Piauí, tenho 31 anos e sou de Teresina-Piauí;
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Débora: Principalmente a estabilidade que um cargo público fornece e a boa remuneração e condições de trabalho. Além disso, o cenário atual da iniciativa privada para minha área é bem difícil, com remunerações baixas e poucas possibilidades.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Débora: Sim, eu trabalhava em uma construtora, mas era apenas meio período, então conseguia conciliar bem com os estudos. Trabalhava no período da tarde, então eu tirava a manhã e a noite para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Débora: As vagas para minha área em concurso são bem poucas, uma ou duas, geralmente, então eu já fiquei várias vezes classificada, mas dentro das vagas imediatas foram o concurso da Assembleia Legislativa do Maranhão, que fiquei em primeiro colocado, e agora esse do Ministério Público do Piauí; Sim, pretendo continuar estudando, caso apareça um concurso melhor.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Débora: Eu nunca fui adepta da ideia de ter que abdicar 100% de sua vida social para passar em um concurso. Eu conseguia conciliar os estudos com família e amigos. Mas claro, sempre com moderação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Débora: Sim, minha mãe e meu namorado sempre me apoiaram, minha mãe me manteve financeiramente na época que eu não estava trabalhando ainda e tanto ela quanto meu namorado sempre me incentivaram e acreditaram que eu conseguiria.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Débora: Para esse concurso em específico do MP foram poucos meses de estudo, o período entre sair o edital e a data da prova; Mas eu já vim com toda a bagagem dos ano anteriores, então foquei principalmente em revisar os principais assuntos da área específica e na legislação institucional.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Débora: Principalmente por materiais em PDFs e resolução de questões e nunca fiz curso presencial.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Débora: Conheci um pouco depois que me formei, em 2019, por amigos em comum da área.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Débora: Não cheguei a conhecer outros antes.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Débora: O material dos PDFs é bastante completo, aborda praticamente todo o conteúdo programático do Edital.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Débora: Nunca consegui estudar muitas horas por dia, sempre fiquei na média de 4-5 horas, sentia que não absorvia muito quando passava disso. Estudava o conteúdo no período da manhã e revisava e resolvia questões no período da noite. Colocava duas disciplinas por dia, uma de específico e outra geral.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Débora: No começo fazia resumos à mão, mas levava muito tempo, então desisti e passei a fazer pelo computador. Também gostava de realizar os simulados do Estratégia, pois me ajudava a gerenciar o tempo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Débora: Importantíssimo, não tem como estudar para concurso e não resolver questões. Durante toda a minha trajetória foram por volta de 12 mil questões. Com a resolução que você pega o estilo das bancas e quais conteúdos que são mais cobrados.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Débora: As disciplinas de específico, por ser uma área muito ampla e com muitas fontes, assim ter um material como o do Estratégia ajudou bastante por ser bem amplo e completo, pois uma das minhas maiores dificuldades no começo foi organizar material de estudo, e tendo em um só lugar e estruturado ajudou muito e poupou tempo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Débora: Intenso, como toda semana antes da prova. Eu sempre deixo os assuntos que mais caem para revisar nessa semana. Eu reviso até na entrada da sala de prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Débora: Sim, teve a discursiva. Além de estudar a estrutura da redação argumentativa, eu estudei bastante atualidades e referenciais teóricos, como sociólogos e filósofos, além de temas ligados ao órgão. Pequei no dia no gerenciamento do tempo, assim não fiz uma redação tão boa quanto gostaria, então aconselho treinar bastante o tempo disponível para redação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Débora: O principal erro foi, no começo, não ter um material de estudo certo, organizado e atualizado. Principal acerto acredito que foi a consistência nos estudos e a disciplina.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Débora: Não, nunca pensei em desistir, pois sabia que um dia conseguiria.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Débora: Não desistir, continuar estudando com consistência e disciplina, não se deixar abater com as reprovações do caminho, um dia dar certo. Depois que você passa em um, os outros vão ficando mais fáceis.