Aprovada em 1° lugar no concurso ARISB MG para o cargo de Analista de Fiscalização e Regulação (Engenharia Civil)
Engenharias e TIAgência Reguladora
“Aconselho que a pessoa estabeleça uma meta e siga firme até alcançá-la. Nos dias que bater o desânimo, pense em todos os benefícios/vantagens que a aprovação te trará […]”
Confira nossa entrevista com Ana Paula Guimarães, aprovada em 1° lugar no concurso ARISB MG para o cargo de Analista de Fiscalização e Regulação (Engenharia Civil):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ana Paula Guimarães: Sou engenheira civil, tenho 36 anos e nasci em Lima Duarte – MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana Paula: Ter mais qualidade de vida, melhor renda e contribuir para o setor público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ana Paula: A princípio eu trabalhava e estudava. Faltando dois meses para a prova, eu decidi sair do meu trabalho e me dedicar totalmente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ana Paula: Fui aprovada em 1º lugar no concurso da ARISB-MG (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais), cargo de Analista de Regulação e Fiscalização, área Engenharia Civil.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ana Paula: Eu equilibrava bem a vida social e os estudos. Saía com amigos e família nos finais de semana. Mas, evitava dormir tarde, porque isso atrapalhava o meu rendimento nos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ana Paula: Sim, totalmente. Minha família e meus amigos sempre apoiaram e incentivaram minha caminhada como concurseira.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ana Paula: Estudei por dois meses direcionado ao último concurso. Para ajudar a manter a disciplina, eu pensava em todos os benefícios/vantagens que a aprovação no concurso me traria.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ana Paula: Eu usei os cursos em PDF. Somente quando tinha muita dificuldade na matéria, eu recorria as videoaulas. Acho os PDF’s mais vantajosos, pois o estudo é mais rápido e mais ativo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana Paula: Conheci através de uma amiga que já estudava para concursos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ana Paula: Eu costumava estudar 3 matérias por dia. Estudava, em média, 6 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ana Paula: Para as revisões eu fazia resumos e anotações em post it.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ana Paula: A resolução de questões é de extrema importância. Ela permite que o candidato conheça o estilo e os pontos principais de cobrança da banca e, assim, direcione melhor o seu estudo. Além disso, a resolução de questões permite a fixação do conteúdo.
Nos dois meses que antecederam a prova, eu fiz, em média, 400 questões por mês.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ana Paula: Na semana que antecedeu a prova eu foquei em revisar. Não estudei nenhum conteúdo novo. No dia pré-prova, pela manhã, eu terminei minha revisão e durante o resto do dia, eu descansei.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ana Paula: No meu concurso, a prova discursiva foi uma redação. Como forma de preparação, eu fazia 2 ou 3 redações por semana. A nota da redação é determinante para garantir uma boa colocação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ana Paula: Acho que os principais acertos foram fazer muitas questões e fazer muitas redações.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana Paula: Aconselho que a pessoa estabeleça uma meta e siga firme até alcançá-la. Nos dias que bater o desânimo, pense em todos os benefícios/vantagens que a aprovação te trará. Isso te ajudará a ter mais disciplina e motivação.