Aprovada em 1° lugar no CNU (Bloco 7 - IBGE) para o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas Ciências Contábeis e Gestão de Pesquisa
Concursos Públicos
“Não desista pelas inúmeras reprovações que vier a ter, pois faz parte do processo e lhe fortalece. Nunca desista! Deus está sempre nos guiando!”
Confira nossa entrevista com Silmara Pereira Alves da Silva, aprovada em 1° lugar no CNU (Bloco 7 – IBGE) para o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas Ciências Contábeis e Gestão de Pesquisa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Silmara Pereira Alves da Silva: Sou bacharel em Ciências Contábeis, sou sócia do escritório de Contabilidade Ápice Consultoria e Contabilidade e atuo no departamento fiscal. Estou como Controladora Geral do Município de Patu, tenho 33 anos e sou de Patu/RN, uma cidade linda!
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Silmara: Sempre almejei um cargo público especificamente na área de auditoria fiscal. Já trabalho no departamento fiscal do escritório na contabilidade privada e tenho grande afinidade com a área; procuro contribuir para um serviço público eficiente e eficaz, além da remuneração ser atrativa e gerar uma certa estabilidade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Silmara: Desde de sempre trabalho e estudo. Trabalho de 8h diárias.
Estabeleci uma rotina de 4 horas diárias na semana, segunda a sexta, sendo 2hs pela manhã antes das atividades do trabalho, 1hs após o almoço antes de iniciar o turno da tarde e após o expediente fazia de duas a duas horas e meia, então girava em torno de 4 e 6 horas de estudo nesses dias, dessa forma sempre ultrapassava a meta.
Já nos fins de semana e feriados, normalmente, estudava entre 7 e 8 horas, iniciando sempre bem cedo e a noite descansava e sempre conciliava com atividade física ao menos três vezes na semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Silmara: Passei para analista contábil da EBSERH/CH-UFC, em segundo lugar em 2023; primeiro lugar para analista contábil da procuradoria de Mossoró/RN; segundo lugar para auditora fiscal do ISS Mossoró/RN, cargo o qual ocupo atualmente; a última aprovação foi 1° lugar no CNU (Bloco 7 – IBGE) para o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas Ciências contábeis e Gestão de Pesquisa.
Pretendo continuar estudando para área fiscal para a Sefaz RN, mas também com o intuito de cursar direito para outras oportunidades.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Silmara: A preparação para concurso exige muita determinação e disciplina. Como sempre trabalhei muito, as saídas com amigos quase não ocorriam, mas sempre estava junto da família, apesar de cobrarem mais minha presença. Sempre procurei conciliar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Silmara: Minha família sempre me apoiou, sempre expliquei que só passaria se realmente houvesse dedicação, então eles respeitaram e, ainda, respeitam o processo. A casa sempre muito cheia, mas sempre pediam silêncio porque eu precisava estudar, às vezes era mais difícil porque eles queriam minha presença nas conversas e reuniões, mas me compreendiam.
Meu namorado sempre se ajustava as minhas rotinas de estudos e me incentivava, e na reta final os fins de semana eram dos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Silmara: Desde do início de 2021 que estudo para área fiscal e essa foi a minha primeira aprovação dentro das vagas. No meio do caminho até fazia concurso para cargos de contabilidade de muitos órgãos estaduais e federais, mas sempre almejei auditor fiscal.
Como vinha formando uma boa base, direcionei os estudos para esse concurso somente no pós edital e um fato positivo é que o edital foi publicado em fevereiro e a prova seria somente no fim de julho, então desde de março comecei nele, mas também conciliei com o CNU quando a prova estaria prevista para 05 de maio, porém, depois do adiamento, foquei somente no ISS Mossoró. Então foram 3 meses de foco total.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Silmara: O material essencial para minha aprovação foram os PDFs do Estratégia Concursos. Sou assinante do Estratégia e os cursos sempre oferecem um pacote completo com PDFs e vídeoaulas, mais resumos, mais Passo Estratégico, mais Simulados, mais vídeo de Reta Final e Hora da Verdade, mais curso exclusivo de matérias específicas… Sempre aproveitei ao máximo e utilizava muito os PDFs Simplificados e muita resolução de questões no Sistema de Questões do Estratégia. Utilizei também na minha preparação muitos Resumos prontos, uma ótima fonte para revisão.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Silmara: Em grupos de estudos e nas redes sociais, pois sempre diziam que eram os melhores nesse ramo. Quando lançaram o Sistema de Questões do Estratégia, logo assinei e vi que realmente era um material completo, enxuto e didático.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Silmara: Usei outra plataforma logo no início dos meus estudos, mas logo quando os colegas me apresentaram o estudo por PDF vi que era uma técnica excelente e o material mais completo e didático era o do Estratégia, sendo a outra plataforma focada muito em vídeos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovada?
Silmara: Fiz vários concursos, mas não obtive êxito.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Silmara: Obtive uma confiança maior pelo material atualizado e qualificação dos professores nas suas didáticas. O Passo Estratégico e os PDFs Simplificados são excelentes e foram determinantes na minha aprovação, além do Sistema de Questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Silmara: Montei o plano de estudos em ciclos e normalmente estudava uma hora cada disciplina. Girava em torno de 5 disciplinas por dia, sendo de 5h a 6h líquidas por dia.
Utilizei o Estudei, que é uma plataforma da Laura Amorim, lançada nesse ano de 2024, para verticalizar o edital e registrar minhas horas de estudos e revisões. Essa plataforma ajuda demais no controle dos estudos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Silmara: Revisava por questões e mapas mentais. E nas semanas finais, os vídeos da Hora da Verdade do Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Silmara: É essencial resolver muitas questões para entender o perfil da banca e também avaliar seu aprendizado consolidado.
E resolvi mais de 13.000 questões (acabei de verificar no Sistema de Questões do Estratégia).
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Silmara: A disciplina de maior dificuldade na minha preparação para área fiscal sempre foi estatística, mas também um pouco da parte de auditoria governamental ou financeira. O segredo é estudar mais e procurar colocá-los logo no início da sua rotina do dia, pois a mente está descansada para absorver e, também, responder muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Silmara: Procurei ver vídeos da Hora da Verdade e alguns pontos específicos nos mapas mentais.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Silmara: A discursiva foi muito treino de temas gerais, conforme o curso de discursiva do Estratégia. Aconselho treinar ao menos uma vez na semana a escrita.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Silmara: Erro querer conciliar muitas atividades de trabalho ao mesmo tempo dos estudos, mas era necessário na época.
Acertos sempre continuar a rotina com determinação, resolver muitas questões e abdicar sim dos fins de semana e feriados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Silmara: Esse pensamento sempre aparecia, mas fui resistente e lembrava toda vez que só não passa quem desiste, então continuava mesmo após várias reprovações. A jornada é difícil, mas sempre pensava em dar uma melhor condição financeira para mim e minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Silmara: Aconselho primeiro escolher uma área para focar. Depois, entender como estudar de forma eficiente e sustentável, então ter um material de qualidade completo, mas objetivo para otimizar seu tempo, porém sem lhe faltar uma base sólida. E com o Estratégia se tem essa segurança, então só se disciplinar e estudar, pois você pode fazer seu sonho ser alcançável.
Não desista pelas inúmeras reprovações que vier a ter, pois faz parte do processo e lhe fortalece. Nunca desista! Deus está sempre nos guiando!