Aprovada em 1° lugar no concurso ANM para o cargo de Analista Administrativo
Concursos Públicos
“Aconselho a não desistir. Não desista! Dificuldades, medos, incertezas, frustrações são normais na caminhada, porém o foco no objetivo deve ser maior que tudo isso […]”
Confira nossa entrevista com Janaina da Rosa Cavalheiro, aprovada em 1° lugar no concurso ANM para o cargo de Analista Administrativo – Especialidade: Administração, Economia, Contabilidade e Direito BA:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Janaina da Rosa Cavalheiro: Eu me chamo Janaina da Rosa Cavalheiro, sou formada em Administração, tenho 36 anos e sou natural de Santa Rosa – RS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Janaina: Foi ver a possibilidade de melhorar minha vida e de minha família através do estudo, pois o serviço público oferece vantagens que a iniciativa privada não contempla.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Janaina: Não trabalhava, apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Janaina: Aprovações foram várias ao longo dessa caminhada, mas vou destacar duas especiais. A primeira aprovação que foi no TJ SC para o cargo de analista administrativo no qual fiquei em 18º lugar e a última (antes da ANM) que foi para Administrador na Assembleia Legislativa no Paraná que fiquei em 8º lugar. Acredito que farei provas pontuais, como Tribunal de Contas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Janaina: Minha vida social sempre foi “tranquila”. Sempre me mantive presente com a família e com meus poucos, mas bons amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Janaina: Sempre me motivaram e acreditaram em mim. Demonstravam isso por palavras encorajadoras e carinhosas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Janaina: Direcionado ao último concurso foi a partir que saiu o edital, mas o que me fez obter êxito no concurso da ANM não foram esses poucos dias de estudo pós edital, mas sim toda a bagagem acumulada dos anos de estudo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Janaina: Inicialmente, eu imprimia todos os PDFs (pois sentia necessidade do papel). Minha memória sempre foi muito visual, então imprimia tudo, marcava, anotava… e assim construí a base de todas as matérias-chave da minha área.
Também assistia às aulas em vídeo do Estratégia e, posteriormente, passava a responder questões — muitas questões. Assim, quando o edital era publicado, eu já estava com a base sólida e me dedicava exclusivamente aos resumos, questões e à Hora da Verdade do Estratégia, que, para mim, sempre fizeram uma baita diferença.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Janaina: Conheci o Estratégia através de pesquisas na internet. Eram unânimes os comentários a respeito do curso, senti muita confiança, comprei e pude comprovar toda a qualidade.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Janaina: Certamente o diferencial do Estratégia são os professores. É um time formidável, qualificado, comprometido e engajado na nossa aprovação. Isso, sem falar nos materiais que também são fantásticos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Janaina: Inicialmente focava em uma matéria por dia, para aprender “bem”. Depois do conhecimento já consolidado, estudava várias matérias por dia, especialmente aquelas que tinha mais dificuldade.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Janaina: Minhas revisões sempre foram através de resumos, questões, aulas de reta final e revisão de véspera do Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Janaina: Resolução de exercícios é fundamental para quem deseja ser aprovado, pois além de revisar o conteúdo já estudado, também é uma forma de conhecer o perfil da banca e como ela aborda os assuntos. Ao longo de minha trajetória fiz milhares de questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Janaina: Raciocínio Lógico sempre foi meu calcanhar de aquiles, porém as aulas do professor Bruno Lima me ajudaram muito e foram fundamentais na minha aprovação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Janaina: Na semana que antecede a prova sempre foquei na revisão de conteúdos.. no dia pré-prova assistia a revisão de véspera do Estratégia.. e no dia da prova também repassava alguns prints no celular.. sempre fui daquelas de estudar até o último segundo antes de entrar para a sala.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Janaina: Sempre tive facilidade em escrever — amo escrever poesias — então acho que isso já me ajuda bastante. Fiz um curso específico para discursivas, onde aprendi a técnica: introdução, desenvolvimento, conclusão, uso de conectores, argumentação… Enfim, elementos formais que fazem toda a diferença.
E também, sempre orava para que eu soubesse algo sobre o tema proposto ou, no caso de perguntas específicas, soubesse o conteúdo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Janaina: O principal acerto foi ter trilhado esse caminho com o Estratégia e não desistir!
O principal erro acredito que foi não saber logo qual seria a “minha área” de atuação. No começo tudo é mais difícil, mas depois as coisas vão clareando e se ajeitando naturalmente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Janaina: Absolutamente nunca pensei em desistir. Eu tinha certeza (fé) que minha hora chegaria! E graças a Deus ela chegou. Sabia que para passar não tinha que ser superdotado ou super-herói. Bastava seguir em frente e foi o que eu fiz.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Janaina: Aconselho a não desistir. Não desista! Dificuldades, medos, incertezas, frustrações são normais na caminhada, porém o foco no objetivo deve ser maior que tudo isso. O caminho é longo, é árduo, mas a vitória chega. Acredite nisso!