Notícia

Cotas para mulheres vítimas de violência doméstica? Entenda!

Há a possibilidade de novas cotas em concursos públicos serem criadas, dessa vez, para mulheres que já sofreram ou sofrem de violência doméstica.

Isso porque, foi enviado à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) nº850/2024, cuja proposta é a alteração da Lei Maria da Penha, garantindo 5% de vagas em editais de seleção pública.

O PL, enviado e desenvolvido pelo deputado Wolmer Araújo (Patriota/MA), justifica a ação como essencial para a continuidade de condutas de auxílio à mulher em situações vulneráveis.

Além disso, reflete a importância da Lei Maria da Penha para a proteção de servidoras públicas, inclusive, afirma que o próprio trabalho é um meio de suporte e reconstrução da independência emocional, financeira e psicológica da mulher.

“Além do aspecto financeiro, o trabalho também pode proporcionar às mulheres em situação de violência doméstica e familiar um senso de normalidade, rotina e pertencimento social, contribuindo para sua saúde emocional e bem-estar.”, conforme Justificação do PL.

Por fim, o Projeto volta a defender a alteração da Lei Maria da Penha, com o objetivo de assegurar às mulheres em tal situação, reservando cerca de 5% das vagas oferecidas em concursos públicos de, no mínimo, 20 vagas.

“Atentos a essas questões, estamos propondo a alteração da Lei Maria da Penha para assegurar às mulheres em situação de violência doméstica a reserva de 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas em
concursos públicos e processos seletivos para cargos, empregos públicos.

Cotas em concursos para mulheres vítimas de violência doméstica? Entenda!
Cotas em concursos para mulheres vítimas de violência doméstica? Entenda!

>>> Confira o Projeto de Lei na íntegra!

Quer saber mais sobre concursos públicos, não somente acerca das possíveis novas cotas para mulheres em situação de violência doméstica? Então, confira as principais notícias do dia!

Principais notícias do dia

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.