Artigo

De Engenheiro a Auditor – Como deixei a Embraer para focar 100% nos Concursos

De Engenheiro a Auditor

Olá pessoal, tudo bem? Eu espero que sim!

Fazendo um breve resumo, sou Engenheiro Aeronáutico de formação, aprovado em 1º lugar na Universidade Federal de Uberlândia, com MBA em Gestão e Finanças Corporativas, e atualmente coach do Estratégia Concursos.

A partir do momento em que resolvi começar a estudar para concursos, foram 5 concursos prestados, com as seguintes aprovações:

  • Auditor Fiscal da SEFAZ/SC – Dentro das Vagas;
  • Auditor Fiscal da SEFAZ/GO – CR (Obs.: Não fiquei dentro das vagas por uma questão marcada errada no gabarito);
  • ANAC – Especialista em Regulação – CR; e
  • Perito Criminal – PCDF – Convocado até a última fase do certame.

E não. Eu não me considero nenhum pouco fora da curva. Sempre fui um aluno mediano, dentro dos padrões da “normalidade”. Tive que me esforçar muito para conquistar estas aprovações, até porque minha memória não é das melhores.

Ao meu julgamento, a chave para todas as aprovações, desde a época do vestibular em que passei em 1º lugar, foi a METODOLOGIA DE ESTUDO. Estabelecer metas diárias e semanais, saber o que, quando e quanto estudar é essencial. Além disso, aprendi a montar um bom material de revisão e resolvi MUITOS exercícios.

Da Iniciativa Privada ao Universo dos Concursos

Vivíamos uma crise em 2015, com uma taxa de desemprego elevada e engenheiros mal valorizados na iniciativa privada. Todos estes fatores me levaram a cogitar concursos públicos. Estabilidade, reconhecimento, progressão de carreira. Tudo que eu queria. Contudo, nem tudo são flores. O preço a se pagar para ser servidor público era, e ainda é, alto.

Minha primeira experiência nesse ramo foi para um concurso na minha área mesmo: Especialista em Regulação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), com remuneração inicial de R$ 15.000 à época. Fui aprovado no Cadastro de Reserva e, por muito pouco, não fiquei nas vagas. Estive, inclusive, 4 semanas em Brasília participando do Curso de Formação da Agência Reguladora, com 50% da remuneração inicial.

Minha segunda experiência foi após a prova discursiva da ANAC, com apenas 4 semanas de estudo, para o cargo de Perito Criminal da PCDF. Novamente outra bola na trave. Por muito pouco não fiquei dentro das vagas. Participei de todas as fases do concurso (TAF, Psicotécnico, Exames Médicos…), exceto a última.

Nesta época ainda não havia terminado minha graduação, mas estava no último ano. Fui aprovado nestes 2 concursos acima com cerca de 3 meses de estudo, começando do zero absoluto. Nos 2 primeiros meses, estudava cerca de 35 horas líquidas por semana, em virtude das férias, e no último mês, 20 horas semanais.

Como fui tão rápido? Metodologia de Estudo! Saber exatamente o que estudar, quando revisar e como planejar seus estudos. Nestes artigos (Parte I e Parte II, dou uma breve explanada sobre isso)

De Engenheiro a Auditor

Logo após voltar do Curso de Formação da ANAC, fui chamado para participar do Programa de Especialização em Engenharia (PEE) da EMBRAER. Como recém-formado, não queria desperdiçar oportunidades. Ingressei na carreira da 3ª maior fabricante de aeronaves do mundo, com salário inicial para engenheiros na faixa de R$ 7.500.

Ainda assim, não abandonei os estudos. Mas dessa vez, sabia exatamente qual área seguir: Auditor Fiscal. Todavia, além das 8 horas diárias de trabalho, 2 horas de trânsito até à fábrica, e ainda as exigências de mestrado no ITA, não restava tempo suficiente para me dedicar aos estudos (15 horas semanais, quando muito).

Foi nesse momento em que tive que tomar a decisão mais difícil da minha vida: continuar na Embraer e abandonar meu sonho de ser fiscal, ou chutar o balde e enfiar a cara nos estudos. Bom, se você está lendo este artigo agora, é porque já sabe qual foi minha escolha.

Deixei a Embraer em Maio de 2018, com provas SEFAZ/GO e SEFAZ/SC em Setembro e Novembro, respectivamente.

Aprovações

Se para a ANAC e PCDF, metodologia de estudo era importante, para SEFAZ/GO e SC foi crucial. Eu não estava mais competindo contra 1.000 ou 2.000 candidatos, mas contra 20.000-25.000, e oponentes de altíssimo nível.

Durante os 4 meses de preparação para SEFAZ/GO, segui com extremo rigor meu cronograma de estudo, metas diárias e semanais, e carga horária mínima. Nesse momento, o aluno precisa estar 100% focado, imerso nesse universo, e deve saber exatamente o que estudar, como estudar, e quantas horas estudar.

Com muito esforço, o resultado veio. Infelizmente não fiquei dentro das vagas, justamente por causa de uma questão marcada errada no gabarito. Mas fazer o quê?! Acontece. Mesmo assim estou no Cadastro de Reservas, com grandes possibilidades de ser nomeado.

Finalmente, o fim da minha trajetória. Apenas 1 mês e meio após o fisco de goiás, veio a SEFAZ-SC, com um edital enorme, que assustou a todos. Como a área era a mesma, foi possível aproveitar cerca de 50% a 60% do edital. Obviamente, que tive que correr atrás do restante dos conteúdos, inéditos para mim.

Mais uma vez: PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIA. Aperfeiçoei ainda mais meu cronograma de estudo, priorizando meus pontos fracos e mantendo meus pontos fortes. Agora sim, aprovado dentro das vagas em um dos concursos mais concorridos, com apenas 1 mês e meio de preparação focada (claro, já com uma boa bagagem nas costas).

Finalizando

Como puderam ver, não precisa ser muito inteligente para ser aprovado em grandes concursos. Digo por experiência própria. Todavia, é necessário muito esforço, muita dedicação, e muito planejamento.

Boa sorte a todos e, no que precisarem, podem contar comigo.

Um grande Abraço

Leandro Ricardo M. Silveira

Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/

COACHING PARA CONCURSOS

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.