Artigo

Criminologia contemporânea: Resumo PC-SC

Confira neste artigo um resumo sobre o tema “Criminologia contemporânea”, com foco na PC-SC.

Criminologia contemporânea: Resumo PC-SC

Fala, guerreiros. Tudo certo?

O concurso da PC-SC está na praça! As oportunidades são destinadas para as carreiras de Psicólogos (30) e Delegados (30), que exigem o nível superior de escolaridade. Os salários iniciais variam de R$ 10.620,99 a R$ 22.828,99.

As provas serão aplicadas em 28 de janeiro de 2024.

No artigo de hoje traremos um resumo do tema “Criminologia contemporânea”, da matéria de Criminologia, cobrada nos editais para os dois cargos.

Animados?

Vamos lá?

Criminologia contemporânea: Resumo PC-SC

A criminologia crítica estuda a criminalidade como criminalização, explicada por processos seletivos de construção social do comportamento criminoso e de sujeitos criminalizados, como forma de garantir as desigualdades sociais entre riqueza e poder, das sociedades contemporâneas. Para os críticos da criminologia “o homem é socialmente variável, malgrado sua individualidade”

A criminologia crítica tem como tese a afirmação de que o desvio nasce dos conflitos socioeconômicos e que esses conflitos, por sua vez, maximizam os efeitos do etiquetamento secundário. Outrossim, a Justiça é classista, seletiva, tanto no direito quanto no sistema penal.

São propostas dessa teoria: a interpretação do crime sob a perspectiva das classes subalternas, a revisão dos bens jurídicos protegidos pelo direito penal, a redução da utilização de cárcere como pena, a redução do desvio social e a interferência nas relações socioeconômicas.

Criminologia Queer – Criminologia contemporânea: Resumo PC-SC

A Criminologia Queer é uma abordagem interdisciplinar que examina o sistema de justiça criminal e o conceito de crime por meio de uma lente que prioriza a compreensão das experiências da comunidade LGBTQIA+.

A criminologia Queer surgiu como uma resposta crítica às tradições criminológicas convencionais que muitas vezes ignoram ou marginalizam as experiências de indivíduos LGBTQIA+. – Ela se baseia em teorias Queer, que desafiam normas heteronormativas e buscam entender as complexidades das identidades de gênero e orientações sexuais.

Criminologia Ambiental – Criminologia contemporânea: Resumo PC-SC

A Criminologia Ambiental é um ramo interdisciplinar que investiga crimes ambientais, analisando as causas, consequências e respostas sociais e legais a essas violações.

Natureza dos Crimes Ambientais:

  • Tipos de Crimes: Explora crimes como poluição, desmatamento ilegal, tráfico de animais silvestres e danos a ecossistemas.
  • Impactos: Destaca os efeitos desses crimes na saúde humana, na biodiversidade e no equilíbrio ambiental.

Atuação dos Atores na Criminologia Ambiental:

  • Governo: Papel na regulamentação, fiscalização e punição.
  • Empresas: Responsabilidade socioambiental e impacto de suas atividades.
  • Comunidade: Envolvimento na prevenção e denúncia de crimes ambientais.

Criminologia Feminista

A criminologia feminista é um ramo da criminologia que se concentra na análise das questões de gênero, poder e justiça no contexto do crime e da justiça criminal.

A criminologia feminista é um campo de estudo que se concentra em analisar o crime, a vitimização e a justiça a partir de uma perspectiva de gênero. Surgiu como uma resposta crítica às teorias criminológicas tradicionais que frequentemente ignoravam as experiências e desigualdades de gênero.

Criminologia Cultural – Criminologia contemporânea: Resumo PC-SC

A Criminologia Cultural é uma abordagem que examina a interseção entre cultura, crime e controle social.

Definição e Enfoque: A Criminologia Cultural estuda como as práticas culturais, como normas, valores, rituais e símbolos, influenciam o comportamento criminoso e as respostas sociais ao crime.

Cultura e Crime: Analisa como a cultura molda as percepções do que é considerado crime em uma sociedade. Por exemplo, a criminalização de certos comportamentos pode variar culturalmente.

Construção Social do Crime: Explora como as representações culturais contribuem para a construção social do crime, influenciando a maneira como as pessoas percebem criminosos, vítimas e o sistema de justiça criminal.

Criminologia Racial

A Criminologia Racial é um campo de estudo que examina como fatores raciais e étnicos influenciam a criminalidade, o sistema de justiça criminal e as respostas institucionais a essas questões. Ela analisa disparidades raciais em várias etapas do processo criminal, desde a aplicação da lei até as sentenças judiciais e o tratamento nas prisões.

Essa abordagem busca entender como o racismo estrutural contribui para desigualdades no sistema de justiça, resultando em taxas de prisão, condenações e sentenças desproporcionalmente altas para grupos étnicos minoritários.

Conclusão – Criminologia contemporânea: Resumo PC-SC

Chegamos ao final do nosso artigo sobre o tema “Criminologia contemporânea”. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.

Para uma preparação completa, focada no edital da PC-SC, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Referências Bibliográficas – Criminologia contemporânea: Resumo PC-SC

PC-SC (Psicólogo) Noções de Criminologia – 2023 (Pós-Edital)

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso Polícia Civil SC?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.