Artigo

Como é o Curso de Formação dos Bombeiros?

A carreira militar é cobiçada pelos concurseiros. Quando pensamos no cargo de bombeiro, a intensidade é mais forte ainda. Normalmente, os meninos têm o sonho de ingressar na carreira, desde novinhos. Inspirados nessa paixão, hoje vamos falar sobre o curso de formação dos bombeiros.

O artigo de hoje é exclusivo e especial para quem sonha em seguir a carreira. Se você deseja se tornar policial ou ingressar nas Forças Armadas, pode aproveitar algumas das informações que vamos compartilhar aqui também. Veja o roteiro de hoje:

  • Objetivo do Curso de Formação
  • Resumo do Treinamento

Não há pré-requisitos para a leitura do artigo. Assim, mesmo que você esteja começando agora os estudos, poderá lê-lo sem grandes dificuldades. Nós sempre “damos uma mãozinha” aos concurseiros.

Atendendo a pedidos, elaboramos mais um artigo em formato reduzido, a fim de que você tenha bastante informação em pouquíssimo tempo. Para quem vai ficar conosco, vamos começar agora.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

O curso é um treinamento antes de os bombeiros iniciarem as suas atividades propriamente ditas. Geralmente, as aulas são ministradas em uma unidade de ensino vinculada à corporação.

Ex: Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (RJ), Academia de Bombeiro Militar (RS) etc.

Deverão ingressar no curso de formação dos bombeiros todos os candidatos aprovados e aptos no concurso público da carreira. Dessa forma, quem não passou no concurso não faz o treinamento.

Momento Curiosidade: Existem 2 categorias de bombeiros: civil e militar. Em todos os trechos deste artigo, estaremos falando do bombeiro militar. Como não queremos gastar muitas palavras com a diferença (afinal, a nossa publicação é reduzida), preparamos uma figurinha só para ilustrar. 

Figura 1 - Curso de Formação dos Bombeiros: Principais Diferenças entre os Bombeiros Militar e Civil.
Figura 1 – Curso de Formação dos Bombeiros: Principais Diferenças entre os Bombeiros Militar e Civil.

Agora que você já mergulhou no universo dos bombeiros, vamos falar do que interessa: o curso de formação em si. Inicialmente, vale ressaltar que as informações são variáveis de acordo com as normas da corporação. Dessa forma, você terá diferentes visões a respeito do assunto.

O treinamento pode variar de 6 meses até 2 anos. Em alguns casos, a pessoa inicia a formação como soldado e depois realiza um novo curso com atividades específicas da rotina de bombeiro militar, como se fossem fases distintas.

Normalmente, o curso é realizado em tempo integral, já que as atividades da profissão de bombeiro militar requerem bastante atenção e foco. Diante da sua natureza, não há possibilidade de ser realizado de maneira remota.

Por outro lado, a quantidade de horas-aula é bem discrepante: pode variar de 1500 a quase 5000.

O treinamento é organizado em disciplinas teóricas e práticas, assim como uma mini faculdade, uma preparação para concursos etc. A maioria delas é focada nas possíveis áreas de atuação que a carreira exige. Há cursos de formação bem completos, que chegam a conter mais de 80 disciplinas.

Embora não haja uma uniformidade em suas nomenclaturas, os tópicos mais comuns cobertos pelas disciplinas são:

  • História: alguns cursos apresentam uma visão histórica da corporação, mostrando o passado dos bombeiros militares até os dias atuais.
  • Atendimento Pré-Hospitalar (APH): disciplina que aborda noções de primeiros socorros, de forma que o futuro bombeiro militar esteja apto a atender emergências do público em geral, antes da atuação dos profissionais de saúde.
  • Combate a Incêndios: aprendizado da atividade mais clássica do bombeiro militar, abordando categorias de fogo, riscos, manipulação de equipamentos típicos (por exemplo, mangueiras, hidrantes, extintores de incêndio etc.) e muito mais.
  • Salvamento: técnicas que ensinam o futuro bombeiro militar a resgatar pessoas e animais nos mais diversos cenários, incluindo terrestre, aquático e com altura elevada.
  • Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC): divisão especial do salvamento, com foco em grandes desastres (por exemplo, deslizamento de terra, queda de edifícios, explosões provocadas por gases etc.).  

O curso de formação também possui avaliação, como em qualquer treinamento. Destaca-se que as pontuações obtidas em cada disciplina podem ser determinantes para decidir em qual área o futuro bombeiro militar deverá atuar.

Por exemplo, um aluno que tirou nota 10 na disciplina BREC e nota 8 na disciplina APH provavelmente irá integrar equipes que trabalham em grandes desastres.

As corporações possuem alto grau de organização, especialmente em relação a documentos. Normalmente, os cursos de formação contam com manuais de apoio para os futuros bombeiros militares. Só para ilustrar, seguem alguns exemplos:

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (CBMMS). Manual do Aluno Bombeiro Militar para os Cursos de Ingresso na Corporação. Campo Grande: Academia de Bombeiros Militar, 2021. Disponível em: https://www.bombeiros.ms.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/MANUAL-DO-ALUNO-2021-ABM-CBMMS.pdf. Acesso em: 08 nov. 2023.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (CBMES). Normas Gerais de Ensino. Serra: Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros, 2018. Disponível em: https://cb.es.gov.br/Media/CBMES/PDF’s/Legislacao/475-R%20Anexo%20NGE.pdf. Acesso em: 08 nov. 2023.

Em suma, você teve a oportunidade de conhecer um pouco mais o curso de formação dos bombeiros no artigo de hoje. Se você tem o sonho de ingressar na carreira, não deixe de salvá-lo para rever futuramente.  

Se você precisa de conteúdo, lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Conheça os materiais da plataforma por meio do link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, não se esqueça também de fazer muitas questões. Historicamente, alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de exercícios para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Concursos 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.