Aprovada em 1° lugar no concurso ANM para o cargo de Especialista em Recursos Minerais - Especialidade: Engenharia de Minas/AP
Concursos Públicos
“Acredite, lute e conquiste! Todos sentimos insegurança, mas é preciso superá-la. Tudo acontece no seu tempo, mas é essencial ter clareza sobre onde deseja chegar e o que está disposto a fazer para alcançar os seus objetivos […]”
Confira a nossa entrevista com Luany Beatriz Amanajas de Oliveira, aprovada em 1° lugar no concurso ANM para o cargo de Especialista em Recursos Minerais – Especialidade: Engenharia de Minas/AP:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luany Beatriz Amanajas de Oliveira: O meu nome é Luany, sou graduada em Engenharia de Minas, tenho 23 anos e sou natural de Macapá/AP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luany: Eu já estava quase finalizando a graduação e não tinha perspectivas de efetivação na empresa em que trabalhava. Eu me sentia frustrada com os processos seletivos que eu participava, que pareciam muitas vezes subjetivos. Foi então que enxerguei nos concursos a chance de conquistar uma posição pelo meu próprio esforço, sem depender de favorecimentos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luany: Assim que eu concluí a graduação e ingressei no mestrado, iniciei também os estudos para concursos. Passei a organizar a minha rotina de forma a conciliar as duas atividades e conseguir me dedicar a ambas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luany: Esta é a minha primeira aprovação. Fui aprovada em 1º lugar no Amapá para o cargo 18 da ANM, Especialista em Recursos Minerais – Especialidade: Engenharia de Minas. Por enquanto, não pretendo seguir estudando para concursos. No futuro, talvez eu me dedique a um certame para Professora.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luany: Me dediquei integralmente aos estudos. Saí poucas vezes e os meus amigos compreenderam o motivo da minha ausência.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Luany: A minha família foi primordial neste processo. Os meus pais são servidores públicos e apoiaram de imediato a minha decisão. Além do suporte emocional, eles também me proporcionaram todo o auxílio financeiro necessário para a aquisição de materiais de estudo, pagamento de inscrições e custeio das viagens para realização de provas.
Em relação aos meus amigos, a minha dedicação intensa aos estudos não chegou a ser uma surpresa, pois sempre mantive esse comprometimento ao longo do meu Ensino Médio Técnico e da graduação, ambos cursados em tempo integral. Poucos sabiam da minha rotina de preparação, mas os que sabiam, sempre admiraram o meu empenho e me incentivaram a persistir, mesmo diante do nível de dificuldade. Hoje, alguns deles até se inspiraram e começaram a estudar para concursos também.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luany: Especificamente para o concurso da ANM, consegui me dedicar integralmente por um mês e meio. No início do pós-edital, precisei lidar com questões pessoais que exigiam a minha atenção, mas assim que as resolvi, voltei o meu foco totalmente para a preparação. Sempre encarei os estudos como uma oportunidade de crescimento, então, estudar nunca foi uma dificuldade para mim. Mantinha uma tabela organizada de horários e seguia com disciplina. O segredo estava em compreender que aquele esforço temporário representava a construção de algo muito maior no futuro. Mesmo nos dias de desânimo, eu persistia e, nesses momentos em especial, eu me motivava ao imaginar como seria a minha vida após a aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luany: Eu estudei pelos PDFs simplificados e resolvia questões da banca. Quando algum conteúdo não ficava totalmente claro, eu recorria às videoaulas. Em tópicos específicos, como Legislação, eu consultava a lei completa para obter uma compreensão mais aprofundada do conteúdo.
Os PDFs foram essenciais, pois proporcionam uma leitura objetiva e facilitam a assimilação rápida do conteúdo. Além disso, permitem um ritmo de estudo mais ágil em comparação às videoaulas, que demandam mais tempo para serem acompanhadas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luany: Eu conheci através das redes sociais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luany: Sim. Eu percebi uma diferença, sobretudo, na forma detalhada como os conteúdos eram apresentados. Além disso, os PDFs traziam diversas questões no formato exigido pela banca, o que foi extremamente útil, especialmente, porque eu ainda era iniciante em concursos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luany: Organizei uma tabela de horários de estudo. Estudava cinco matérias por dia, resolvendo exercícios regularmente. Eu mantinha uma média de, pelo menos, oito horas líquidas de estudo todos os dias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luany: Como eu tinha pouco tempo até a prova, concentrei os meus estudos nos conteúdos mais cobrados pela banca. Fazia marcações nos PDFs e anotações sobre pontos que poderiam ser exigidos. As minhas revisões de conteúdos consistiam na resolução de questões e na consulta das marcações e anotações que eu havia feito.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luany: Para mim, foi importante tanto para compreender de que forma o conteúdo poderia ser cobrado pela banca, quanto para reforçar a memorização. Não consigo lembrar exatamente quantas questões resolvi, mas foram muitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luany: Direito Administrativo. Assisti a algumas vídeoaulas para compreender o conteúdo e resolvi questões para fixar o aprendizado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luany: Foquei em revisões. Resolvi muitas questões e consultei os Mapas Mentais elaborados pelo Estratégia. A revisão de véspera me ajudou bastante também. No dia pré-prova, eu revisei os assuntos mais cobrados pela banca.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luany: Comecei analisando a estrutura exigida na prova e, em seguida, utilizei IA para gerar possíveis temas. Escrevia pelo menos uma redação por semana.
Sempre gostei de escrever, então, essa etapa não representou grande dificuldade para mim, mesmo nunca tendo feito uma prova discursiva de concurso. A minha formação acadêmica contribuiu significativamente, já que os meus professores sempre nos incentivaram a produzir textos bem elaborados em provas e relatórios.
Além disso, eu acredito que a leitura seja fundamental nesse processo, pois amplia a visão sobre diferentes abordagens e possibilidades de escrita. E, claro, muito treino pra quem não tem o hábito de escrever.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luany: O meu maior erro, foi não ter iniciado os estudos mais cedo. Reconheço que, infelizmente, isso fugiu ao meu controle, mas acabou me prejudicando, pois não consegui estudar alguns assuntos do edital que foram cobrados na prova. Por outro lado, considero um grande acerto ter montado um cronograma organizado de estudos, aliado à leitura da lei seca e à resolução de muitas questões. Sempre que errava uma questão, eu buscava identificar a causa e reforçava a atenção nesses pontos, tornando o meu estudo mais eficiente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luany: Desistir nunca foi uma opção, porque eu não estava satisfeita com a realidade da minha área nas empresas privadas e sabia que seriam raras as oportunidades de atuar como servidora pública na profissão em que me formei. Por isso, encarei esse processo como um desafio que precisava superar para mudar a realidade em que eu me encontrava.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luany: Acredite, lute e conquiste! Todos nós sentimos insegurança, mas é preciso superá-la. Tudo acontece no seu tempo, mas é essencial ter clareza sobre onde deseja chegar e o que está disposto a fazer para alcançar os seus objetivos. Mantenha a disciplina, utilize as ferramentas disponíveis a seu favor e nunca desista dos seus sonhos. O seu momento vai chegar!