Aprovado em 1° lugar no concurso ANM para o cargo de Especialista em Recursos Minerais - Direito
Concursos Públicos“Não desista: com a metodologia certa, sua hora vai chegar!”
Confira nossa entrevista com Gabriel Vidal Brito, aprovado em 1° lugar no concurso ANM para o cargo de Especialista em Recursos Minerais – Direito:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gabriel Vidal Brito: Me chamo Gabriel Vidal Brito, sou formado em Administração e Direito. Tenho 37 anos e nasci em Brasília.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gabriel: Comecei a estudar logo após o início do “boom” dos concursos federais. Já vinha amadurecendo essa ideia há algum tempo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gabriel: Sim, trabalhava, estudava e ainda cuidava de dois filhos lindos. Meus horários eram cronometrados e geralmente avançava mais nos estudos à noite, muitas vezes madrugada adentro.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Gabriel: Eu fui aprovado em 1ª colocação no concurso da ANM. Além de outras aprovações em outros concursos (Caixa, BRB, Basa, Enap, TCDF e ANTT).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Gabriel: Minha vida social era mais regrada, mas nunca deixei de participar dos momentos com meus filhos pequenos. Já com os amigos, via bem menos. Preferia me concentrar na convivência familiar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Gabriel: Minha esposa, principalmente, abraçou a ideia. Esse apoio foi fundamental para meu sucesso nos concursos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Gabriel: Estudei por cerca de três meses com foco exclusivo nesse concurso. Surgiram vários editais interessantes nesse período, mas eu sabia que mudar o foco poderia trazer mais prejuízos do que ganhos. Por isso, mantive a disciplina e foquei totalmente nele.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gabriel: Utilizei os PDFs e os mapas mentais do Estratégia. Os mapas são muito completos e foram bastante úteis nas revisões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gabriel: Através das redes sociais e de sites de busca.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Gabriel: Sim. Acredito que os PDFs do Estratégia são bem direcionados. Também gostei das aulas em vídeo em algumas matérias. O que mais me incomodava antes no material da concorrência era a qualidade inferior dos materiais, o que acabou sendo um diferencial do Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Gabriel: Sim. Apenas para verificar o tempo de prova e na mesma área sem perder o foco naquele que eu estava estudando.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Gabriel: Sim, senti diferença, especialmente nas disciplinas em que eu tinha mais dificuldade e nenhuma base.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gabriel: Normalmente, estudava uma disciplina por dia. Não gostava de alternar no mesmo dia, pois acreditava que isso afetava minha linha de raciocínio.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gabriel: Após finalizar um bloco de conteúdo, voltava fazendo revisões e muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gabriel: As revisões e a resolução de questões são fundamentais para aprovação, principalmente com foco na banca responsável pela prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Gabriel: Tive mais dificuldade nas disciplinas fora da minha área de atuação, como RLM e Informática.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gabriel: Normalmente, tirava férias na semana da prova para revisar. Evitava estudar conteúdo novo, focando apenas em revisões e resolução de questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Gabriel: Para a discursiva, costumava analisar provas anteriores e praticar escrevendo. Fiz várias até ganhar confiança para o dia da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gabriel: Nos primeiros concursos, cometi o erro de não revisar adequadamente e fazer poucas questões. Com o tempo, aprimorei essas práticas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gabriel: Não. Estava decidido a estudar até alcançar meu objetivo, apesar do cansaço e das dificuldades.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gabriel: Foque no concurso desejado, de preferência na área de seu interesse — isso é essencial para um bom desempenho. Aposte na repetição por meio de questões e revisões. Isso fortalece o aprendizado e reduz os erros. Não desista: com a metodologia certa, sua hora vai chegar!