Aprovada em 1° lugar no concurso ARIS-MT para o cargo de Advogado
Concursos Públicos
“Gostaria de dizer que estudar para concurso requer resiliência e disciplina. Muitas vezes vamos estar desanimados pela rotina, ou até pelas reprovações, mas isso faz parte. Manter a constância é essencial para conseguir ser aprovado […]”
Confira nossa entrevista com Letícia Santos Ragazzi, aprovada em 1° lugar no concurso ARIS-MT para o cargo de Advogado:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Há quanto tempo se formou em Direito? Qual sua idade e cidade natal?
Letícia Santos Ragazzi: Tenho 25 anos, moro em Várzea Grande-MT. Me formei em Direito em dezembro de 2023 e colei grau em fevereiro de 2024.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Escolheu o seu curso superior já pensando em fazer concurso ou chegou a advogar?
Letícia: Eu sempre fui apaixonada pelo Direito, antes mesmo de entrar no ensino médio eu já tinha decidido que queria fazer direito e me tornar juíza, e o desejo apenas foi se intensificando até iniciar a faculdade, onde tive a certeza de que estava escolhendo um curso que eu amava. Meu primeiro contato com concurso público foi por incentivo da minha mãe que já fazia provas de concurso público, e do meu pai que sempre priorizou que eu e meu irmão priorizamos os estudos. Foi após terminar o ensino médio, com 17 anos, que fiz minha primeira prova de concurso público para a prefeitura da minha cidade, sendo aprovada e nomeada 3 anos depois. Após a primeira aprovação, não parei mais de fazer provas de concurso público.
Estratégia: Sempre fez concursos para carreira jurídica?
Letícia: Não, logo após formar no ensino médio fiz um concurso da prefeitura na área da educação para Técnico de Desenvolvimento Infantil – TDI, e durante a faculdade fiz outras provas para nível médio, sendo inclusive meu atual cargo assistente administrativo da EBSERH que concilio com a advocacia. Um pouco após a metade da faculdade eu iniciei as provas voltadas para nível superior na área jurídica.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Letícia: Trabalhei e estudei a maior parte do tempo dos meus estudos para concurso. Conciliar trabalho e estudo é uma tarefa difícil, mas que com disciplina você consegue organizar. Tenho o costume de estudar antes de ir trabalhar porque a mente está descansada, então acordo 4 horas da manhã, e em alguns períodos de estudo acordo às 3 horas, então estudo um pouco antes de ir para o trabalho. Aproveito com frequência também meu horário de almoço para estudar. E tento sempre que possível estudar um pouco quando chego em casa após o trabalho. De vez em quando também tento aproveitar o tempo da volta para casa no transporte público, e tento intensificar os estudos aos fins de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Leticia: Fui aprovada no primeiro concurso que fiz aos 17 anos, que foi o concurso para a Secretaria de Educação de Várzea Grande-MT, para o cargo de TDI, em uma colocação mais longe, que demorei para ser nomeada.
Durante a faculdade fui aprovada no concurso da EBSERH para o cargo de Assistente Administrativo, na colocação 38º.
Fui aprovada na primeira tentativa na prova da OAB, realizando a primeira fase ainda na faculdade e a segunda fase antes da colação de grau.
Fui classificada também para técnico judiciário do TJ-MT em 76º lugar, e para Advogada da SES-MT, porém numa colocação longe.
Dos últimos concursos, fiquei classificada no Conselho de Farmácia de Mato Grosso como advogada, em 11º lugar. Por último, fui aprovada em primeiro lugar para Advogada da Agência Reguladora Intermunicipal do Estado de Mato Grosso – ARIS/MT. Pretendo continuar estudando, pois até então foram concursos meio, para poder me estabilizar e focar nos concursos área fim: MP e Magistratura.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Letícia: Para o último concurso foi após o edital, cerca de 2 meses. Mas o estudo para concurso é contínuo, estou sempre estudando e aproveito os editais que saem com as matérias que eu estudo, mas sempre com foco no meu concurso fim. O que me faz manter a disciplina é saber que tenho uma família maravilhosa que torce por mim e pelas minhas aprovações, e quero poder proporcionar várias coisas ao meu pai e minha mãe, que sempre estão me incentivando a continuar e poder proporcionar o melhor para minha família após a aprovação. Além disso, tenho muita fé que Deus tem um grande propósito na minha vida, o que me dá força para continuar mesmo cansada e manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Letícia: Utilizei livros, cursos em PDF e videoaulas. Para mim a vantagem da videoaula é conseguir assistir ou ouvir a qualquer momento, muitas vezes utilizo como forma de revisão, ouvir uma aula enquanto realizo outra atividade da minha rotina. Mas particularmente, eu gosto muito do estudo teórico com leitura, então gosto muito de estudar por PDF ou livros físicos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Letícia: Conheci pela internet anos atrás, quando iniciei meus estudos para concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Letícia: Sim. O que me incomodava às vezes eram os materiais muito extensos que demandam um tempo excessivo de estudo das teorias.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovada?
Letícia: Sim, durante minha preparação cheguei a conciliar mais de um material, sendo aprovada em alguns.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Letícia: Sou aluna do Estratégia Concursos há muitos anos, e sempre senti uma grande relevância e auxílio na minha preparação. Principalmente quanto a organização da plataforma e pelo excelente material disponibilizado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Letícia: Eu modifico meu plano de estudos conforme a prova que eu for realizar. Mas sempre estou estudando as disciplinas da área do direito, que normalmente são comuns nas provas que eu faço. Quando sai um edital de uma prova que eu irei fazer, eu apenas organizo novamente dando enfoque nas matérias que irão cair. Como meu tempo de estudo é um pouco escasso, eu costumo estudar uma matéria por dia, e estudo em ciclos, sendo que quando finalizo uma matéria, acrescento outra, até finalizar as disciplinas. Não contabilizo as horas liquidas, mas variam de de 2 a 4 horas diárias nos dias de semana. Estudo aos sábados e as vezes aos domingos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Letícia: Minhas revisões eram na maior parte do tempo realizadas através da resolução de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Letícia: Sempre coloquei a resolução de questões como prioridade, sendo o grande diferencial dos meus estudos e das minhas aprovações. Inclusive nos dias que acabo não estudando, faço questões mesmo que seja pelo celular antes de dormir. Fiz mais de 3500 questões desde o início dos estudos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Letícia: Na semana anterior e inclusive no dia anterior da prova foquei na resolução de questões da banca do concurso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Letícia: Dos acertos é priorizar a resolução de questões e não desistir após as reprovações, e os erros são diversos, mas destaco a pressa em querer ser aprovada, o que muitas vezes atrapalha, e desanima. Outro erro relacionado a isso é a oscilar nos estudos, porque muitas vezes o que nos mantém estudando é a motivação, e não a disciplina, e a motivação não é constante.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Letícia: Gostaria de dizer que estudar para concurso requer resiliência e disciplina. Muitas vezes vamos estar desanimados pela rotina, ou até pelas reprovações, mas isso faz parte. Manter a constância é essencial para conseguir ser aprovado. Foque em fazer um pouco todos os dias, e mantenha a fé que Deus tem o melhor reservado para você.