Notícia

Concurso CPTM: licitação para escolha da banca é revogada

Um novo concurso público para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM estava previstos para ser realizado em 2022. O prazo para envio das propostas das bancas interessadas, inclusive, já havia sido encerrado, com duas empresas na disputa.

Entretanto, a licitação para escolha da empresa foi revogada, conforme publicação feita no Diário Oficial do Estado do dia 26 de outubro. Confira abaixo na íntegra:

Concurso CPTM: licitação para escolha da banca é revogada

Não foi informado se uma nova licitação será aberta ou se ainda há planos para realização do certame. Vale ressaltar que, entre os anos de 2020 e 2021, a CPTM perdeu cerca de 1.300 empregados.

Anteriormente, o projeto básico do havia trazido algumas informações prévias, como os possíveis cargos ofertados e suas respectivas etapas de avaliação.

  • Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
  • Status: Escolha da banca suspensa
  • Banca: a definir
  • Vagas: a definir
  • Salário inicial: a definir
  • Últimos Editais: CPTM 2017CPTM 2018

Os últimos concursos da Companhia foram realizados em 2017 e 2018, sob organização da RBO. Ambas as seleções foram prorrogadas por dois anos, sendo que somente um deles segue vigente (até 06/22).

Ao longo deste artigo reunimos as principais informações sobre o Concurso CPTM, como remuneração, etapas de prova e disciplinas cobradas. Acompanhe pelos tópicos abaixo e não perca nada:

Concurso CPTM: Projeto básico

Segundo o projeto básico, ainda não havia uma definição de quantas vagas e quais cargos seriam ofertados. Entretanto, tinha sido disponibilizada uma tabela com as funções mais requisitadas.

Junto a ela, os requisitos e etapas de avaliação de cada uma. Confira os detalhes na imagem abaixo:

possíveis cargos do concurso cptm

Concurso CPTM: Carreira

Requisitos dos cargos

Operador de Circulação (Maquinista): Ensino Médio completo + Curso de Eletricidade Básica com carga horária mínima de 40 horas e respectivo conteúdo programático comprovados em Certificado expedido por Instituições de Ensino reconhecidas pelo MEC.

Agente de Conservação de Via: Ensino fundamental completo

Agente de Manutenção: Ensino Médio completo + Certificado de conclusão de Curso de Qualificação (conforme a área requisitada em edital), realizado no SENAI ou em instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Agente de Serviços de Operação: Ensino Médio completo

Técnico de Manutenção, Projetos e Obras: Ensino Médio Completo + Certificado de conclusão de Curso de Qualificação em Téc. Edificações ou Téc. Construção Civil em instituição de ensino reconhecida pelo MEC + Registro Profissional no CREA.

Oficial de Manutenção: Ensino Médio completo + Curso (específico requisitado em edital) no SENAI ou em instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Concurso CPTM: último edital (2018)

O concurso mais recente, realizado em 2018, ofertou uma única vaga mais formação de cadastro reserva para o cargo de Operador de Circulação (Maquinista). Foram registrados no total, 12.118 candidatos inscritos.

A seleção foi prorrogada por mais dois anos e, com isso, ficou vigente até 05 de junho de 2022, não podendo ser prorrogado novamente.

Concurso CPTM: último edital - PRORROGAÇÃO DA VALIDADE

Etapas do concurso

  1. Prova de Conhecimentos Teóricos (eliminatório e classificatório)
  2. Avaliação de Perfil Profissional (eliminatório)
  3. Avaliação Médica (eliminatório)

Prova de Conhecimentos

A prova valeu 100 pontos, sendo composta de 50 questões, cada uma com cinco alternativas de múltipla escolha (a, b, c, d, e).

Foi considerado habilitado o candidato que obtivesse, no mínimo, 50% de acertos na soma da pontuação geral e no mínimo 50% de acerto em cada disciplina.

Concurso CPTM: último edital (2017)

O concurso anterior, de 2017, ofertou 8 vagas mais formação de cadastro reserva para cargos de nível fundamental e médio. Foram registrados no total, 102.207 candidatos inscritos. Esse certame também foi prorrogado por dois anos. Entretanto, sua validade se encerrou em 2021.

último concurso cptm

Etapas do concurso

  1. Prova de Conhecimentos Teóricos (eliminatório e classificatório)
  2. Prova Prática somente para alguns cargos (eliminatório)
  3. Avaliação de Perfil Profissional (eliminatório)
  4. Avaliação Médica (eliminatório)

Quer estudar para o concurso CPTM?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Ficha técnica Concurso CPTM

Informações do Concurso CPTM

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Qual a expectativa para recomposição de maquinistas até 2022? Há a previsão de chamarem mais candidatos?
    Rafael em 07/11/20 às 19:48
  • Bom dia Fernando, Você pode conferir a informação no site da CPTM: https://www.cptm.sp.gov.br/noticias/Pages/Governador-autoriza-abertura-de-118-vagas-para-manuten%C3%A7%C3%A3o-e-opera%C3%A7%C3%A3o-na-CPTM.aspx Bons estudos!
    Natália Scarano em 02/08/17 às 10:52
  • onde ta esse 118 vagas ? no edital só fala de 8
    fernando de carvalho em 01/08/17 às 15:52
  • Mas o que ignifica a publicação do dia 08/04/2016 que diz sobre prorrogação por mais 24 meses? http://www.caipimes.com.br/cptm012014/PRORROGACAO_CP_0012014.pdf
    Mariana Neris em 04/08/16 às 09:12