Notícia

CPTM agente de segurança: PL visa regulamentar carreira

Em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o Projeto de Lei 176/2016, de autoria do deputado Caio França (PSB), visa regulamentar a profissão de agente de segurança pública ferroviária, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O projeto de Lei foi protocolado em 2016 na Assembleia Legislativa. Cerca de dois anos depois, recebeu aval na Comissão de Constituição e Justiça. Depois, em 2019, teve parecer favorável na Comissão de Administração Pública e Relações de Trabalho.

Agora, no dia 1° de junho, a proposta chegou a ser aprovada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia.

“A carreira dos agentes de segurança da CPTM carece de uma normatização específica para o desempenho da função, a qual visa garantir uma maior efetividade e autonomia nas ações destes profissionais”, justificou o parlamentar no PL.

Sobre a carreira de agente de segurança da CPTM

A CPTM conta, atualmente, com cerca de 800 agentes de segurança pública ferroviária efetivos e mil terceirizados. “Ao regulamentar a presente carreira, no intuito de assegurar o exercício do poder de polícia pelos seus integrantes, o projeto estará garantindo o desempenho de uma atividade que já é realizada pelo corpo de segurança da CPTM, evitando-se, ainda, que as polícias Militar e Civil, já abarrotadas, sejam sobrecarregadas”, enfatizou França.

O cargo exige nível médio, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior, idade mínima de 21 anos e altura mínima de 1.65. Confira abaixo:

De acordo com o projeto de lei, a carreira de agente de segurança ferroviário exigira em seu próximo concurso CPTM, os seguintes requisitos:

  • Conclusão do ensino médio;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior;
  • Idade mínima de 21 anos;
  • Estatura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m.

Os cargos, níveis, progressão e função dos agentes de segurança pública ferroviária ficam fixados em conformidade com o quadro a seguir:

Lembrando que a média salarial do cargo é de R$ 2.532,04, após aprovação no concurso. Porém, os valores sobem a partir das progressões de carreira.

Os empregados de carreira perceberão gratificação por tempo de serviço, concedida na base de 1% sobre o salário nominal, para cada ano de trabalho efetivo prestado a CPTM, paga a partir do 5º ano e limitada a 35%.

Além disso, o Corpo de Segurança adotará as medidas de natureza técnica, administrativa, de segurança e educativa destinadas a:

  • I – garantir a integridade dos empregados e usuários;
  • II – preservar o patrimônio da empresa;
  • III – garantir a regularidade e normalidade do tráfego;
  • IV – prevenir acidentes;
  • V – garantir a manutenção da ordem nas dependências da Companhia; VI – garantir o cumprimento dos direitos e deveres dos usuários conforme regulamento de viagem e normas da Companhia.

Para acompanhar de perto todas as informações sobre o último concurso da CPTM, basta acessar o link abaixo!

Saiba mais: Concurso CPTM

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.